Autor Tópico: SOFTWARE ADICIONAL  (Lida 1534 vezes)

Claudio_2009

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Online: 25 de Junho de 2020, 17:49:41
Após anos de uso do Photoshop e Lightroom, resolvi migrar para o Affinity Photo e estou achando o software bem completo, seja para raw ou jpg. Também estou usando o FastStone para gerenciar arquivos e fazer pequenos ajustes. Embora seja ótimo para o que se propõe, acho um pouco limitado e estou testando os programas Corel After Shot 3, On1 e ACDSee e estou em dúvida sobre eles. Tenho ainda cerca de 20 dias para decidir sobre um deles e gostaria de saber se alguém aqui usa estes programas e pode dar uma sugestão.
Claudio_2009


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Julho de 2020, 15:57:18
Após anos de uso do Photoshop e Lightroom, resolvi migrar para o Affinity Photo e estou achando o software bem completo, seja para raw ou jpg. Também estou usando o FastStone para gerenciar arquivos e fazer pequenos ajustes. Embora seja ótimo para o que se propõe, acho um pouco limitado e estou testando os programas Corel After Shot 3, On1 e ACDSee e estou em dúvida sobre eles. Tenho ainda cerca de 20 dias para decidir sobre um deles e gostaria de saber se alguém aqui usa estes programas e pode dar uma sugestão.

Olá!
Saí da Adobe há uns 2 anos e usei o On1 por algum tempo. É talvez o software mais completo de todos no que diz respeito a funcionalidades. Eu fiquei bastante fã da plataforma deles e agora estão com sincronização nas nuvens e aplicativo para Android (deve ter para iphone também). Porém... a qualidade da conversão raw não é brilhante. Se você comparar com o Capture One e com o DXO Photolab vai perceber que estes dois colocam o ON 1 no bolso quanto a qualidade da conversão raw. Sugiro também considerar estes dois na hora de escolher. O preço de ambos é mais salgado que o ON1.
O DXO Photolab é rápido e prático; já abre aplicando umas correções de lente e câmera que já adiantam metade do trabalho. E a correção de ruído, para quem vem do Lightroom, parece milagrosa (na versão top do programa; a versão básica tem uma redução de ruído mais "normal"). As grandes limitações do DXO PL é não ter praticamente nenhuma função de gerenciamento de arquivos e não editar arquivos da Fuji (sensores X).
Já o Capture One tem algo parecido com a biblioteca do LR, mais ou menos no mesmo patamar (sem reconhecimento de faces, que fiquei sabendo que o LR agora tem). Mas me atende neste aspecto perfeitamente (sou hobbista). Editar nele leva um pouco mais de tempo que no DXO, mas o resultado final é muito bom. Na redução de ruído ele fica aquém do DXO PL.
Os outros que você citou nunca usei. O ACDSee é muito citado quanto às suas capacidades de gerenciamento de arquivos mas nunca vi ninguém muito impressionado com a qualidade de edição dele.

Mas, como disse, sou hobbista. Tem muita gente mais habilitada que eu para te ajudar aqui no fórum.
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 07 de Julho de 2020, 17:22:21
Olá Claudio,

Sou outro que largou a Adobe já faz algum tempo, doei todas as minhas licenças...

Os programas da Serif são excepcionais, principalmente o Affinity. Uso ele como EDITOR.
Para conversão RAW uso um mix, o DxO é a minha escolha quando estou trabalhando com sensores comuns (Bayer). Não tem nada que chegue perto dele. Para Fuji (sensor X-Trans), uso a versão gratuita do Capture One for Fujifilm.

Tenho licenças compradas do Silkypix Pro, do Luminar, do Corel Aftershot Pro e de outros, mas definitivamente eles estão em desuso por minha parte. O Silkypix é ótimo mas lerrrrrdo de doer e tem um monte de coisas que se você nao ler o manual a fundo nem iria desconfiar que ele tinha. O Luminar é tremendamente bugado e muito voltado para principiantes em edição. O Aftershot parou no tempo, não vejo nenhuma vantagem em usa-lo hoje em dia. O ON1 não me agradou.

Como gerenciador de acervo, na minha opinião não tem nada que chegue perto do Photo Supreme, nem o falecido Phase One Media pró chegava aos pés. O Adobe bridge e o catalogador do LR chegam a ser uma piada perto do PSU. Não curto o ACDSee. Tenho dois acervos no PSU com mais de 200 mil imagens e funciona bem e rápido, com um sistema de busca que chega a ofender a concorrência.


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Julho de 2020, 18:02:51
Olá Claudio,

Sou outro que largou a Adobe já faz algum tempo, doei todas as minhas licenças...

Os programas da Serif são excepcionais, principalmente o Affinity. Uso ele como EDITOR.
Para conversão RAW uso um mix, o DxO é a minha escolha quando estou trabalhando com sensores comuns (Bayer). Não tem nada que chegue perto dele. Para Fuji (sensor X-Trans), uso a versão gratuita do Capture One for Fujifilm.

Tenho licenças compradas do Silkypix Pro, do Luminar, do Corel Aftershot Pro e de outros, mas definitivamente eles estão em desuso por minha parte. O Silkypix é ótimo mas lerrrrrdo de doer e tem um monte de coisas que se você nao ler o manual a fundo nem iria desconfiar que ele tinha. O Luminar é tremendamente bugado e muito voltado para principiantes em edição. O Aftershot parou no tempo, não vejo nenhuma vantagem em usa-lo hoje em dia. O ON1 não me agradou.

Como gerenciador de acervo, na minha opinião não tem nada que chegue perto do Photo Supreme, nem o falecido Phase One Media pró chegava aos pés. O Adobe bridge e o catalogador do LR chegam a ser uma piada perto do PSU. Não curto o ACDSee. Tenho dois acervos no PSU com mais de 200 mil imagens e funciona bem e rápido, com um sistema de busca que chega a ofender a concorrência.

Acredita que aqui pra mim o Photo Supreme começou a bugar há alguns meses e não parou até hoje? Entrei em contato com o desenvolvedor, ele sempre foi muito atencioso, disse que estava ciente do bug e estava tentando consertar; até agora, várias atualizações e continua bugado. Uma pena, pois é um software muito bom (e não é barato... :no:).
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 08 de Julho de 2020, 19:57:37
Acredita que aqui pra mim o Photo Supreme começou a bugar há alguns meses e não parou até hoje? Entrei em contato com o desenvolvedor, ele sempre foi muito atencioso, disse que estava ciente do bug e estava tentando consertar; até agora, várias atualizações e continua bugado. Uma pena, pois é um software muito bom (e não é barato... :no:).

Bugou como ? Aqui ta de boa.


Claudio_2009

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #5 Online: 31 de Julho de 2020, 17:51:41
Bugou como ? Aqui ta de boa.
Pessoal, obrigado pelas respostas! Ao final optei pela compra do DxO Photo Lab que estou usando juntamente com o Affinity Photo. Ainda sigo com o FastStone como gerenciador de arquivo.
Claudio_2009


Claudio_2009

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #6 Online: 31 de Julho de 2020, 18:05:29
Pessoal, obrigado pelas respostas! Ao final optei pela compra do DxO Photo Lab que estou usando juntamente com o Affinity Photo. Ainda sigo com o FastStone como gerenciador de arquivo.
Claudio_2009


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 31 de Julho de 2020, 21:39:49
Legal, que bom que encontrou algo que curtisse.

Mas o FastStone é um visualizador e não um organizador propriamente dito. Mas se te atende, vá fundo.


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 31 de Julho de 2020, 21:48:24
Pessoal, obrigado pelas respostas! Ao final optei pela compra do DxO Photo Lab que estou usando juntamente com o Affinity Photo. Ainda sigo com o FastStone como gerenciador de arquivo.
Sem dúvida não vai se arrepender. Ótima aquisição.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM