Uma dúvida: existe alguma diferença entre usar uma lente tele de 600mm e um telescópio também com distância focal de 600mm?
Várias.
Falando apenas em equipamentos de boa qualidade, nada de telescópio Greika de 200 reais ok...
No caso de refratores, temos basicamente os acromáticos e os apocromáticos. Os acromáticos usam dois elementos na objetiva ("lente da frente") e os apocromáticos usam 3 e muito raramente 4.
Os acromáticos compensam a aberração cromática para dois comprimentos de onda, e os apocromáticos para três.
Boas objetivas de telescópio tem a superfície polida com altíssima precisão, pois exige-se uma resolução muito alta. Menos elementos e um bom coating garantem uma imagem de maior contraste do que as teleobjetivas de uso terrestre. Lembre-se que os objetos celestes tem contraste baixo.
As aberturas também são bem menores do que as teles. Um refrator de 1000mm com objetiva de 120mm de diâmetro apresenta f= 1000/120 = F8.3
Quanto as refletores existem diversos tipos, desde o Newtoniano clássico que usa dois espelhos, um plano e um parabólico principal até os Maksutov-Cassegrain que são bem complexos, com 2 espelhos e lentes corretoras, as vezes até asféricas.
Os refletores PUROS não apresentam aberração cromática, mas os mixtos podem apresentar (e podem compensar com uso de lentes APO por exemplo). Os espelhos de boa qualidade são polidos à perfeição, com precisão de pelo menos 1/8 de comprimento de onda;
Refratores bem corrigidos e de grande abertura são imensos e caríssimos. Refletores são a escolha mais lógica nesses casos. É fácil encontrar refletores newtonianos com diametro de 8 a 12 polegadas de boa qualidade e viáveis economicamente. Já um refrator de 12 polegadas de boa qualidade custará algo na casa das dezenas de milhares de reais.
Existem algumas teles usadas em fotografia que podem ser usadas tranquilamente para astro fotografia básica, como a Leica APO-Telyt 180 F3.4, a Telyt 560 e a Canon 300mm L, entre outras... mas esses comprimentos focais só servem para astrofotografia de campo largo, no máximo médio, a não ser que se abuse do crop.
Resumindo: Quando é necessário um aumento grande aliado com grande catação de luz, só telescópio mesmo....