Autor Tópico: Foco e a 6d mark 2  (Lida 1464 vezes)

GabiEneco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 11 de Junho de 2020, 01:34:51
Fala galera.. tenho uma 6d mark 2 e comecei na fotografia como profissão a pouco tempo.. queria saber, quantos pontos de foco vcs usam na hora de fotografar para ter aquele foco cravado???? Quero sair do automático 


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 11 de Junho de 2020, 04:56:12
Fala galera.. tenho uma 6d mark 2 e comecei na fotografia como profissão a pouco tempo.. queria saber, quantos pontos de foco vcs usam na hora de fotografar para ter aquele foco cravado???? Quero sair do automático 

A 6d Mark 2 tem dois tipos de foco: por fase - através do viewfinder ótico e o Dual Auto pixel quando opera pelo LCD da câmera.

No caso do foco pelo Dual pixel é uma maravilha, você simplesmente coloca um rosto por exemplo, ele foca automático e vai seguindo o objeto ou o objeto que você tocar na tela fica em foco. O sistema dual pixel é simplesmente sensacional pra fotos e pra vídeos, funciona inclusive em lentes com autofoco lento principalmente as lentes de terceiros (sigma, tamron, etc) .

Já o sistema por fase dispõe de 45 pontos de foco espalhados na região central do quadro quando se fotografa pelo viewfinder. São muitas opções de customização. Mas a vantagem é que todos os 45 são do tipo cruzado, ou seja, bem mais precisos. Você pode focar por pontos únicos, por região (esquerda, central ou direita) que vai usar vários pontos em uma única região, automático, enfim são muitas opções, consulte o manual da sua câmera para saber .

Eu já trabalhei com 80D que usa o mesmo módulo fase de foco e pra fotografia de ação, gosto mais do foco por região acho que ele consegue rastrear melhor os objetos.

Hoje uso a SL2, já trabalhei com a 6D mark 1 e usava apenas o ponto central de foco e nunca tive problemas. Problema maior é usar DF longas e grandes aberturas, dai pode ser um problema focar e reenquadrar. Tirando isso, trabalho de boa, inclusive com foco contínuo.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Junho de 2020, 11:20:11
Eu usava zona de 9 pontos (3x3) na maioria dos casos, a não ser coisas muito proximas e estáticas usava pontual. Pra retratos, eventos era sempre por zona pequena, quando usava ai servo aumentava a zona.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia