Autor Tópico: MINHA ÚLTIMA DECISÃO NIKON D40 x CANON XTI  (Lida 23193 vezes)

Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #15 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 04:43:32
Citar
Thiago, é claro que caindo no chão em princípio todas quebram, eu estava exagerando para dizer uma coisa que é fato: entre D40 e XTi, não há diferença na qualidade de construção do corpo. Pode haver diferença na ergonomia, mas não na durabilidade. Aliás, de certa forma até daria para considerar o sistema anti-poeira do sensor na XTi como uma vantagem nesse aspecto...
Com certeza, Bruno. Eu falei um monte sobre durabilidade mais pros desavisados que podem ler o tópico e achar que tem câmera feita pra cair no chão! :laughing:

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 09:18:15
Bruno,

Quando falo de melhor acabamento do corpo, não falo necessariamente de maior durabilidade, mas é um indício de uma maior preocupação do fabricante com a durabilidade, eu falo isso pois trabalho com desenvolvimento e design de produtos automobilísticos e nesta área eu posso lhe afirmar que esta regra pode ser bem utilizada, mas está longe de ser um fato.

Quanto as teles, eu acho que você está coberto de razão, com as melhores possibilidades com a XTI, isso foi uma tomada de decisão no mínimo equivocada da Nikon, eu vou pensar um pouco melhor sobre este assunto, realmente poderá ser um problema no futuro. Obrigado

Valdeci,

Acontece que eu não quero esperar pela câmera, ou seja, quero pagar e levar.

Outra coisa, eu sinceramente não gostei de nenhuma imagem de CAM que utiliza o sensor Sony de 10Mpx, com exceção da Pentax K10, que eu não encontrei nenhum RAW para conferir a conversão, mas tanto a D200, D80 como a Alfa, o ruído em ISO800 e acima disso ficou um pouco incômodo pra mim, apesar que na D80 é bem melhor que na Alfa.

Note no link abaixo uma comparação legal de fotos RAW da D200 x XTI.

http://www.pbase.com/thadoehein/400d_vs_d200&page=all

Link do tópico aqui no forum

http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...topic=13287&hl=


Thiago,

Interessante o seu texto sobre as durabilidades das CAM. Note que o peso que coloquei neste quesito foi 01 e praticamente não influi nesta decisão, pois a diferença na ergonomia foi pequena e quanto a qualidade do acabamento do corpo, foi uma pontuação muito subjetiva.

Quanto ao material utilizado ser o Policarbonato, você está certíssimo em dizer que não tem nada a ver com durabilidade, pois é um material com propriedades mecânicas ideais para este tipo de aplicação e que de certa forma ajuda a dissipar vibrações e acelerações não desejáveis para componentes mais delicados de dentro da câmera.

Interessante esta informação sobre compressão dos arquivos RAW da Nikon e até válida esta opção por se tratar de perdas imperceptíveis de textura...nem vou tentar fazer está análise.

Entre as duas CAMs, você acredita em arquivos RAW muito similares (ruído, latitude, saturação)?

Muito obrigado pelo post.


Gustavo,

Eu sabia que alguém ia falar isso...hehehe...muito boa.

Mas quem te falou que fotógrafo não pode ser louco....

A média ponderada pode ser legal....

Na verdade quando abro este tipo de tópico é também para preencher o fórum com informação e ajudar quem sabe outros que estão indecisos na compra da mesma digital e note que utilizando o conceito de Brainstorm (tempestade de idéias), sempre temos algum aprendizado, mesmo que pareça ser loucura.

Obrigado


Marcelo,

Vou pagar algo em torno de R$2400,00, quem sabe até menos se procurar com calma.
 


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #17 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 11:38:30
Leandro, uma dica que dou na compra da câmera é ficar atento aos classificados do Fotografiabrasil.com. Tem alguns vendedores lá que são muito bons, de confiança, e que praticamente uma vez por mês estão com câmeras novas, com garantia e preço excelente. ;)  


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 13:00:52
Atualizando a matriz.

Falta de motor no corpo, pra mim não precisaria mudar de peso 02 para 03, mas eu prefiro aderir a sensibilidade de quem tem mais experiência no assunto.

Ergonomia e qualidade do corpo, eu acho que a diferença é tão pequena que não merece nem peso 01 e mesmo sobre a ergonomia, a diferença e irrelevante.

Eu acho que o Bruno está com boa força de persuasão....hehehe.



Eu tinha esquecido de um fato sobre ruído, apesar da D40 ter menos ruído, eu tenho notado um ruído claro mais desagradável nela, mas ainda não estou considerando isso na nova tabela.




Obrigado e desculpas pela loucura.
 


lindomar

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
    • http://lindomarjunior.multiply.com
Resposta #19 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 13:34:21
Leandro, não sei se você usa, mas existem alguns recursos na Xti que você não vai ter na D40:

- Modos Bracket;
- Preview DOF.
 
Lindomar Oliveira
http://www.flickr.com/photos/lindomar
Brasília - DF
Canon Rebel XTi + 18-55mm + 50mm f1.8
Canon A80


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 14:04:16
Citar
Leandro, não sei se você usa, mas existem alguns recursos na Xti que você não vai ter na D40:

- Modos Bracket;
- Preview DOF.
Lindomar,

Interessante mesmo o preview de profundidade de campo.  :thmbup:

Quanto ao Bracket do que se trata?

Me tira uma outra dúvida sobre a XTI Lindomar. Eu vi que vc pode desabilitar o NR apenas para longas exposições, ou seja, acima de 1 segundo, por acaso abaixo de 1 segundo o NR sempre ficará ligado?

Existe uma função legal na D40 que também não adicionei na tabela que é a correção do balanco de branco para fotos já tiradas, eu nunca usei, mas pode ser relativamente útil.

Muito obrigado

 


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #21 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 15:52:32
Falei em tom de brincadeira, Leandro, mas é que o tempo que perdemos pensando demais deixamos de fotografar, e no final das contas, ao menos para o amador, a diferença acaba sendo mínima.

Dois critérios que eu realmente levaria em conta como diferenciais seria simpatia pela câmera e preço, o resto muda muito pouco dentro de todos esses modelos. E insistiria pela D50, e justifico. Se vc quiser usar a D40 com uma 50mm perderá o AF, justo a lente mais portável, então uma D50 com 50mm acaba sendo mt mais discreta e menor do que uma D40 com uma lente AF-S, como a 18-55.

É o que penso.
Nikon/Panasonic Gear


lindomar

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
    • http://lindomarjunior.multiply.com
Resposta #22 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 17:52:20
Citar
Citar
Leandro, não sei se você usa, mas existem alguns recursos na Xti que você não vai ter na D40:

- Modos Bracket;
- Preview DOF.
Lindomar,

Interessante mesmo o preview de profundidade de campo.  :thmbup:

Quanto ao Bracket do que se trata?

Me tira uma outra dúvida sobre a XTI Lindomar. Eu vi que vc pode desabilitar o NR apenas para longas exposições, ou seja, acima de 1 segundo, por acaso abaixo de 1 segundo o NR sempre ficará ligado?

Existe uma função legal na D40 que também não adicionei na tabela que é a correção do balanco de branco para fotos já tiradas, eu nunca usei, mas pode ser relativamente útil.

Muito obrigado
Leandro,

O Bracket é um recurso onde você define um intervalo de exposições e a câmera tira três fotos naquele intervalo de exposição. Exemplifico: Se você diz que quer bater em 1/100 f2.8 e escolhe um Bracket com 1ponto (pode ser até 2pts em incremento de 0.3pts) a câmera irá tirar 3 fotos, uma em 1/50 f2.8, uma em 1/100 f2.8 e outra em 1/200 f2.8. É útil para fotos HDR e quando se tem um pouco de dúvida quanto a exposição.

O mesmo recurso também pode ser utilizado no balanço de branco.

Esse NR para fotos acima de 1 segundo é o Dark Frame Subtraction, quando tiro uma foto acima de 1 segundo a câmera faz outra foto igual, porém com o obturador fechado, assim ela tem uma foto preta com o mesmo tempo de exposição e sensibilidade ISO, mas os hotpixels ficam aparentes, daí basta subtrair os pixels aparentes para gerar uma imagem mais limpa. Não tem como desativar NR como a D80 faz.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2007, 17:54:50 por lindomar »
Lindomar Oliveira
http://www.flickr.com/photos/lindomar
Brasília - DF
Canon Rebel XTi + 18-55mm + 50mm f1.8
Canon A80


totok

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
Resposta #23 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 18:38:40
A  XTI tem motor de foco no corpo? Juro que eu nao sabia disso..
Pentax k-5 e Fujifilm X-E4


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #24 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 18:56:08
Citar
A  XTI tem motor de foco no corpo? Juro que eu nao sabia disso..
Todas as dslr têm, só a D40 que não...


totok

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
Resposta #25 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 19:39:52
:denken:  
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2007, 00:15:50 por totok »
Pentax k-5 e Fujifilm X-E4


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #26 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 20:03:06
oi lfedersoni

nao se esqueça que o sistema de flash da nikon é excente...o melhor que tem...acho interessante colocar em sua lista a funcionalidade do TTL de cada sistema...nesse a nikon leva vantagem...seja SB 800 ou SB600 os dois são otimos!!

vc pretende fazer fotos noturnas?

abraço!
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2007, 20:04:34 por Marcelo K Motozono »


lindomar

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
    • http://lindomarjunior.multiply.com
Resposta #27 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 22:02:14
Citar
Citar
A  XTI tem motor de foco no corpo? Juro que eu nao sabia disso..
Todas as dslr têm, só a D40 que não...
Bruno,

As Canons EOS não tem motor de AF no corpo, a Canon não adotou essa estratégia, logo todas as lentes EF possuem motor de autofoco embutido na lente e não no corpo.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2007, 23:18:23 por lindomar »
Lindomar Oliveira
http://www.flickr.com/photos/lindomar
Brasília - DF
Canon Rebel XTi + 18-55mm + 50mm f1.8
Canon A80


Pablo Albino

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 531
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 22:26:12
Citar
Citar
A  XTI tem motor de foco no corpo? Juro que eu nao sabia disso..
Todas as dslr têm, só a D40 que não...
 :denken:  
Rio do Sul - SC


Blog


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #29 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 22:38:34
Pelo que ja dei uma olhada por ae, entre D40 e XTi eu ficaria com a XTi.
É "mais" camera...

Se fosse ficar com Nikon mesmo, eu tentaria achar uma D50.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ