Autor Tópico: Minhas astrofotos  (Lida 36123 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 27 de Maio de 2020, 23:18:08
Pra quem não sabe, comecei a fotografar os astros ano passado. Ainda não tenho o equipamento ideal, mas os resultados estão começando a aparecer. Minha ideia é, vez por outra, repetir alguns assuntos, pra registrar a melhora (ou não  :D) no processo. Todas as fotos são clicáveis pra um tamanho maior. Obrigado por ver.

Lagoon Nebula (Nebulosa da Lagoa) com um pedacinho da Trifídia à esquerda:


Dumbell Nebula:


Uma repetida de outro tópico, da Nebulosa de Órion:


Qualquer hora dessas tem mais!





Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2020, 23:28:17
Taí um assunto que muito me interessa.  :ok:
Acompanharei atentamente. :snack:




erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #3 Online: 28 de Maio de 2020, 08:50:41
Belo trabalho Felipe  :clap:


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #4 Online: 28 de Maio de 2020, 14:23:25
Parabéns pelo trabalho, Felipe! A última está demais!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 28 de Maio de 2020, 14:28:51
Também vou acompanhar o tópico porque me interessa demais! Depois, se puder, fala pra gente os equipamentos que está usando, e as técnicas também, por favor.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 28 de Maio de 2020, 17:41:54
Parabéns pelo trabalho, Felipe! A última está demais!

Valeu!

A última é um assunto bem mais fácil, visível até a olho nu. Todas as outras, só pra ter certeza de estar fotografando a coisa certa, eu fazia fotos de 10 segundos em ISO 12800!  :shock:

Mesmo com a montagem equatorial que estou usando, exposições maiores de 30 segundos são temerárias, porque qualquer erro na velocidade vai provocar borrões. Estou esperando chegar uma câmera auxiliar que guia e estabiliza a montagem equatorial, com base nas estrelas.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 01 de Junho de 2020, 03:21:59
Em um grupo de astrofotógrafos no Whatsapp, estava todo mundo dizendo que as Canon são as melhores pra este tipo de foto. Eu reconheço que as facilidades de tethering são uma mão na roda pra este tipo de foto, mas, de acordo com os relatos do pessoal aqui, sobre a (pobre) faixa dinâmica, eu não acreditei muito que estas câmeras seriam muito melhores que, por exemplo, minhas Fuji, embora os resultados do pessoal nesse grupo tenda a ser melhor que o meu.

Daí hoje, domingão, resolvi fuçar, e vi que não era bem assim. Na verdade a maioria dos programas de processamento não se dá muito bem com os raws da Fuji (que surpresa!), então mudei um pouco meu processo: ao envés de entrar diretamente com os raws no programa de empilhamento (Deep Sky Stacker, DSS), eu resolvi pré-processar os raws no RawTherapee, e entrar com os tiffs (16 bits) no DSS. O promeiro resultado foi bastante encorajador. Ao processar novamente as mesmas fotos dessa imagem aqui:
Dumbell Nebula:


Obtive essa imagem aqui, bem melhor na minha opinião (vale a pena clicar pra ver grande):


No momento estou processando outra imagem usando o mesmo método, mas tá demorando à beça. Outra hora eu atualizo o tópico.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #8 Online: 01 de Junho de 2020, 03:54:24
Muito legal Felipe!


paulo.lopes

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.276
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #9 Online: 01 de Junho de 2020, 20:15:54
Tá mandando bem !!

 :clap: :clap: :clap:
CANON 1Dx + 7D MK II + 24-105mm L f/4 + 16-35mm L f/2.8 III + 100-400mm L f/4-5.6 II + Canon EF 50mm L f/1.2 + Tamrom 90mm SP DI Macro f/2.8 + Sigma 15mm f/2.8 Fisheye + Flash Godox V860c + Canon Speedlight 550 EX
www.facebook.com/BWpressfoto


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 02 de Junho de 2020, 08:47:46
Em um grupo de astrofotógrafos no Whatsapp, estava todo mundo dizendo que as Canon são as melhores pra este tipo de foto. Eu reconheço que as facilidades de tethering são uma mão na roda pra este tipo de foto, mas, de acordo com os relatos do pessoal aqui, sobre a (pobre) faixa dinâmica, eu não acreditei muito que estas câmeras seriam muito melhores que, por exemplo, minhas Fuji, embora os resultados do pessoal nesse grupo tenda a ser melhor que o meu.

Daí hoje, domingão, resolvi fuçar, e vi que não era bem assim. Na verdade a maioria dos programas de processamento não se dá muito bem com os raws da Fuji (que surpresa!), então mudei um pouco meu processo: ao envés de entrar diretamente com os raws no programa de empilhamento (Deep Sky Stacker, DSS), eu resolvi pré-processar os raws no RawTherapee, e entrar com os tiffs (16 bits) no DSS. O promeiro resultado foi bastante encorajador. Ao processar novamente as mesmas fotos dessa imagem aqui:
Obtive essa imagem aqui, bem melhor na minha opinião (vale a pena clicar pra ver grande):


No momento estou processando outra imagem usando o mesmo método, mas tá demorando à beça. Outra hora eu atualizo o tópico.

Já tentou usar RAW sem compressão?
Na Nikon diz que é recomendado usar RAW sem compressão para tratar fotos em programas de terceiros.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 02 de Junho de 2020, 11:23:24
Já tentou usar RAW sem compressão?
Na Nikon diz que é recomendado usar RAW sem compressão para tratar fotos em programas de terceiros.

Já experimentei, embora sem atenção pra fazer o tratamento de forma diferente. Vou fazer o teste da próxima vez.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 03 de Junho de 2020, 11:38:56
muito bom Felipe. Acho minhas astrofotos horríveis e faço com 30 s. Não  entendo nada do que estou vendo nelas. Tambem não  sei fazer o processo de tratamento dos RAWs.

A sua perseverança já está lhe colocando no caminho certo e eu me motivo por isso.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
Resposta #13 Online: 03 de Junho de 2020, 13:37:42
Muito legal Felipe. Eu também vou acompanhar seus posts.

No ano  passado eu fui no Atacama e em Uyuni e até consegui tirar umas fotos da via lactea aceitáveis,  corretamente focalizadas,  mas eu peno pra acertar a mão no tratamento dos raws,  pra saturação e tonalidade  das cores como um todo ficarem dentro da realidade. Sempre alguma tonalidade dessas fotos  fica meio artificial quando eu tento corrigir .

Aqui em casa eu tenho o raw therapee,  e também o dxo Photolab 3. Mas confesso que essas fotos específicas só tentei editar no photolab, não parei pra tentar editar no raw therapee ainda .


« Última modificação: 03 de Junho de 2020, 13:39:43 por dlgoes »


shimomurajrg

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 04 de Junho de 2020, 01:26:53
Parabéns,,,lindas fotos,,um dia eu chego lá,,rss
Me diz uma coisa,,vc tira essas fotos na cidades msm ou vai para lugares isolados? e qual lentes esta usando?
Abraçossss
fim de semana agora tem eclipse da lua,,,se tirar fotos,,posta ai
« Última modificação: 04 de Junho de 2020, 01:32:11 por shimomurajrg »