Autor Tópico: MINHA ÚLTIMA DECISÃO NIKON D40 x CANON XTI  (Lida 23195 vezes)

tecate

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 16:33:26
Entao, se eu quiser ter uma D40 com AF, em relacao a portabilidade, ainda sera vantajoso a D40 (lentes com motor interno) ou a XTI?

 :photo:

 
TENTANDO SER MENOS DESINFORMADO!!! AFINAL TODO MUNDO JÁ NASCE SABENDO!!!


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #46 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 16:47:07
Citar
Entao, se eu quiser ter uma D40 com AF, em relacao a portabilidade, ainda sera vantajoso a D40 (lentes com motor interno) ou a XTI?

 :photo:
"Ainda" será vantajoso? A D40 não é vantagem nunca, só quando ela custar no máximo US$ 400,00 o kit...

A única diferença que surgiu no post em relação ao início foi o fato de que a canon não tem motor de foco interno, ao contrário do que eu imagina, mas isso é compensado pelo fato de que as lentes feitas para a marca já vem motor interno.

A D40 continua tendo a mesma limitação, ou seja, todas as lentes nikon que não são AF-S ou AF-I continuam sem AF na D40. Como eu falei antes, a diferença prática em relação ao AF permanece igual.

Mas eu tô vendo que o pessoal quer mesmo a D40, não adianta...rsrsrs


tecate

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 16:52:10
Nao posso negar q achei interessante a D40, mas tb concordo que o preco nao esta justo.

Percebi tb que o Leandro vai ser conquistado pela D40 heheh :yu:  
TENTANDO SER MENOS DESINFORMADO!!! AFINAL TODO MUNDO JÁ NASCE SABENDO!!!


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 19:50:01
Não, não, não :nono:

Não estou pendendo para Nikon não, ainda estou em bastante dúvida.

Eu estou aproveitando o tempo que tenho até a escolha (01 semana).

Eu tenho impressão que será na qualidade de imagem em RAW que o jogo será definido. E nisso eu tenho impressão que ninguém sabe dizer qual é melhor
  :denken:

Analisar fotos é muito complicado e é preciso ter bastante critério, pois tem fotos que analiso (RAW) que parece que o ISO1600 da Canon é melhor, outras parecem que o ISO1600 dela está perdendo detalhe, uma outra foto parece que a Nikon tem menor latitude em alta luz, outra parece que a Nikon tem maior ruído chroma e assim por diante, eu acho que só existe duas formas de analisar o desempenho delas, uma seria ficar com as duas na mão e fazer vários testes e outra seria através de algum software de análise.
Notem que nesse tema quase ninguém fala muito.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2007, 20:00:56 por lfedersoni »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 14:20:38
Então pessoal,

Eu acabei tirando a vantagem da Nikon das imagens RAW, pois sinceramente analisando hoje mais uma série de imagens em RAW de ISO200 até ISO1600 (fonte http://videozona.ru/photo_tests/Reviews/Ni...nD50_page00.asp &  http://videozona.ru/photo_tests/Reviews/Ca...350D_page00.asp ) eu não encontrei diferenças significativas entre elas, a única diferença que pra mim ficou nítida na comparação foi a melhor qualidade da lente Nikon, principalmente nas bordas.

Quando falo que não encontrei diferenças significativas, eu quero dizer que utilizando um monitor IBM P200 (1600x1200) de 20” eu não tive olho bom suficiente para encontrar qualquer diferença.

Se caso alguém não concordar com minha afirmativa, não tenha receio em comentar.

Além disso eu adicionei mais algumas características, a briga está ficando boa... :boxing:

Obrigado pela participação de todos.


 


JOUPETUTI

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 14:26:15
Bem, li todo o tópico, e coincidentemente, me bateu essa mesma angústia há 2 dias.
Pra resumir, se fosse começar DO ZERO, acho que escolheria a D40. Mas isso é PRA MIM !! Porque?

Têm alguns pontos muito importantes PRA MIM:
-Ergonomia, "pegada"
-Tamanho da camera
-Qualidade da imagem, especificamente em altos ISOs
-Velocidade e ruído do shutter

Meu perfil: tiro fotos amadoras (não vou nem falar que sou fotógrafo amador) e meu principal objetivo na fotografia é tirar fotos da família e eventualmente paisagens, artísticas, etc. Apesar de alguns poderem falar que isso poderia ser resolvido com uma prossumer, ou uma boa compacta, adoro manusear slr, sua velocidade e qualidade de imagem.

As muitas funcionalidades das profissionais ou semi, tipo velocidade de burst, qtas fotos / segundo, etc, não me atrai, não uso nenhuma delas, nem filtros virtuais, etc. É como se usasse uma slr de filme (ainda tenho uma). E só uso jpeg também.

Recentemente adquiri uma XT nova, em troca de uma 300d, achei que era bom negócio, mas uma coisa que tá me pegando DEMAIS, me dando angústias mesmo, é a pegada da XT... HORRÌVEL !! Até já tentei experimentar colocar um grip p/ ver se melhora, mas a cam fica maior do que eu gostaria, não dá. Então eu vi uma D40 e manuseei-a uma pouco, e sua pegada é muuuuito melhor, parecida com uma 20d (cujo corpo é acho bem maior, a despeito da opinião dos amigos, e razão pela qual recusei uma boa oferta de compra).

O problema são as minhas outras lentes para Canon. Pra falar a verdade, tô com uma vontade louca de trocar tudo e mudar p/ Nikon, ficar com a D40, muito exclusivamente pela pegada.

Mas isso é PRA MIM! Afinal, fotografia pra mim é hobby, prazer, e se estou manuseando uma câmera que não me dá aquele prazer que queria, que me adianta? Ficaria até com uma 300d, mas o ruído do shutter + tamanho dela me fez mudar para uma menor. Mas a pegada da 300d dá AQUELA saudade...

Qto às deficiências da D40, a única a meu ver mais relevante é a falta de autofoco na câmera. Mas estava vendo na net que a maioria das lentes Nikon são AF-S, AF-I. P.ex.: 18-70, 70-300 VR. Pena que não tem uma 18-70 VR. Portanto, pra quem não tem lentes Nikon, não vejo assim problema tão grave... se não for procurar lentes mais profissionais.

Ainda estou pra decidir essa mudança... é um passo difícil...lfedersoni, gostaria de estar em seu lugar, seria uma decisão mais fácil... PARA MIM!! (segundo meu perfi, veja bem!!). Ao pessoal que defende a XT, XTi, etc, dou toda a razão, a XT parece em termos técnicos e de recursos mais câmera, mais acho que eu iria ter maior prazer de fotografar com a D40... a não ser que a diferença de qualidade de imagem entre as duas fosse muito gritante... o que em reviews por aí parece mostrar que na D40 o ISO 1600 é bom, e até o 3200 é usável... mas sabe comé que é... reviews são reviews...

Chega, falei bastante por enqto !! Mais tarde escrevo mais, se ninguém protestar, hehehe...

Abraços !!

ps: Caramba, que coincidência encontrar esse tópico justamente qto me pintou essa necessidade... seria um sinal?
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2007, 14:31:18 por JOUPETUTI »


Jorge P.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #51 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 15:21:17
Citar
Citar
Ifedersoni, apesar de que não vou comprar agora a minha dslr, acabei ficando entre essa duas também. Eliminei a k100 justamente porque tem pouco mercado e poucas lojas vendem.

Quero piorar um pouco sua cabeça. Nem vou dizer para que lado estou pendendo, mas considere o seguinte. Já li que a xti tem um click muito silencioso e suave e a k100 tem um click meio pesado no movimento dos espelhos que até prejudica o antishake e que, portanto, mesmo não o tendo, a xti faz melhores fotos. A conferir.

Outra: a única assistência da nikon no Brasil é a Tanaka e a Canon tem em todo Brasil. Considere isto, porque o barato agora pode sair caro mais tarde. É um custo que vai aparecer mais cedo ou mais tarde.

E para terminar, acho que a xti tem sim motor no corpo, como disse o Bruno.
Boa sorte em sua escolha. Depois conta pra gente!
Não entendi a parte em que você compara a K100D com a XTi... Mesmo que o obturador da K100D seja "pesado", como você disse, não há como negar a vantagem que ela tem por ter estabilização no corpo. Por mais suave que seja o movimento do obturador da XTi, ele nunca vai chegar perto do ganho que se tem com o estabilizador.

Sobre a assistência, a canon não tem autorizadas em todo o Brasil, não. Que eu saiba, só tem uma ou duas. A TTanaka presta um péssimo serviço (ao menos foi assim comigo), mas a canon também não é das melhores... Sobre o preço, só para ter uma idéia de como a coisa não é tão simples em favor da canon, eu paguei na TTanaka R$230,00 para o conserto do back focus da D80 e uma limpeza do sensor; um colega de outro fórum levou uma XT para arrumar o mesmo problema de back focus, e o orçamento que passaram para ela foi de R$500,00...
Fala Bruno! Sobre o que você disse, nem me meto a discordar. Porque não peguei na mão e nem fiz o teste. Por isso eu ressaltei que foi o que li.
Mas acho seu argumento totalmente válido. O estabilizador deve fazer diferença.

Sobre a assistência, você ajudou pra caramba. Assim não fico com ilusões.
Abraços e Ifedersoni, a briga tá boa ein? Se eu continuar lendo vou acabar ficando em dúvida...


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #52 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 15:56:53
Pôxa...

do jeito que o povo fala, pena que eu nunca toquei em uma XT/i nem na D40. Muita gente sempre menciona a pegada ruim da Canon e, apesar de eu saber que as Nikons de D50 pra cima têm ótima pegada (porque já usei), queria muito saber como é a D40 nesse quesito, porque é uma câmera muito menor do que as outras Nikons, se equiparando em tamanho com a XT.

Se a D40 tiver uma pegada bem melhor, realmente isso será uma vantagem importante, ao menos para mim, que considero uma boa pegada algo fundamental.

O duro da D40 é o preço... Se custasse 399 dólares o kit, aí sim... Porque é uma câmera muito podada, essa questão do AF quebra as pernas pra todo mundo que gosta de lentes fixas (e a câmera seria uma belezinha pra usar com fixas pequenas, pelo tamanho). E eu acho pouquíssimo provável que a Nikon venha a trocar toda sua linha de fixas AF por AF-S. Esse tipo de coisa vai demorar.

Então realmente não sei o que faria se fosse comprar uma DSLR de entrada hoje. Acho que seria ou Nikon D50 ou Pentax K100D. Provavelmente a Pentax porque, apesar de eu não ser muito fã de pilhas, dá pra usar legal com um conjunto de boas recarregáveis e ela tem um viewfinder melhor e mais recursos que as concorrentes.

Enfim, como sempre, é complicado escolher câmera.

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 16:53:30
Como está mostrado na minha matriz a pegada (ergonomia) eu não coloquei peso nenhum pois a diferença foi desprezível, porém tenho mãos pequenas e não pretendo ter lentes muito pesadas e grandes. Porém a D40 é mais gordinha do que a XTI,  compensando o tamanho reduzido.

Thiago,

O que vc acha sobre o desempenho das duas em RAW? Isso pra mim é o que realmente está fazendo a diferença na escolha.

Um abraço e obrigado.

 


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 12:40:30
Amigos,

Tive que ir hoje pro centro de SP a trabalho, não resisti e fui ver as duas de novo, só que desta vez pude ficar alguns minutos com cada uma, inclusive com elas ligadas, com cartão de memória e as coisa mudaram um pouco.

Primeiramente a qualidade de construção e ergonomia, a Nikon D40 dá um banho na Canon, realmente é impressionante como a mão encaixa bem, parece que a pega foi feita pra minha mão, com encaixe perfeito para os dedos, perfeitamente desenhada pra mim....e sobre o design do corpo, a qualidade do plástico, folgas e encaixes a Nikon dá um banho de engenharia, inclusive a indústria de acabamento automobilístico deveria ter aulas com os japoneses. :clap:    

Eu acho que o próximo lançamento da Canon deva ser um novo desenho para a Rebel, pois a 30D é um show de bola, nem se compara com a irmã menor.

Sobre o sensor de desligamento do LCD da XTI eu não gostei muito, eu achei a solução da Nikon melhor, pois tem um botão ao lado do disparador que liga e desliga o LCD rapidamente.

E por último que eu acho de baixo peso mas pode ser considerável são os cartões de memória (Compact x SD), eu acho um pequeno atraso a utilização de um cartão tão grande pela XTI.

Com as duas na mão o lado passional fala muito alto pro lado da Nikon, mas o jogo não terminou. :nono:

Valeu


JOUPETUTI

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 13:24:00
Pois é, pra mim conta bastante a ergonomia e o conforto, pro tipo de foto q vou fazer, ligado mais ao lazer q ao trabalho. Por isso aqueles itens que falei são tão importantes, como pegada, tamanho da cam, visor, noise em altos isos...

Não dá pra levar TUDO em conta numa máquina, na escolha entre duas delas, vc vai ter que priorizar algumas coisas, dar pesos de importância a algumas características que cada uma possui. Em relação à sua matriz, se ficar muito equilibrado, vai ter de refazer e dar pesos maiores às características q vc valoriza mais...

Mas isso é uma questão mais pessoal...

Abraços!


André Gusmão

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
    • andregusmao.fot.br
Resposta #56 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 16:45:18
lfedersoni,

Só pelo fato da D40 só aceitar lentes AF, eu ficaria com a XTi.
Além da questão dos 10 MP da XTi contra os 6 MP da D40.

Quando fui comprar a minha DSLR, gostei muito da D40 mas quando fiquei sabendo desse detalhe acabei desistindo.
Depois de muita procura optei pela Sony Alpha 100, principalmente pela possibilidade do uso de lentes Minolta e também pelos 10 MP além de usar o mesmo sensor da Nikon D200.
Se eu fosse optar por uma Nikon, na mesma faixa de preço eu optaria por uma D50 ou até mesmo uma D70 dá pra achar bem próximo.


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #57 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 19:56:56
oi galera

quando testei a D40 foi com a 105 AF-S F2.8 VR....a velocidade é exatamente a mesma que na minha Fuji S3 pro....uma pena nao funcionar as lentes AF...mas isso nao significa que o AF-S dela é ruim....

o que eu nao gosto nas duas é o tamanho...mas como esse intem é irrelevante ao lfedersoni é uma questao bater o martelo mesmo..hehehe

abraço e estou torcendo pela boa escolha!!


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #58 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 00:20:16
Bom, é vero que a Nikon D40/50 tem a pegada bem melhor, e da a impressao de ser melhor construida.
Mas a XTI como hardware, eu acho mais vantajoso.

Ouw como eu falei, pega a D50/D70 ao invez da D40.

Não existe pegar a D40 pelo preço que ela está, sendo que não tera beneficio nenhum se comparado com a D50, a nao ser meia grama a menos...
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 08:06:56
Citar
Bom, é vero que a Nikon D40/50 tem a pegada bem melhor, e da a impressao de ser melhor construida.
Mas a XTI como hardware, eu acho mais vantajoso.

Ouw como eu falei, pega a D50/D70 ao invez da D40.

Não existe pegar a D40 pelo preço que ela está, sendo que não tera beneficio nenhum se comparado com a D50, a nao ser meia grama a menos...
Jesiel,

Realmente eu agradeço pela dica, mas eu acho que a D40 tem vantagens sobre a D50, vantagem suficiente que eu descartei ela de princípio, pois apesar da diferença do peso ser pequena entre D40/D50, a diferença do tamanho é bem significativa, então como eu uso apenas para lazer, eu acho que qualquer centímetro ganho é importante.

Além disso a D40 teve bons avanços no tratamento da imagem (JPG), e um bom desenvolvimento do software de interface da CAM, além de um LCD maior, que ajuda bastante em composições que precisam ter compensações na exposição, além de também ter um corpo melhor construído.

Muito obrigado pela ajuda,