Autor Tópico: Preciso mesmo de uma lente além da do kit para minha SL3?  (Lida 1981 vezes)

Erasmo de Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Online: 28 de Junho de 2020, 12:08:19
Olá!

Sei que a melhor resposta é depende do que irei fazer, então vamos lá...

O uso principal é vídeos amadores para YouTube, que são gravados normalmente dentro de casa com iluminação artificial em LED 6500k (Philips 23W e 7,5W), difundidos em luminárias chinesas.

Minha esposa faz bastante vlog e eu pretendo criar conteúdos (assuntos diversos sobre o mercado de trabalho, filosofia e tecnologia) utilizando tripé e cenários em chroma key. O ambiente que utilizarei como estúdio de gravação para meus conteúdos mede 10,5m² (3,0 x 3,5m).

Vejo muita recomendação de lentes que "todo iniciante deve ter", mas será que, para o meu caso, a lente do kit (Ef-s 18-55mm F/4-5.6 Is Stm) já é suficiente?

Não quero sair gastando aleatoriamente, mas se for extremamente necessário e fizer muita diferença, vou colocar no orçamento para aquisição, desde que bem justificado, o que me recomendarem.

Desde já agradeço!
DSLR Canon SL3 + EF-S 18-55mm F/4-5.6 IS STM


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2020, 12:47:30
Olá!

Sei que a melhor resposta é depende do que irei fazer, então vamos lá...

O uso principal é vídeos amadores para YouTube, que são gravados normalmente dentro de casa com iluminação artificial em LED 6500k (Philips 23W e 7,5W), difundidos em luminárias chinesas.

Minha esposa faz bastante vlog e eu pretendo criar conteúdos (assuntos diversos sobre o mercado de trabalho, filosofia e tecnologia) utilizando tripé e cenários em chroma key. O ambiente que utilizarei como estúdio de gravação para meus conteúdos mede 10,5m² (3,0 x 3,5m).

Vejo muita recomendação de lentes que "todo iniciante deve ter", mas será que, para o meu caso, a lente do kit (Ef-s 18-55mm F/4-5.6 Is Stm) já é suficiente?

Não quero sair gastando aleatoriamente, mas se for extremamente necessário e fizer muita diferença, vou colocar no orçamento para aquisição, desde que bem justificado, o que me recomendarem.

Desde já agradeço!
Se ela tiver bom foco e estiver lhe atendendo bem, a resposta é: Não.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 28 de Junho de 2020, 12:56:28
A única preocupação é se for filmar em 4K, porque aí tem um crop muito forte (2.6x, acho) e a maioria das lentes vai ficar com um ângulo de visão muito fechado. Se for filmar em FullHD, daí essa lente do kit vai ser mais que suficiente pra um ambiente controlado. E com o bônus que vai manter o foco Dual Pixel e com detecção de olho (não tem esses recursos no 4K).


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.772
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 28 de Junho de 2020, 13:38:42
Não precisa.

Caso ela queira fazer vlog com ela mesma segurando a câmera, recomendo a EF-S 10-18.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Erasmo de Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 28 de Junho de 2020, 15:05:28
Se ela tiver bom foco e estiver lhe atendendo bem, a resposta é: Não.

O foco está satisfatório. O que vejo sobre outras lentes que recomendam é F com número menor, que deixa mais claro devido a quantidade de luz que deixa entrar e desfoque melhor, mas como não tenho onde testar, queria saber se isso faz a necessidade de adquirir.

A única preocupação é se for filmar em 4K, porque aí tem um crop muito forte (2.6x, acho) e a maioria das lentes vai ficar com um ângulo de visão muito fechado. Se for filmar em FullHD, daí essa lente do kit vai ser mais que suficiente pra um ambiente controlado. E com o bônus que vai manter o foco Dual Pixel e com detecção de olho (não tem esses recursos no 4K).

Não tenho pretensões de gravar em 4K... Não que eu desconsidere 100%, mas como a maioria das pessoas assistem em telas pequenas, não vejo necessidade.

Não precisa.

Caso ela queira fazer vlog com ela mesma segurando a câmera, recomendo a EF-S 10-18.

Pode ser interessante para o uso da minha esposa...
« Última modificação: 28 de Junho de 2020, 15:07:17 por Erasmo de Oliveira »
DSLR Canon SL3 + EF-S 18-55mm F/4-5.6 IS STM


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Junho de 2020, 15:24:36
O foco está satisfatório. O que vejo sobre outras lentes que recomendam é F com número menor, que deixa mais claro devido a quantidade de luz que deixa entrar e desfoque melhor, mas como não tenho onde testar, queria saber se isso faz a necessidade de adquirir.

Não tenho pretensões de gravar em 4K... Não que eu desconsidere 100%, mas como a maioria das pessoas assistem em telas pequenas, não vejo necessidade.

Pode ser interessante para o uso da minha esposa...
Pelo que entendi sua luz é controlada, então lentes mais claras não te darão vantagem.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



Erasmo de Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 28 de Junho de 2020, 16:07:29
Pelo que entendi sua luz é controlada, então lentes mais claras não te darão vantagem.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk

Perfeito!

Pelas respostas, acredito que devo ficar em paz com a lente do kit.

Grato a todos!
DSLR Canon SL3 + EF-S 18-55mm F/4-5.6 IS STM