Autor Tópico: Direitos em fotos de produtos.  (Lida 1375 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 25 de Junho de 2020, 15:15:42
Pessoal, sempre que eu vou vender algo pela internet (ML, OLX, Facebook), eu faço as fotos do meu produto e sempre anuncio com fotos minhas.

Porém eu sempre vejo que na maioria dos anúncios, principalmente de produtos novos, as imagens são quase sempre as mesmas, e me bateu essa duvida.

Existe direito autoral, direito de uso, ou qualquer outro direito em fotografia de produtos?

E como reivindicar ou provar que é sua uma imagem que pode ser reproduzida?

Eu sei que existem trabalhos diferenciados, mas estou me referindo a grande maioria das fotos de produtos usadas em e-commerce etc, que apesar de terem qualidade, são feitas com esquemas simples de iluminação, etc.

Acredito que seja quase impossível provar a autoria ÚNICA de uma foto dessas.





Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2020, 15:58:56
Existe, mas na grande maioria dos casos o fotógrafo passa os direitos pra empresa já no contrato.
Inclusive é comum a prática de cobrar um valor pelos direitos além do valor pelo serviço.

Quanto a galera usando as imagens em sites de venda e coisa e tal, as empresas não vão atrás simplesmente pois não vale a pena.
Vão gastar mais com a causa do que vão receber com a compensação.

E no fim das contas é até bom pra empresa ter boas fotos de seu produto por aí, mesmo que seja terceiros usando elas.
Free marketing com qualidade de produção.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #2 Online: 25 de Junho de 2020, 17:31:58
Na OLX, ML, etc é um kicifucker só. Normalmente o cara vendendo um produto usado, barato e a foto é de produto novo, indicação de golpe (pode ser um relaxado)

Agora, no ecommerce o GG avalia a originalidade da foto pra ranking pra SEO.

Direito autoral aqui é uma piada e a cara de pau é algo espantoso.  A esposa fez uma referencia no PS pra pintar um quadro e teve "colega" dela que copiou e falou que era dele. VTC


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 26 de Junho de 2020, 02:13:11
Eticamente falando, creio que se o produto e' usado, as fotos deveriam ser do produto em questao. No caso do produto novo, muitas vezes esta' lacrado, e o vendendor nao vai abrir pra tirar fotos. Dai' creio que faz sentido usar as fotos do fabricante/distribuidor.

Sobre outro anunciante piratear suas fotos pra usar em plataformas de vendas (por exemplo, vc vende um produto usado, e outro vendedor usa suas fotos), nao vejo opcao alem de colocar uma marca dagua gigante.

E desculpem a falta de acentuacao, estoui escrevendo do Raspberry Pi, cujo suporte e' sofrivel pro portugues.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 26 de Junho de 2020, 09:38:30
Gente, vocês não entenderam o cerne da questão.

Vamos imaginar que sou contratado por uma auto peças para fotografar seu estoque, faço tudo com um esquema comum de iluminação, as fotos vão para o e-commerce da loja, e alguém usa essas imagens, ou parte delas (não se atenham a esse detalhe).

Como eu, ou meu contratante vamos provar a autoria das fotos?

Não da nem ao menos para ter certeza que as fotos são minhas, pois é fácil reproduzir.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Junho de 2020, 10:03:42
Gente, vocês não entenderam o cerne da questão.

Vamos imaginar que sou contratado por uma auto peças para fotografar seu estoque, faço tudo com um esquema comum de iluminação, as fotos vão para o e-commerce da loja, e alguém usa essas imagens, ou parte delas (não se atenham a esse detalhe).

Como eu, ou meu contratante vamos provar a autoria das fotos?

Não da nem ao menos para ter certeza que as fotos são minhas, pois é fácil reproduzir.
Creio que você mesmo respondeu hehe
Não tem como provar, pois a peça seria a mesma que seu colega vai fotografar e o esquema de luz parecido...

O jeito seria colocar uma marca d'água com o nome da empresa de peças que te contratou.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #6 Online: 26 de Junho de 2020, 10:37:53
Gente, vocês não entenderam o cerne da questão.

Vamos imaginar que sou contratado por uma auto peças para fotografar seu estoque, faço tudo com um esquema comum de iluminação, as fotos vão para o e-commerce da loja, e alguém usa essas imagens, ou parte delas (não se atenham a esse detalhe).

Como eu, ou meu contratante vamos provar a autoria das fotos?

Não da nem ao menos para ter certeza que as fotos são minhas, pois é fácil reproduzir.

Aí já entra na questão de investigação. Teria como provar sim, tendo o RAW da imagem ou o arquivo original com o metadado do dia que foi feita.
É muito difícil reproduzir uma foto 100%, do exato mesmo angulo, com as luzes na exata mesma posição.
Agora se o outro fotógrafo apenas fizer uma foto muito parecida e a foto não tiver um diferencial que possa ser interpretado como propriedade criativa, aí já não daria em nada.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 26 de Junho de 2020, 14:57:54
Creio que você mesmo respondeu hehe
Não tem como provar, pois a peça seria a mesma que seu colega vai fotografar e o esquema de luz parecido...

O jeito seria colocar uma marca d'água com o nome da empresa de peças que te contratou.

Foi mais ou menos o que respondi ali em cima. Acho que entrar na justiça neste tipo de caso é um desperdício de energia. Melhor botar uma marca d'água e pronto.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Junho de 2020, 17:51:52
Foi mais ou menos o que respondi ali em cima. Acho que entrar na justiça neste tipo de caso é um desperdício de energia. Melhor botar uma marca d'água e pronto.
Verdade, eu li apenas o primeiro e o último post  :doh: