Autor Tópico: Minhas astrofotos  (Lida 5096 vezes)

felipemendes

• Trade Count: (9)
  • Referência
    • Meu Flickr
Resposta #105 Online: 30 de Junho de 2021, 21:49:37

Felipe, a idéia que faço é que o céu era bem mais limpo naquela época. Não tinha poluição luminosa, não tinha tanta poluição atmosférica, a camada de ozônio estava mais íntegra do que hoje. Astronomia já existia há milhares de anos com os Maias e outros povos.

Isso com certeza. Messier usava seu telescópio do alto de um hotel no centro de Paris.

felipemendes

• Trade Count: (9)
  • Referência
    • Meu Flickr
Resposta #106 Online: 22 de Julho de 2021, 02:01:23
Tava com saudades de fotografar os astros. O motor de reposição do meu mount principal ainda não tem data de voltar ao estoque, então voltei a usar meu Star Adventurer e uma lente Rokinon 135mm f/2 que é assustadoramente boa pra astrofoto. Com o auxílio de um filtro Duo narrowband (Ha e Oiii), fiz essa foto aqui, do quintal de casa. Foi um total de 1 hora e 4 minutos, em 32 quadros de 2 min, a ISO 1600. O plano é conseguir mais umas 5 horas do mesmo assunto pra fazer outra edição. Editei no Deep Sky Stacker, RawTherapee e GIMP. Como sempre, clicando na imagem, ela aparece em tamanho 100%.

Vemos aqui a nebulosa de Gamma Cygni, que envolve a estrela Sadr (a mais brilhante da foto), e na mesma imagem vemos a nebulosa Crescente, que é aquela bolha brilhante no alto à direita. Esta nebulosa é formada pela colisão de duas rajadas de vento estelar de uma mesma estrela, uma mais lenta (a primeira) e uma mais rápida (a segunda). 

angelone

• Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
Resposta #107 Online: 23 de Julho de 2021, 01:53:39
Ficou ótima! Rica em detalhes, com ruído pouco perceptivel e nebulosa bem aparente..

Só achei o tom avermelhado pesado, mas nao sei se e cor normal ou algum efeito de filtro..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..