Autor Tópico: Elemento frontal Fujinon 18-55 2.8-4 recuo?  (Lida 1069 vezes)

marciocvital

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Online: 03 de Junho de 2020, 10:16:20
Pessoal, tenho uma objetiva fuji 18-55 2.8-4 que comprei usada a um bom tempo e praticamente não usei. Fui dar uma limpada no elemento frontal e reparei que ele dá uma pequena recuada ao passar uma flanela, mas é bem pouco mesmo e volta ao lugar quando tiro a pressão.
É como se o elemento fosse fixado com uma mola.
Alguém já reparou nisso? Sabem se é normal?
Dei uma pesquisada em alguns fóruns gringos e algumas pessoas falam que a deles também tem isso e algumas outras falam que não tem isso na objetiva que tem.
A lente funciona normalmente, sem problemas no AF ou nas imagens.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.971
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 03 de Junho de 2020, 10:26:18
Tem estabilização essa lente?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


marciocvital

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #2 Online: 03 de Junho de 2020, 10:42:32
Tem sim. Mas tenho outras 2 com estabilização (16-80 e 55-200) que também tem estabilização e não tem isso.

Tem estabilização essa lente?


marciocvital

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #3 Online: 04 de Junho de 2020, 09:53:18
Quem mais tem a 18-55 aqui? Como é a de vocês?


Eduardo PL Lima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 131
Resposta #4 Online: 05 de Junho de 2020, 00:36:57
Quem mais tem a 18-55 aqui? Como é a de vocês?

É como se fosse um elemento meio solto? Mas se não interfere em nada e lá fora o pessoal já notou o mesmo, deve ser alguma característica ou até defeito de um lote.

Imagino que possa afetar a durabilidade. Se algum elemento não está bem fixo, pode ser que entre umidade ou poeira com o tempo.

Eu nunca notei pelo seguinte motivo: Antes de receber a lente, eu já providencio um filtro UV. Ao receber, faço uma boa limpeza no elemento frontal e coloco o filtro. Raramente tiro.

Já tive que trocar o filtro, mas a lente permanece como nova. Tento comprar uma boa marca/modelo de filtro e não ligo para o que dizem sobre qualquer tipo de perda de qualidade na imagem, o que acho que é imperceptível.


marciocvital

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #5 Online: 05 de Junho de 2020, 13:52:37
Valeu, é que devo vender essa lente e queria ter certeza de que isso é normal.

É como se fosse um elemento meio solto? Mas se não interfere em nada e lá fora o pessoal já notou o mesmo, deve ser alguma característica ou até defeito de um lote.

Imagino que possa afetar a durabilidade. Se algum elemento não está bem fixo, pode ser que entre umidade ou poeira com o tempo.

Eu nunca notei pelo seguinte motivo: Antes de receber a lente, eu já providencio um filtro UV. Ao receber, faço uma boa limpeza no elemento frontal e coloco o filtro. Raramente tiro.

Já tive que trocar o filtro, mas a lente permanece como nova. Tento comprar uma boa marca/modelo de filtro e não ligo para o que dizem sobre qualquer tipo de perda de qualidade na imagem, o que acho que é imperceptível.