Autor Tópico: Seguro para equipamentos - dúvidas e valores  (Lida 2470 vezes)

Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Online: 15 de Junho de 2020, 10:32:03
Bom dia!
Eu sou fotógrafo amador e possuo uma Canon T6. Adquiri recentemente uma 7D usada no Mercado Livre e uma Tamron 17-50 (sem VC). Tenho, ainda, algumas lentes 17-55 III (kit), 55-250, 50mm USM, 24mm 2.8 e uma velha 24-90 III.

Normalmente, quando faço fotografia na rua ou em viagens fico com receio de uma DSLR chamar muito a atenção, então uso câmeras menores, como a Nikon 1 J3, que é boa, mas não tem tanta qualidade, principalmente com pouca luz.

Eu estava pensando em fazer seguro para a T6, a 7D, a 17-55 e a 24mm 2.8. Os valores das câmeras seria em torno de 3.200, as lentes em torno de 1.700 (um total de quase 5 mil). Eu queria saber se vale a pena, se os valores são baixos, e como funciona o seguro das câmeras. É só apresentar um B.O. em caso de roubo, se protege contra danos (queda, água), esse tipo de coisa.

Agradeço desde já!  :ok:
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #1 Online: 15 de Junho de 2020, 10:42:03


.. . em caso de roubo, se protege contra danos (queda, água), esse tipo de coisa.


O seguro básico protege contra roubo e queda. Proteção contra água é um item opcional, bem como a proteção em viagens internacionais.

Sent from my motorola one using Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Junho de 2020, 14:44:02
Se procurar no Indice do forum vai encontrar tópicos recentes com várias informações sobre o assunto.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Junho de 2020, 15:51:08
O meu seguro, eu removi os danos por água, pois começou ficar inviável.. de R$ 3.200,00 caiu para R$ 1.430,00.

Seguro de equipamento é a coisa mais engraçada, parece que tem um valor minimo para eles cobrarem, nunca entendi.
Um amigo meu, com kit de 10mil reais, o seguro ia ficar em R$ 700,00, e o meu que era sobre 20mil reais na época ficou em R$ 980,00.

Eu fiz seguro sem NF, informando apenas o numero de serie, fotos e posse das caixas originais.
Fotógrafo e birdwatching


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #4 Online: 15 de Junho de 2020, 19:20:39
Obrigado pelas respostas! Acho que como hobbista, o investimento ficaria pesado. Acho que pra fotos onde eu achar mais complicado vou com equipamento mais simples mesmo!

Se procurar no Indice do forum vai encontrar tópicos recentes com várias informações sobre o assunto.
Olhei nos tópicos (umas 10 páginas aqui) e não achei... Na busca só achei tópicos antigos. Além disso, perguntei de uma forma mais específica sobre o meu equipamento (valores, etc.). Enfim...

Agradeço pelas respostas, boa noite!
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Junho de 2020, 10:23:41
Bom dia!
Eu sou fotógrafo amador e possuo uma Canon T6. Adquiri recentemente uma 7D usada no Mercado Livre e uma Tamron 17-50 (sem VC). Tenho, ainda, algumas lentes 17-55 III (kit), 55-250, 50mm USM, 24mm 2.8 e uma velha 24-90 III.

Normalmente, quando faço fotografia na rua ou em viagens fico com receio de uma DSLR chamar muito a atenção, então uso câmeras menores, como a Nikon 1 J3, que é boa, mas não tem tanta qualidade, principalmente com pouca luz.

Eu estava pensando em fazer seguro para a T6, a 7D, a 17-55 e a 24mm 2.8. Os valores das câmeras seria em torno de 3.200, as lentes em torno de 1.700 (um total de quase 5 mil). Eu queria saber se vale a pena, se os valores são baixos, e como funciona o seguro das câmeras. É só apresentar um B.O. em caso de roubo, se protege contra danos (queda, água), esse tipo de coisa.

Agradeço desde já!  :ok:

Furtos e roubos em residencia, além de apresentar o B.O, ideal voce filmar, tirar fotos da porta arrombada, da bagunça em casa ou AP, como provas.

Sobre te assaltarem, em local publico, pegar testemunhas, fazer o B.O na hora, além que a seguradora vai procurar por cameras de vigilância que tenha no local, vai ser a ocorrência mais difícil de você receber indenização, mas acaba recebendo se for legitima.
Sobre assalto em local na natureza, é ainda mais complicado de receber, que é o meu caso.
Fotógrafo e birdwatching


AlisonSetra

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • comecei ontem....
    • AMS Fotografia
Resposta #6 Online: 17 de Junho de 2020, 15:51:51
eu fiz uma cotação com a Fotoseg [https://fotosegseguros.com.br/cotacao-online/equipamentos/] (indicação de youtubers).
também reduzi o máximo de equipamentos que eu poderia perder na rua em algum job.
exemplo que não inclui: tripé, bateria extra, mochila, cartões, lentes como 55-250 e 18-55, etc
alguns fotógrafos iriam incluir todos esses equipamentos, mas o meu foi somente o necessário para que se ocorresse algo eu pudesse voltar a trabalhar com o menor gasto possível.



não da pra ver o valor final, mas ficou 1440 por ano
120$ por mês.

eu gostei, mas com a pandemia (literalmente fudendo meu trabalho externo) preferi gastar 1440$ para montar um estúdio básico na minha garagem (fundos fotográficos, luz, tripé e etc)
comecei ontem... ou parece q foi ontem...


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 17 de Junho de 2020, 16:44:46
Caramba!

Valor em equipamentos R$2.910,00 e o seguro ficou em R$1.440,00 por ano ??  :eek:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 17 de Junho de 2020, 17:30:55
Caramba!

Valor em equipamentos R$2.910,00 e o seguro ficou em R$1.440,00 por ano ??  :eek:

Pótaqueparil....

Acho que tem coisa errada ai, não é possível.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #9 Online: 17 de Junho de 2020, 17:34:23
Tem pouca competição no mercado de seguros, talvez. Isso contribui para manter os preços elevados.

Sent from my motorola one using Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 18 de Junho de 2020, 12:38:28
Obrigado pelas respostas! Acho que como hobbista, o investimento ficaria pesado. Acho que pra fotos onde eu achar mais complicado vou com equipamento mais simples mesmo!
Olhei nos tópicos (umas 10 páginas aqui) e não achei... Na busca só achei tópicos antigos. Além disso, perguntei de uma forma mais específica sobre o meu equipamento (valores, etc.). Enfim...

Agradeço pelas respostas, boa noite!

Certo, então vou tentar ajudar, e já levando em consideração repostas a mais que foram postadas acima.

Ao longo dos anos, seguradoras tem seus planos de negócios, elas entram e saem da categoria de câmeras e equipamentos, isso já aconteceu algumas vezes, anos atrás inclusive, nem faz muito tempo. Aqui eu acho que existe um acordo entre elas que de certa forma repartem o mercado. Se vc for a qualquer seguradora, a maioria vai fazer propostas absurdas, apenas 2 ou 3 seguradoras farão propostas decentes, são essas ai que normalmente repartem no mercado.

Penso que vc entende que a "corretora" é a empresa que vai vender e intermediar o contrato entre a "seguradora" e vc o "cliente". Funciona assim, toda seguradora ao fazer a apólice tem uma taxa mínima para o atendimento. Então quanto maior o valor total daquilo que vc vai segurar, proporcionalmente menor o valor da apólice, mas respeitando tbm um valor mínimo, que tenho a impressão seja atualmente ±5% do total segurado, ou seja, dificilmente será menos que isso. Tem tbm uma franquia para certos tipos de sinistro, que pode variar dependendo da cobertura, normalmente roubo não se paga franquia, vc recebe o valor integral se o equipto for usado. Se for novo zerado, haverá uma depreciação do valor prevista em contrato.

Essa proposta ai da Fotoseg mostrada no tópico é absurda.

Como é que eu faço: tenho aqui várias lentes e câmeras, baterias, acessórios etc. Eu não fico especificando o detalhe, coloco apenas camera, já considerando um valor que venha cobrir a bateria e o cartão de memória dentro dela, as vezes até mesmo um valor menor um pouquinho para diminuir o custo da apólice. Veja o que importa é o valor segurado, não o detalhamento do equipamento.

Depois de anos gastando uma grana com seguro de tudo, descobri que nunca saio com tudo o que tenho, então coloco na apólice apenas os equipos mais importantes, aqueles que mais uso na hora de sair pra trabalhar, isso significa normalmente uma camera e 2 ou 3 lentes e um flash.

Nos outros tópicos vc vai encontrar o pessoal satisfeito basicamente com duas corretoras, Ellege e Kertzman. Eu trabalhei com a Kertzman por anos, mas depois descobri que o atendimento e preço da Ellege é bem melhor,  sim, existem outras, mas não custa nada fazer a cotação pelo menos com as duas:

http://www.ellegecorretora.com.br/

http://kertzmann.com.br/2013/

Ano passado a fotógrafa "Marilia" (uma colega) teve todo equipamento roubado de dentro de sua casa, ela tinha a apólice feita com a Ellege recebeu todo o valor integral direitinho, todo o processo levou menos de 1 mês.

Minha apólice atual foi feita com a corretora Ellege (segurada pela Argo), recomendo fazer uma cotação com a Ellege, fale com a Andréia ou outro funcionário, eles atendem tbm por Whatsapp +55 11 95607-3231, veja:







Aditamento da apolice:

Posteriormente comprei outros equipamentos e fiz um aditamento, ou seja retirei alguns itens da apólice e coloquei outros de maior valor, dai como aumentou o valor, tive que pagar pela diferença. Então a qualquer momento vc pode retirar e/ou colocar equipamentos na apólice, vai mantendo ela atualizada, fácil assim.

« Última modificação: 18 de Junho de 2020, 12:55:56 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Junho de 2020, 14:44:34
Eu não sei colocar prints daqui da minha apolice, mas vou deixar resumão, lembrando que os valores de alguns equipamentos eu joguei mais baixo, para baratear o seguro:
1- Canon 1DX: R$ 10.000,00
2- EF 600mm f4: R$ 15.000,00
3- Sigma 35mm 1.4 art: R$ 2.500,00
4- EF 85mm 1.8: R$ 1.000,00
5- Tripe: R$ 1.000,00
6- Cabeça gimbal para lente tele: R$ 1.500,00
7- Teleconversor 1.4x: R$ 1.000,00

Total equipamentos:  R$ 32.000,00

O seguro ficou em R$ 1.430,00, em 10x sem juros no cartão.
Com cobertura sobre quedas, furtos, roubos, e está todos notificados para uso profissional.
Danos por água, eu removi.

E foi segurado pela Porto Seguros !
« Última modificação: 18 de Junho de 2020, 14:46:34 por Douglas Fernando »
Fotógrafo e birdwatching


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 18 de Junho de 2020, 18:18:14
Falei com uma amiga agora a pouco, ela está renovando sua apólice de seguros, melhor preço que ela encontrou foi na Ellege mesmo, com a Argo, veja:

Monitor Dell Ultrasharp de 25"
Computador Mac Mini
Tripé Manfrotto
Canon EOS 6D
Lente EF 24-105 4L
EF 70-200mm f2.8L

Valor total dos produtos R$ 19.168,00
Custo da apólice R$ 945,00 em 4x.

Veja é sempre alguma coisa por volta de 5%.

A Porto Seguros do colega acima é ótima seguradora, acho que são essas duas que operam no momento, Porto e Argo, pois a AIG tinha saído recentemente do mercado.


« Última modificação: 18 de Junho de 2020, 18:20:09 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #13 Online: 18 de Junho de 2020, 22:20:18
Eu fiz seguro ano passado de 10 mil de equipamento fotográfico (inclui tripé e dois HDs externos) e ficou 400 e uns quebrados... O note eu quis incluir (avaliado em 5mil) e o valor do seguro dobrava, acabei deixando de fora. Este ano poderia ter renovado pelo mesmo valor, mas não fiz pois esse ano tá osso $$$


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 18 de Junho de 2020, 23:15:43
Furtos e roubos em residencia, além de apresentar o B.O, ideal voce filmar, tirar fotos da porta arrombada, da bagunça em casa ou AP, como provas.

Sobre te assaltarem, em local publico, pegar testemunhas, fazer o B.O na hora, além que a seguradora vai procurar por cameras de vigilância que tenha no local, vai ser a ocorrência mais difícil de você receber indenização, mas acaba recebendo se for legitima.
Sobre assalto em local na natureza, é ainda mais complicado de receber, que é o meu caso.

Agora desanimei de pagar seguro, da próxima vou deixar junto com o seguro da residência mesmo...