Autor Tópico: Praia do Defunto - Governador Celso Ramos / SC  (Lida 2877 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.774
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 23 de Junho de 2020, 13:56:09
E aí Rapha tudo bem?

Obrigado por comentar!  :D

Sobre o flare e os raios foi de certa forma proposital. Fechei o diafragma o máximo que dava para ter uns raios de sol invadindo a imagem. Mas concordo que o flare produzido pela 18-140mm não é dos mais bonitos.

A questão do círculo do sol agora que você falou eu reparei também, vou conferir no raw como saiu, pode ser que eu tenha me passado no controle dos highlights.  :ok:

Fui dar zoom procurando esse círculo e bati o olho em sujeira do sensor.
Da uma verificada se é sujeira mesmo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #16 Online: 23 de Junho de 2020, 14:27:23
E aí Rapha tudo bem?

Obrigado por comentar!  :D

Sobre o flare e os raios foi de certa forma proposital. Fechei o diafragma o máximo que dava para ter uns raios de sol invadindo a imagem. Mas concordo que o flare produzido pela 18-140mm não é dos mais bonitos.

A questão do círculo do sol agora que você falou eu reparei também, vou conferir no raw como saiu, pode ser que eu tenha me passado no controle dos highlights.  :ok:

Tudo bem! Graças!!

Olha, eu acho que vc não precisa fechar todo o diafragma para ter esse efeito dos raios. Eu já consegui isso com f8, f10...e a imagem fica melhor com as aberturas médias no geral, né?
Quanto ao círculo estourado do sol, se era um amanhecer de cirrus, ou meio esfumaçado, aí mesmo fazendo múltiplas exposições pra conseguir mais informações das altas luzes, fica difícil driblar esse problema.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #17 Online: 23 de Junho de 2020, 15:26:48
Fui dar zoom procurando esse círculo e bati o olho em sujeira do sensor.
Da uma verificada se é sujeira mesmo.

É sujeira sim. Meu sensor tá bem sujo, descobri esses dias, fazia muito tempo que não fechava o diafragma na totalidade... Quase caí pra trás qdo o fiz e vi o tanto de sujeira  :eek:
Limpei vários pontos mas certeza que passou alguns, esse que vc viu no sol por exemplo.

Já encomendei uns swabs pra limpar pq a bombinha fuc fuc não resolveu dessa vez.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #18 Online: 23 de Junho de 2020, 15:33:23
Tudo bem! Graças!!

Olha, eu acho que vc não precisa fechar todo o diafragma para ter esse efeito dos raios. Eu já consegui isso com f8, f10...e a imagem fica melhor com as aberturas médias no geral, né?
Quanto ao círculo estourado do sol, se era um amanhecer de cirrus, ou meio esfumaçado, aí mesmo fazendo múltiplas exposições pra conseguir mais informações das altas luzes, fica difícil driblar esse problema.

Sim, sacrifiquei qualidade fechando a lente na totalidade. Olhando aqui as fotos que fiz no dia, com a lente em f/11 também obtive o efeito mas em menor escala... Lembrando agora outro motivo que fechei mais a lente foi para conseguir o shutter speed mais lento, já que não tenho filtro ND ...

Já o sol foi (d)efeito de edição... A manhã estava um pouco esfumaçada sim mas na original a transição de luz ao redor do sol está mais equilibrada. Boa observação a sua!
:ok:


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 23 de Junho de 2020, 22:29:43
Mudei recentemente para a cidade de Governador Celso Ramos, 1 hora de Florianópolis. Estou morando pertinho da praia e hoje resolvi acordar cedinho e tentar umas fotos por ali. Esta é uma das 6 praias próximas, todas em um raio de 15 minutos de distância.




Alguém aqui já fotografou na praia/areia com tripé? Falar que acabou sendo uma tarefa muito mais difícil que imaginei. A cada vez que a água do mar passava o tripé afundava na areia. Acabei desistindo e usei o tripé mais como apoio mesmo, deixando a cabeça do tripé solta.
Fora isso, já lavei o tripé 2 vezes com água doce e ainda não consegui tirar toda a areia dele.  :doh:

Curti bastante o enquadramento que fez juntamente com as cores, parabéns!
Sobre à areia é muito difícil de tirar mesmo, tenho um monopé manfrotto que usei na lama e na praia nunca consegui tirar toda à areia, o mecanismo de trava é aquelas "orelhas" com isso é péssimo nessas condições.
Meu tripé Benro as travas são do tipo rosca, com isso é fácil limpar pois da para desmontar tudo, já usei em vários lugares e limpei com sucesso.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #20 Online: 23 de Junho de 2020, 22:42:27
Curti bastante o enquadramento que fez juntamente com as cores, parabéns!
Sobre à areia é muito difícil de tirar mesmo, tenho um monopé manfrotto que usei na lama e na praia nunca consegui tirar toda à areia, o mecanismo de trava é aquelas "orelhas" com isso é péssimo nessas condições.
Meu tripé Benro as travas são do tipo rosca, com isso é fácil limpar pois da para desmontar tudo, já usei em vários lugares e limpei com sucesso.

Obrigado Gabriel!

O meu é um Benro também, mas é do tipo "orelha"... nao sei se algum dia conseguirei tirar toda a areia dele  :hysterical: mas consegui tirar bastante, depois de várias lavagens... mas desencanei um pouco, provavel que daqui uns dias leve ele pra areia novamente  >:D