Autor Tópico: Problemas com o RAW (CR2) da Rebel T7  (Lida 2148 vezes)

lrdrums

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 06 de Junho de 2020, 11:23:13
Fala pessoal,

Comecei faz alguns dias no mundo da fotografia com a aquisição da minha Canon EOS Rebel T7 no mês passado e, desde então, tenho consumido muito conteúdo e me interessado bastante no aprendizado.

No entanto, algo que ainda não consegui resolver foi a leitura do RAW (arquivos CR2) da câmera pelos programas de edição de imagem.
Já tentei abrir no AfterShor Pro 3 (nada acontece. Ele ignora os raw e só importa os jpeg), Darktable (apresenta erro de leitura do White Balance e trava o programa) e Photoshop (apresenta erro de compatibilidade de arquivo).
Nos visualizadores de imagens genéricos (tanto Windows quanto Linux), no entanto, o raw abre, ainda que com a imagem toda em tons de rosa.

Alguém sabe do que se trata e poderia me orientar?

Desde já, agradeço.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 06 de Junho de 2020, 11:30:01
Bem-vindo!

No ASP, baixe as atualizações e perfis necessários:

https://learn.corel.com/blog/aftershot-3-5-update-plus-new-camera-profiles/
https://learn.corel.com/aftershot-pro-downloads/

O Darktable para Windows andava meio instável, veja se você tem a última versão.
No PS tem que ter o Adobe Camera Raw atualizado, mas como faz anos que não toco em nada da Adobe, certamente haverá alguém mais qualificado para te informar quanto a isso.


lrdrums

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 06 de Junho de 2020, 11:47:06
Cara, excelente, resolveu meu problema dentro do AfterShot.. De fato, já tinha visto essa página de plugins, mas não tinha visto a lista lá embaixo...

Pois é, o Photoshop que testei não era meu, mas certamente faltava o Camera Raw então..

Já o Darktable, eu uso no Linux, última versão estável pelo que vi  (2.4.2). Esse ainda não achei solução...

Muito obrigado, de qualquer forma. Já me resolveu com o ASP!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 06 de Junho de 2020, 12:50:17
Já tentou uma versão mais antiga do Darktable ? Pode ser que a versão que você esteja usando esteja bugada.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #4 Online: 06 de Junho de 2020, 13:40:58
O problema é só com os arquivos da T7?!
Já experimentou outros meios de transferência?!
Já tive problemas de arquivos corrompidos, só que o problema era com o leitor de cartões interno do meu laptop Dell.
Fazendo a transferência vi USB ou usando um leitor externo, tudo funciona bem.
Uso Linux e DarkTable aqui.


Sent from my motorola one using Tapatalk



lrdrums

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 06 de Junho de 2020, 14:22:40
Não testei outra versão do Darktable ainda...

Como no ASP se resolveu com o plugin, não creio que seja um problema do cartão.. Provavelmente é algum pacote do Darktable que eu preciso pegar


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 07 de Junho de 2020, 17:36:49
É normal isso...
Cada lançamento das câmeras, os programas vão ficando incompatíveis.

Lembro quando tinha 60d, comprei a primeira 80d e fui todo felizão fazer um ensaio. LR não abria de jeito nenhum, hahahaha...
Foi mó trampo pra atualizar tudo!


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 08 de Junho de 2020, 19:15:19
Hoje uso programas originais da Adobe ; num notebook é uma licença antiga e em outro a mensalidade, ou seja, sempre atualizados. No mais antigo o Raw da SL2 não abre, preciso converter ele com o Adobe DNG Converter. Tenta usar ele , converte tudo pra DNG, no meu funciona perfeito.

Mais engraçado é que o Darktable que é um programa 100% grátis, abre os mesmos arquivos Raw da SL2 sem problema algum rs


Gregg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 09 de Junho de 2020, 00:29:56
O software Canon Digital Photo Professional é simples e honesto para trabalhar com arquivos raw da Canon. Dê uma olhada. https://www.canon-europe.com/support/consumer_products/products/cameras/digital_slr/eos-2000d.html?type=software&language=en&os=
« Última modificação: 09 de Junho de 2020, 00:30:55 por Gregg »
Canon T6 + ef-s 18-55mm + Godox TT685


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #9 Online: 10 de Junho de 2020, 17:57:19

Já o Darktable, eu uso no Linux, última versão estável pelo que vi  (2.4.2). Esse ainda não achei solução...


Eu uso Linux também, você já testou o RawTherapee? Eu já tive ele e o Darktable instalados, e achei o RT melhor... Dá uma olhada (tem ele em AppImage que não precisa instalar)
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini