Autor Tópico: Minhas astrofotos  (Lida 36150 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #105 Online: 08 de Agosto de 2021, 11:34:14
Tava com saudades de fotografar os astros. O motor de reposição do meu mount principal ainda não tem data de voltar ao estoque, então voltei a usar meu Star Adventurer e uma lente Rokinon 135mm f/2 que é assustadoramente boa pra astrofoto. Com o auxílio de um filtro Duo narrowband (Ha e Oiii), fiz essa foto aqui, do quintal de casa. Foi um total de 1 hora e 4 minutos, em 32 quadros de 2 min, a ISO 1600. O plano é conseguir mais umas 5 horas do mesmo assunto pra fazer outra edição. Editei no Deep Sky Stacker, RawTherapee e GIMP. Como sempre, clicando na imagem, ela aparece em tamanho 100%.


Vemos aqui a nebulosa de Gamma Cygni, que envolve a estrela Sadr (a mais brilhante da foto), e na mesma imagem vemos a nebulosa Crescente, que é aquela bolha brilhante no alto à direita. Esta nebulosa é formada pela colisão de duas rajadas de vento estelar de uma mesma estrela, uma mais lenta (a primeira) e uma mais rápida (a segunda).

Ficou ótima! Rica em detalhes, com ruído pouco perceptivel e nebulosa bem aparente..

Só achei o tom avermelhado pesado, mas nao sei se e cor normal ou algum efeito de filtro..

Sim, tinha ficado bem vermelha, tomei um susto quando olhei do monitor de casa.

Adicionei mais tempo (cerca de 5 horas e 15 minutos), mas ainda não estou feliz, pois o lado esquerdo perdeu bastante o foco, e estou com preguiça de olhar todos os duzentos e tantos quadros pra entender o que está acontecendo. Pelo menos consegui alguma cor na Nebulosa do Crescente, que além do Ha tem um rastro de Oiii.


Como sempre, clicando na imagem é possível ver em tamanho maior.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #106 Online: 09 de Agosto de 2021, 12:40:45
A Nebulosa do Véu (Veil Nebula) são as reminiscências de uma supernova (explosão de estrela) ocorrida entre 10 mil e 20 mil anos atrás, a cerca de 2500 anos-luz de nós. A supernova deve ter sido mais brilhante que Vênus (a Estrela d'Alva), e aparecia no céu mesmo de dia.

O que vemos aqui é principalmente o Véu Oeste, que hoje se sobrepõe à estrela 52-Cygni, na constelação de Cygnus, o Cisne.

Ela foi descoberta em 1784, mas não faço ideia de como, uma vez que ela mal é visível mesmo com equipamentos atuais "normais", como mostra esta foto de exposição equivalente a 52 minutos em ISO 1600 com minha câmera comum. Ela fica mais visível usando uma câmera de espectro completo com filtros H-alfa e O-III (Hidrogênio-alfa, vermelho e Oxigênio III, azul), que não existiam em 1784.

Como sempre, clicando na imagem, é possível vê-la em tamanho maior.



É uma pena que neste dia começou uma neblina, impossibilitando uma exposição mais longa.

Fiz ontem mais uma fotinha da mesma Nebulosa do Véu, agora usando a excelente Rokinon 135mm f/2, em f/2.8. Considerei um bom resultado, levando-se em conta que foram meros 21 minutos em ISO 3200. Tenho que estudar o processamento melhor, pois tenho certeza que consigo melhorar bastante ainda, mesmo tendo feito esta foto do quintal de casa, com poluição noturna e umidade enorme.




AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #107 Online: 10 de Agosto de 2021, 11:41:14
Felipe eu achei ótima, a Nebulosa do Véu é sempre um desafio. Eu não teria feito melhor nem a pau.
Ela é muito filamentosa cheia de detalhes... Se não cravar o foco e o acompanhamento fica impossivel...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #108 Online: 10 de Agosto de 2021, 12:13:04
Felipe eu achei ótima, a Nebulosa do Véu é sempre um desafio. Eu não teria feito melhor nem a pau.
Ela é muito filamentosa cheia de detalhes... Se não cravar o foco e o acompanhamento fica impossivel...

Primeiro que, sabendo da dificuldade, fiquei feliz com o resultado.

Sabendo que consigo um bom resultado com poucos minutos, até me animo mais a ir a um lugar escuro (tem que dirigir cerca de 1 hora) pra melhorar ainda mais antes de começar a cogitar uma câmera dedicada.

O que estou gostando no sistema que estou usando agora é a simplicidade: é uma câmera Fuji X-E2 sem modificações, com uma lente Rokinon 135mm f/2, um SkyWatcher Star Adventurer (que não chega a ser uma montagem equatorial), tripé comum e uma braçadeira feita em casa, pra acoplar a lente ao mount, e um visor à lente. Pra auxiliar o foco e outras tarefas diversas, um laptop com adaptador HDMI-USB. Tudo alimentado por uma bateria externa, que garante umas 8 horas de operação.

Nem estou usando acompanhamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #109 Online: 21 de Agosto de 2021, 18:29:25
Fiz ontem mais uma fotinha da mesma Nebulosa do Véu, agora usando a excelente Rokinon 135mm f/2, em f/2.8. Considerei um bom resultado, levando-se em conta que foram meros 21 minutos em ISO 3200. Tenho que estudar o processamento melhor, pois tenho certeza que consigo melhorar bastante ainda, mesmo tendo feito esta foto do quintal de casa, com poluição noturna e umidade enorme.



Agora ninguém me segura, comprei uma câmera dedicada! A saber, uma ZWO ASI294MC Pro OSC. Traduzindo, uma câmera ZWO (a marca) que usa um sensor IMC294 da Sony (tamanho 4/3) com resfriamento de sensor (resfria ~40 graus abaixo do ambiente), "one-shot color", em oposição às câmeras monocromáticas mais avançadas.


Os tempos de exposição da foto anterior e desta são bem diferentes (21 minutos contra 2 horas), assim como as condições (lua nova na primeira, lua cheia na segunda), mas o mais desafiante for fotografar em f/2 na segunda, o que só foi possível com o uso de uma máscara bathinov e visualização pelo computador, em 200%.

Essa ainda foi uma primeira tentativa, pois ainda não sei mexer no ganho e offset da câmera (equivalente a ISO e faixa dinâmica), e ainda estou sem câmera guia. Ou seja, em breve vai ter mais.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #110 Online: 22 de Agosto de 2021, 12:10:14
Tá ficando bom nisso hehehehe !

O legal da nebulosa do véu é que dá para ver nitidamente as frentes de choque. No meio dessa bolha ai deve ter uma estrela de neutrons em algum lugar.

P.S.

Na verdade li agora que tem um pulsar perto do cento geomético da bolha.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2021, 12:11:57 por AFShalders »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #111 Online: 03 de Setembro de 2021, 22:29:52
Essa ainda foi uma primeira tentativa, pois ainda não sei mexer no ganho e offset da câmera (equivalente a ISO e faixa dinâmica), e ainda estou sem câmera guia. Ou seja, em breve vai ter mais.

Mais uma tentativa. Ainda faltam detalhes a recuperar, mas vou fotografar outros assuntos antes de voltar a esse.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #112 Online: 04 de Setembro de 2021, 08:25:49
Está ótima Felipe ! Você usou uma paleta diferente ?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #113 Online: 04 de Setembro de 2021, 09:49:43
Está ótima Felipe ! Você usou uma paleta diferente ?

Usei um programa de empilhamento que muda a paleta. Antes eu usava o Deep Sky Stacker, mas dei uma chance ao SiriL, que estou gostando. Mas ele muda o tom vermelho pra um alaranjado.


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #114 Online: 06 de Setembro de 2021, 10:48:06
Faz um tempo já que penso em ir pra Registro - SP no inverno pra tentar algo nesse tema...
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #115 Online: 06 de Setembro de 2021, 11:08:16
Faz um tempo já que penso em ir pra Registro - SP no inverno pra tentar algo nesse tema...

Faça isso, sim! Dá trabalho, mas ver a imagem ganhar vida durante o processamento traz uma satisfação enorme.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #116 Online: 06 de Setembro de 2021, 19:54:43
Não me arrisco a esse tipo de fotografia, mas esse feriado comecei a usar um telescópio simples pra apreciar mais o céu.

Dei a sorte de pegar as 4 luas de jupiter bem espaçadas na primeira noite e ir acompanhando a movimentação delas nas nos seguintes. Até gostaria de fotografar o que vi, mas não sairia nada bom. Prefiro guardar na memória!

Felipe, está de parabéns. Evoluiu muito!


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #117 Online: 06 de Setembro de 2021, 23:55:02
Não me arrisco a esse tipo de fotografia, mas esse feriado comecei a usar um telescópio simples pra apreciar mais o céu.

Dei a sorte de pegar as 4 luas de jupiter bem espaçadas na primeira noite e ir acompanhando a movimentação delas nas nos seguintes. Até gostaria de fotografar o que vi, mas não sairia nada bom. Prefiro guardar na memória!

Felipe, está de parabéns. Evoluiu muito!

Obrigado! Sobre os planetas, é possível, sim. Mas tem técnica e tem processo.

https://www.dpreview.com/forums/thread/4285681


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #118 Online: 11 de Setembro de 2021, 01:27:18
Nebulosas do Ômega, da Águia (incluindo Pilares da Criação) e mais uma que não sei o nome.
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=140425


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #119 Online: 20 de Setembro de 2021, 22:20:54
Andei brincando com o arquivo TIF (pós-empilhamento) dessa foto[...]


Estudei um pouco de processamento. Como curiosidade, reprocessei esta foto. O primeiro passo foi o ajuste inicial de curvas e níveis, que era só o que eu fazia quando postei acima. Depois disso, descobri um recurso interessantíssimo, que separa a nebulosa das estrelas, pra processamento separado.


A nebulosa e o fundo são então editados pra deixar o céu mais escuro e a nebulosa mais nítida e com menos ruído. A grande vantagem é que as estrelas não sofrem neste processo.

Subtraio a camada sem estrelas da camada original, resultando só a camada com estrelas. Originalmente a camada com estrelas distrai bastante, pois as estrelas aparecem bem grandes, maiores do que seriam visíveis a olho nu. Então eu diminuí um pouco o tamanho das estrelas, que também removeu o halo e aberração cromática.


Finalmente, junto tudo e ajusto o equilíbrio entre as duas camadas.