Autor Tópico: Fotografia analógica - iniciante: Zenit 12xp, Taron PR ou Canon Eos 750?  (Lida 357 vezes)

lais25

• Trade Count: (0)
  • Novato(a)
Boa tarde, pessoal. Sou nova aqui no fórum e no mundo da fotografia analógica.

Estou procurando algumas opções de câmera para começar a estudar fotografia analógica, tive uma pequena base a respeito em uma matéria de Fotografia da Universidade, tive a oportunidade de manusear algumas câmeras, mas não entendo praticamente nada de modelos. Estou falando com alguns vendedores no Mercado Livre, alguns garantem a funcionalidade do equipamento, outros dizem não saber... De qualquer forma, estou em dúvida entre os seguintes modelos:

1. Zenit 12xp
2. Taron PR
3. Canon Eos 750 DQ Analógica

Se alguém tiver experiências e dicas, serão muito bem vindas! Aceito sugestões de outros modelos também. Muito obrigada e ótima semana!
« Última modificação: 28 de Junho de 2020, 15:54:49 por lais25 »

Marcelo Sakamoto

• Conhecendo
  • *
Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2020, 17:33:48
Pentax K1000
Nikon FM2
Praktica MTL3
Olympus OM1

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk

AFShalders

• Trade Count: (27)
  • Referência
  • "Bela câmera, mas mostre as fotos..."
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 28 de Junho de 2020, 19:11:09
Bem-vinda Lais,

Pelas suas sugestões, presumo que custo seja um determinante, então vou ater-me a opções baratas, ou pelo menos as que não sejam tão inflacionadas no mercado de usados.

A Zenit é uma câmera muito, muito básica, com um fotômetro pouco confiável. Embora existam no mercado muitas em estado excepcional, uma boa parte delas está em estado lastimável, com prisma manchado e cheias de mau-contato. Se achar uma BBB, não é uma má escolha, desde que você tenha em mente que ela não possui velocidades abaixo de 1/15s, o que pode ou não ser um problema para você. Fora isso, a objetiva Helios-44 (em suas diversas encarnações) é uma objetiva bem razoável. Eu não pagaria mais do que 350-400 reais em uma em estado excepcional. Tive mais de dez Zenits.

Taron. Fuja disso. Nunca vi nenhuma em estado que me agradasse. A ótica é de media-baixa qualidade, mas até que serve para filme preto e branco. O contraste não é dos melhores, o diâmetro dos filtros é estranho e o visor horrível.

Canon EOS de filme em geral. São ótimas câmeras, mas depende muito do modelo e do preço. Eu custo muito as EOS Rebel 300 e 500. Difícil encontrar uma com problemas. A 750 é furada. Só tem modo automático e usa a bateria 2CR5, cara pra caramba e difícil de encontrar. Prefira as que usam um par de CR2 ou CR123. Veja EOS 300,500,500N,Rebel X, Rebel XS,Rebel G, EOS-30, EOS-50, Elan II,EOS-5,A2 mas teste bem e veja se tudo funciona. O preço varia de R$200 a R$500 o corpo dependendo do modelo.

Cameras básicas como as Pentax K1000 e a Praktica MTL-3 ou MTL-5 são interessantes, mas novamente tem que ver se o fotometro funciona e se o prisma não está manchado. A Olympus OM-1 é sensacional, mas uma perfeita não sairá barata. Evite a todo custo as Olympus cujos números de modelo tenham mais do que 1 dígito (exemplo OM-10, OM-101) dão MUITO defeito e são eletrônicas.

Outras câmeras bem legais são a Canon AT1 (toda manual,simples e super confiável)
Yashica TL Electro-X, eletronica mas muito confiável. Pesa uma barbaridade.

Evite as Olympus e Yashicas "cult". Por que ? Simples, se não comprar de um conhecido, ou com garantia do vendedor, arrisca pagar caríssimo e estar com defeito. São sensacionais QUANDO estão boas. Exemplos: Yashica Electro 35, Olympus 35 RD,RC,DC,SP,XA. Melhor evitar se não estiver acostumada a avaliar.

Nikon FM2.... Relação de amor e ódio. Linda, excelente visor mas... o obturador dá muito problema. A FM (pura) é muito mais confiável.

Evite as Nikons eletrônicas, nenhuma presta, principalmente hoje em dia. N70, N90, N8008, F5, F100. Vão cobrar uma nota e certeza de dar problemas. Tive várias, não eram boas nem novas (tirando a F5 e a FM3A).

Pentax... As que valem hoje em dia são a K1000 e a MX. Evite ME, ME-Super, série PZ e série M. Muito defeito.

Minolta: Boas: Séries SRT e X.

Evitar qualquer das Minolta Maxxum e Dynax. Excelentes quando novas mas são eletrônicas e é raro ver uma 100% funcionando hoje. Tenho 4 sucatas aqui de Maxxum 700, 800 ... E as lentes são muito difíceis.

A maioria das câmeras e lentes são melhores que a maioria dos fotógrafos.

www.oldgoodlight.blogspot.com / www.flickr.com/groorj

lasg

• Membro Ativo
Resposta #3 Online: 28 de Junho de 2020, 21:06:46
Bem-vinda Lais,
Pelas suas sugestões, presumo que custo seja um determinante, então vou ater-me a opções baratas, ou pelo menos as que não sejam tão inflacionadas no mercado de usados.
A Zenit é uma câmera muito, muito básica, com um fotômetro pouco confiável. Embora existam no mercado muitas em estado excepcional, uma boa parte delas está em estado lastimável, com prisma manchado e cheias de mau-contato. Se achar uma BBB, não é uma má escolha, desde que você tenha em mente que ela não possui velocidades abaixo de 1/15s, o que pode ou não ser um problema para você. Fora isso, a objetiva Helios-44 (em suas diversas encarnações) é uma objetiva bem razoável. Eu não pagaria mais do que 350-400 reais em uma em estado excepcional. Tive mais de dez Zenits.
Taron. Fuja disso. Nunca vi nenhuma em estado que me agradasse. A ótica é de media-baixa qualidade, mas até que serve para filme preto e branco. O contraste não é dos melhores, o diâmetro dos filtros é estranho e o visor horrível.
Canon EOS de filme em geral. São ótimas câmeras, mas depende muito do modelo e do preço. Eu custo muito as EOS Rebel 300 e 500. Difícil encontrar uma com problemas. A 750 é furada. Só tem modo automático e usa a bateria 2CR5, cara pra caramba e difícil de encontrar. Prefira as que usam um par de CR2 ou CR123. Veja EOS 300,500,500N,Rebel X, Rebel XS,Rebel G, EOS-30, EOS-50, Elan II,EOS-5,A2 mas teste bem e veja se tudo funciona. O preço varia de R$200 a R$500 o corpo dependendo do modelo.
Cameras básicas como as Pentax K1000 e a Praktica MTL-3 ou MTL-5 são interessantes, mas novamente tem que ver se o fotometro funciona e se o prisma não está manchado. A Olympus OM-1 é sensacional, mas uma perfeita não sairá barata. Evite a todo custo as Olympus cujos números de modelo tenham mais do que 1 dígito (exemplo OM-10, OM-101) dão MUITO defeito e são eletrônicas.
Outras câmeras bem legais são a Canon AT1 (toda manual,simples e super confiável)
Evite as Olympus e Yashicas "cult". Por que ? Simples, se não comprar de um conhecido, ou com garantia do vendedor, arrisca pagar caríssimo e estar com defeito. São sensacionais QUANDO estão boas. Exemplos: Yashica Electro 35, Olympus 35 RD,RC,DC,SP,XA. Melhor evitar se não estiver acostumada a avaliar.
Nikon FM2.... Relação de amor e ódio. Linda, excelente visor mas... o obturador dá muito problema. A FM (pura) é muito mais confiável.
Evite as Nikons eletrônicas, nenhuma presta, principalmente hoje em dia. N70, N90, N8008, F5, F100. Vão cobrar uma nota e certeza de dar problemas. Tive várias, não eram boas nem novas (tirando a F5 e a FM3A).
Pentax... As que valem hoje em dia são a K1000 e a MX. Evite ME, ME-Super, série PZ e série M. Muito defeito.
Evitar qualquer das Minolta Maxxum e Dynax. Excelentes quando novas mas são eletrônicas e é raro ver uma 100% funcionando hoje. Tenho 4 sucatas aqui de Maxxum 700, 800 ... E as lentes são muito difíceis.

Excelentes dicas, AFShalders. Eu também agradeço.

Aproveito para explorar mais um pouco: qual sua opinião sobre as Spotmatic (Asahi Pentax)?

Luis
LASG
Nikon D5300 & Nikon D90 & Sony ILCE-3000

AFShalders

• Trade Count: (27)
  • Referência
  • "Bela câmera, mas mostre as fotos..."
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 28 de Junho de 2020, 21:36:15
Excelentes dicas, AFShalders. Eu também agradeço.

Aproveito para explorar mais um pouco: qual sua opinião sobre as Spotmatic (Asahi Pentax)?

Luis

Opa Luis !

A Spotmatic é uma boa câmera, especialmente a F. Mas acho que só vi UMA que não estivesse com o prisma descascado. :(

Mas como sempre, tem que examinar o maldito fotômetro. A parte mecânica em si é bem confiável.
A maioria das câmeras e lentes são melhores que a maioria dos fotógrafos.

www.oldgoodlight.blogspot.com / www.flickr.com/groorj

lais25

• Novato(a)
Resposta #5 Online: 29 de Junho de 2020, 09:58:05
Bem-vinda Lais,

Bom dia, muito obrigada por todas as informações! Eu pretendo gastar até uns 500 reais, devido a inexperiência no manuseio, também pra ver se a fotografia analógica serve pra mim... Vou dar uma pesquisada nos modelos que você sugeriu. Obrigada por compartilhar tanto!

peridapituba

• Conhecendo
  • *
Resposta #6 Online: 16 de Agosto de 2020, 19:59:43
Desnecessário aumentar dicas após o que o Antônio falou.
Minha opinião é em relação aos preços.
Por ser algo inicial e incipiente te aconselho a não gastar tanto.
Não sei de sua pressa ou necessidade em ter esta câmera, mas se não houver pressa até ganhar uma cam destas é possível, dependendo do modelo.
Futuramente vc vai perceber que fotografia  analógica no BR é algo muito trabalhoso.
Infelizmente não vale mais à pena.
Aí vc gasta uma grana que, talvez, te faça falta p adquirir equipamentos digitais mais à frente.
Eu fiz ótimas fotos c uma Zenith 12XP toda ferrada.
Fotometrava pela suny16 e pela asa do filme.
O bom disso é que c pouco tempo o processo de fotometria se automatiza na sua cabeça.
E uma Helios 44 é fácil de achar c bom preço.
Enfim, persista e insista que dá pra fazer muita coisa legal.
Se vc tiver acesso ao eBay talvez seja até mais vantajoso adquirir por lá.
Boa sorte.

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • 1° Mecenas do Forum
Resposta #7 Online: 19 de Agosto de 2020, 05:15:34
Zenit é legal
Canon tb
"You can fool all the people some of the time and some of the people all the time, but you cannot fool all the people all the time." - Abraham Lincoln