Autor Tópico: Os recursos como ADL da Nikon ou DRO da Sony são tão bons assim ?  (Lida 5145 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 07 de Julho de 2020, 14:45:24
Só um adendo.
No caso da Fuji quando você usa o Capture One os recursos que foram usados na câmera são importados para para o programa.
Isso na minha opinião é muito bom porque une o recurso da câmera e a flexibilidade do software.
Não sei se o DR100 ou DR400 da câmera são importados também porque geralmente ignoro esse tipo de recurso, mas como a Fuji da muita flexibilidade ao JPG e importa tudo pada o RAW ao usar o Capture One eu estou começando a experimentar.
Pelo que percebi os film simulations são importados no RAW para o Capture One e isso já ajuda bem na edição. Se quiser mudar depois muda livremente. Achei bem legal.

O cfcsosa entende muito mais que eu de Capture One e pode falar se estou errado em algo.
Importa sim Fabio, funciona muito bem. Importa até o que você aplicou de sharpen na câmera.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



Fábio Secioso

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.097
    • https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
Resposta #31 Online: 07 de Julho de 2020, 15:29:29
Importa sim Fabio, funciona muito bem. Importa até o que você aplicou de sharpen na câmera.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk

Justamente isso que estava na dúvida se eu tinha exagerado.
Isso realmente une o melhor dos dois e da uma versatilidade enorme.
D5500 - AF-P 18-55mm || Sigma 100-400 C
Fujifilm - X-T3 16-80mm f4 || Samyang 12mm f2
https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
https://www.instagram.com/fabiosecioso/


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 07 de Julho de 2020, 15:53:08
O DRO da Sony funciona igualmente ao da Canon e Nikon. No RAW se houver editor específico.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



Fábio Secioso

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.097
    • https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
Resposta #33 Online: 07 de Julho de 2020, 16:40:50
Infelizmente, o nível do tópico já se perdeu.(como sempre quando eu acerto)

Quem ler o histórico do tópico original, saberá que a comparação nunca foi contra pacotes da Adobe mas entre Canon ALO e Nikon ADL em RAW.

Quem ler o histórico, saberá que o ADL permite fotos, à noite de coisas em movimento nas ruas (até 2 stops de velocidade acima da Canon). E uma foto, à noite, com movimento totalmente borrado (pela baixa velocidade), não se arruma nas ferramentas da Adobe.

Quem ler o histórico saberá que um EVF sem ADL não estará ajustado para auxiliar nessa situação acima (paragrafo anterior). Um fotômetro sem ajuste para ADL tb não ajudará. E nem as ferramentas da Adobe ajudarão (parágrafo acima)

Quem ler o histórico, saberá que o teste é em ruas à noite com luzes de postes


Humildade ?
Justiça ?
Isso eu não espero mais aqui

Deixo ao leitor idôneo (que pesquise o assunto fururamente) decidir

Boa tarde a todos :ok:

E se você ler o que eu escrevi vera que a sua comparação não se aplica já que no link que postei mostra que pode-se usar o ALO da Canon através do programa próprio igual a Nikon.
E também pode ser fazer o mesmo na Sony.

Além disso estamos mostrando que ao fotografar em RAW a sua premissa de que o ADL é uma vantagem é absolutamente falsa, pois conseguimos melhores resultados em qualquer editor de RAW, seja ele pago como o LR ou nativo grátis do fabricante da câmera.

Todas as suas premissas estão absolutamente erradas.

Não precisa de ADL para fazer nada disso que você fala. É só saber fotometrar em manual para aquilo que você quiser expor e sabendo da performance do seu sensor e depois editar em qualquer programa, seja ele nativo ou pago que você consegue um resultado muito melhor que qualquer ADL, ALO etc.

Suas premissas estão absolutamente equivocadas e a discussão começou justamente porque você disse que a vantagem de usar o ADL é quando se fotógrafa em RAW e depois se aplica o mesmo no programa da Nikon.
Os colegas e eu simplesmente mostramos que é melhor editar manualmente com o uso de simples slides que você consegue um resultado muito melhor!

Ou seja, quem levou a discussão para o uso do LR foi você mesmo!
« Última modificação: 07 de Julho de 2020, 16:51:06 por Fábio Secioso »
D5500 - AF-P 18-55mm || Sigma 100-400 C
Fujifilm - X-T3 16-80mm f4 || Samyang 12mm f2
https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
https://www.instagram.com/fabiosecioso/


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #34 Online: 07 de Julho de 2020, 21:34:47
Pra falar a verdade eu achei que o pessoal ia perceber, mas não olharam o exif no outro tópico.

Foto original em JPG com DL no máximo. Torta, pois já estava encerrando o ensaio e indo pra casa rsrs


Editada no Photoshop, abri no camera raw e ainda usei o nik collection para dar bastante contraste, mas não ao ponto de parecer falso.



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 07 de Julho de 2020, 22:51:58
Relaxa, Brother  :ok: Já encerrou  :ok:
Ninguém testará em ruas à noite (com luzes de postes) pq seria muito "dar o braço a torcer" para mim  :ok:


E, com a Canon R5 8k, 20fps, me convenceram:
Nikon morreu no passado.
diz o ditado:
"É preciso aprender a ouvir os mais jovens"  :ok:
Eu sugiro que você teste e poste.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #36 Online: 08 de Julho de 2020, 11:48:56
Pra falar a verdade eu achei que o pessoal ia perceber, mas não olharam o exif no outro tópico.

Foto original em JPG com DL no máximo. Torta, pois já estava encerrando o ensaio e indo pra casa rsrs


Editada no Photoshop, abri no camera raw e ainda usei o nik collection para dar bastante contraste, mas não ao ponto de parecer falso.

A não ser que alguém venha com uma evidência muito estarrecedora que corrobore a favor do ADL, DRO, etc..., está mais do que provado com esse exemplo que comprova que vale muito mais a pena e é muito mais fácil fotografar em RAW e tratar no LR, PS, C1, etc... do que usar esses recursos presentes no software da câmera quando se busca recuperar as altas e baixas luzes.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #37 Online: 08 de Julho de 2020, 16:19:33

Uma vez que o tópico foi criado por minha causa, vou falar:

A quem "se deixou de fora do mercado", houve muito mais evolução (na Sony e Fuji) do que me pareceu ter tido (de 2016 para cá).

Por não observar devidamente (nem testar) os últimos lançamentos, admito: Os forums são muito úteis (praticamente indispensáveis, na tomada de decisão)  :clap: :worship:

Está claro para mim que a Nikon se perdeu em um mercado onde Fuji e Sony evoluem, demais, e a cada semestre. Talvez, quem as veja todo dia, não perceba tudo que elas evoluíram desde 2016.

É uma pena para a Nikon mas, a cada recurso refutado e, com equipamentos desinteressantes, a Nikon se perde, mais e mais, a cada semestre. Principalmente, em um mercado que se recria mais e mais, com os últimos lançamentos da Sony A99, A99 II, A7R IV, A7S e Fuji X-T4   :ok:


Obrigado pela atenção dispensada em me ajudar a entender o que temos no mercado atual :ok:  :worship: E principalmente, a entender que a Nikon não é um mais um diferencial
Esses seus comentários sãs irônicos (o que eu acredito mais) ou você realmente está sendo honesto?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #38 Online: 08 de Julho de 2020, 17:53:59

Minha reposta foi enviada por mensagem pessoal

Não vou dar mais bola para o foi feito neste tópico.

Para fins práticos,

Meu foco agora é 3 setups:
Um Sony,
um Fuji e
um Canon

para escolher meu sistema ML

Não se preocupem que a minha escolha não será divulgada, a fim de não gerar mais atrito aqui :ok:


(Apenas respondi este post porque foi feita uma pergunta direta a mim e para que saibam que não estou deixando o Thales sem resposta)
Será Sony.... sempre soube. A9II.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales