Autor Tópico: Como remover sombras na sony a5100  (Lida 884 vezes)

luizcrf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 29 de Maio de 2020, 01:08:12
Ola a todos!
A 2 semanas comprei uma Sony a5100 com lentes 16-50(Modelo SELP1650),mas ao iniciar as filmagens reparei que sombras em torno da imagem.
Pesquisei em foruns sobre o problema ,e vi que poderia ser um efeito chamado 'vinheta'.
Faço filmagens com a configuracao 1/80 F5.6 e ISO por volta de 400 a 600 (com 3 lampadas de 60w em um quarto de 3 metros por 3 metros)
e me recomendaram configurar a camera para 1/60 F11 e um ISO maior(por volta de 2000)
Coloquei esta configuracao,mas com o ISO aumentado,a imagem fica muito saturada.
Existe alguma outra solucao para remover estas sombras?
A camera é muito boa,e o foco é rapido,mas este problema com as "sombras"(ou "vinhetas") está acabando com as minhas filmagens.


A imagem abaixo é parte de uma filmagem sobre uma parede branca
Configuracoes:1/80 F5.6 e ISO por volta de 400 a 600 (com 3 lampadas de 60w em um quarto de 3 metros por 3 metros)
https://imgur.com/yRsQuai
« Última modificação: 29 de Maio de 2020, 01:09:54 por luizcrf »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 29 de Maio de 2020, 02:51:51
Caramba, eu mal percebi... Vinheta é bem normal. Realmente uma abertura menor vai dar menos vinheta mas, como entra menos luz, vc tem que subir o ISO.

Não sei qual editor de vídeo você usa, mas normalmente há um recurso de clarear as bordas, que é o mesmo que escurece as bordas. No caso do Davinci Resolve, fica em OpenFX>Vignette. Faça um teste filmando uma parede lisa, e depois use a mesma configuração pra todas as filmagens que vc achar necessário.



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 03 de Junho de 2020, 06:36:41
Ola a todos!
A 2 semanas comprei uma Sony a5100 com lentes 16-50(Modelo SELP1650),mas ao iniciar as filmagens reparei que sombras em torno da imagem.
Pesquisei em foruns sobre o problema ,e vi que poderia ser um efeito chamado 'vinheta'.
Faço filmagens com a configuracao 1/80 F5.6 e ISO por volta de 400 a 600 (com 3 lampadas de 60w em um quarto de 3 metros por 3 metros)
e me recomendaram configurar a camera para 1/60 F11 e um ISO maior(por volta de 2000)
Coloquei esta configuracao,mas com o ISO aumentado,a imagem fica muito saturada.
Existe alguma outra solucao para remover estas sombras?
A camera é muito boa,e o foco é rapido,mas este problema com as "sombras"(ou "vinhetas") está acabando com as minhas filmagens.


A imagem abaixo é parte de uma filmagem sobre uma parede branca
Configuracoes:1/80 F5.6 e ISO por volta de 400 a 600 (com 3 lampadas de 60w em um quarto de 3 metros por 3 metros)
https://imgur.com/yRsQuai

Cara não me lembro, mas no canal da Canon Brasil tem um curso para roteiros de vídeos bem legal. Embora o roteiro seja para câmeras da Canon, os princípios se aplicam a qualquer marca, link da playlist: https://www.youtube.com/watch?v=fnpnWCNTRL4&list=PLXYgy6AZcVm6nJDWkdLfESH1vFVCT17AB

Sobre a vinheta, tente baixar a velocidade para 1/60, o obturador acima de 1/60 se vc grava vídeo em 30 FPS pode gerar vinhetas e outros problemas no vídeo (tutorial acima) . Recomendaria fazer 1/60 e um ISO 800 , com ISO 800 ou 1600 a granulação não será tão grande, sempre usando exposição de compensação pra +1 , o nível de ruído no vídeo diminui bastante.

Outra coisa que pode provocar vinheta é o parasol mal encaixado. Tente gravar sem o parasol pra ver se a vinheta não some.
« Última modificação: 03 de Junho de 2020, 06:37:21 por cheferson »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 03 de Junho de 2020, 06:56:10
Além do que falaram, geralmente tem configuração na câmera pra remover a vinheta.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #4 Online: 03 de Junho de 2020, 16:43:04
Vinheta é comum....
Na foto em JPG as câmeras mais recentes tem opção de corrigir direto ei arquivo salvo já fica "pronto". Mas também é fácil corrigir na edição. O mesmo acontece com vídeo, que na edição dá para corrigir. Você está usando uma lente do kit, que não tem uma qualidade excelente, então agrava o problema. Sugiro dar um Google para ver algum teste dessa lente em especial onde fala qual abertura e distância focal a vinheta é menos notada se isso te incomoda e reduzir na pós produção não for uma opção
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada