Autor Tópico: Fotografia analógica - iniciante: Zenit 12xp, Taron PR ou Canon Eos 750?  (Lida 2476 vezes)

lais25

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Feminino
Boa tarde, pessoal. Sou nova aqui no fórum e no mundo da fotografia analógica.

Estou procurando algumas opções de câmera para começar a estudar fotografia analógica, tive uma pequena base a respeito em uma matéria de Fotografia da Universidade, tive a oportunidade de manusear algumas câmeras, mas não entendo praticamente nada de modelos. Estou falando com alguns vendedores no Mercado Livre, alguns garantem a funcionalidade do equipamento, outros dizem não saber... De qualquer forma, estou em dúvida entre os seguintes modelos:

1. Zenit 12xp
2. Taron PR
3. Canon Eos 750 DQ Analógica

Se alguém tiver experiências e dicas, serão muito bem vindas! Aceito sugestões de outros modelos também. Muito obrigada e ótima semana!
« Última modificação: 28 de Junho de 2020, 15:54:49 por lais25 »


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2020, 17:33:48
Pentax K1000
Nikon FM2
Praktica MTL3
Olympus OM1


Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 28 de Junho de 2020, 19:11:09
Bem-vinda Lais,

Pelas suas sugestões, presumo que custo seja um determinante, então vou ater-me a opções baratas, ou pelo menos as que não sejam tão inflacionadas no mercado de usados.

A Zenit é uma câmera muito, muito básica, com um fotômetro pouco confiável. Embora existam no mercado muitas em estado excepcional, uma boa parte delas está em estado lastimável, com prisma manchado e cheias de mau-contato. Se achar uma BBB, não é uma má escolha, desde que você tenha em mente que ela não possui velocidades abaixo de 1/15s, o que pode ou não ser um problema para você. Fora isso, a objetiva Helios-44 (em suas diversas encarnações) é uma objetiva bem razoável. Eu não pagaria mais do que 350-400 reais em uma em estado excepcional. Tive mais de dez Zenits.

Taron. Fuja disso. Nunca vi nenhuma em estado que me agradasse. A ótica é de media-baixa qualidade, mas até que serve para filme preto e branco. O contraste não é dos melhores, o diâmetro dos filtros é estranho e o visor horrível.

Canon EOS de filme em geral. São ótimas câmeras, mas depende muito do modelo e do preço. Eu custo muito as EOS Rebel 300 e 500. Difícil encontrar uma com problemas. A 750 é furada. Só tem modo automático e usa a bateria 2CR5, cara pra caramba e difícil de encontrar. Prefira as que usam um par de CR2 ou CR123. Veja EOS 300,500,500N,Rebel X, Rebel XS,Rebel G, EOS-30, EOS-50, Elan II,EOS-5,A2 mas teste bem e veja se tudo funciona. O preço varia de R$200 a R$500 o corpo dependendo do modelo.

Cameras básicas como as Pentax K1000 e a Praktica MTL-3 ou MTL-5 são interessantes, mas novamente tem que ver se o fotometro funciona e se o prisma não está manchado. A Olympus OM-1 é sensacional, mas uma perfeita não sairá barata. Evite a todo custo as Olympus cujos números de modelo tenham mais do que 1 dígito (exemplo OM-10, OM-101) dão MUITO defeito e são eletrônicas.

Outras câmeras bem legais são a Canon AT1 (toda manual,simples e super confiável)
Yashica TL Electro-X, eletronica mas muito confiável. Pesa uma barbaridade.

Evite as Olympus e Yashicas "cult". Por que ? Simples, se não comprar de um conhecido, ou com garantia do vendedor, arrisca pagar caríssimo e estar com defeito. São sensacionais QUANDO estão boas. Exemplos: Yashica Electro 35, Olympus 35 RD,RC,DC,SP,XA. Melhor evitar se não estiver acostumada a avaliar.

Nikon FM2.... Relação de amor e ódio. Linda, excelente visor mas... o obturador dá muito problema. A FM (pura) é muito mais confiável.

Evite as Nikons eletrônicas, nenhuma presta, principalmente hoje em dia. N70, N90, N8008, F5, F100. Vão cobrar uma nota e certeza de dar problemas. Tive várias, não eram boas nem novas (tirando a F5 e a FM3A).

Pentax... As que valem hoje em dia são a K1000 e a MX. Evite ME, ME-Super, série PZ e série M. Muito defeito.

Minolta: Boas: Séries SRT e X.

Evitar qualquer das Minolta Maxxum e Dynax. Excelentes quando novas mas são eletrônicas e é raro ver uma 100% funcionando hoje. Tenho 4 sucatas aqui de Maxxum 700, 800 ... E as lentes são muito difíceis.



lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #3 Online: 28 de Junho de 2020, 21:06:46
Bem-vinda Lais,
Pelas suas sugestões, presumo que custo seja um determinante, então vou ater-me a opções baratas, ou pelo menos as que não sejam tão inflacionadas no mercado de usados.
A Zenit é uma câmera muito, muito básica, com um fotômetro pouco confiável. Embora existam no mercado muitas em estado excepcional, uma boa parte delas está em estado lastimável, com prisma manchado e cheias de mau-contato. Se achar uma BBB, não é uma má escolha, desde que você tenha em mente que ela não possui velocidades abaixo de 1/15s, o que pode ou não ser um problema para você. Fora isso, a objetiva Helios-44 (em suas diversas encarnações) é uma objetiva bem razoável. Eu não pagaria mais do que 350-400 reais em uma em estado excepcional. Tive mais de dez Zenits.
Taron. Fuja disso. Nunca vi nenhuma em estado que me agradasse. A ótica é de media-baixa qualidade, mas até que serve para filme preto e branco. O contraste não é dos melhores, o diâmetro dos filtros é estranho e o visor horrível.
Canon EOS de filme em geral. São ótimas câmeras, mas depende muito do modelo e do preço. Eu custo muito as EOS Rebel 300 e 500. Difícil encontrar uma com problemas. A 750 é furada. Só tem modo automático e usa a bateria 2CR5, cara pra caramba e difícil de encontrar. Prefira as que usam um par de CR2 ou CR123. Veja EOS 300,500,500N,Rebel X, Rebel XS,Rebel G, EOS-30, EOS-50, Elan II,EOS-5,A2 mas teste bem e veja se tudo funciona. O preço varia de R$200 a R$500 o corpo dependendo do modelo.
Cameras básicas como as Pentax K1000 e a Praktica MTL-3 ou MTL-5 são interessantes, mas novamente tem que ver se o fotometro funciona e se o prisma não está manchado. A Olympus OM-1 é sensacional, mas uma perfeita não sairá barata. Evite a todo custo as Olympus cujos números de modelo tenham mais do que 1 dígito (exemplo OM-10, OM-101) dão MUITO defeito e são eletrônicas.
Outras câmeras bem legais são a Canon AT1 (toda manual,simples e super confiável)
Yashica TL Electro-X, eletronica mas muito confiável. Pesa uma barbaridade.
Evite as Olympus e Yashicas "cult". Por que ? Simples, se não comprar de um conhecido, ou com garantia do vendedor, arrisca pagar caríssimo e estar com defeito. São sensacionais QUANDO estão boas. Exemplos: Yashica Electro 35, Olympus 35 RD,RC,DC,SP,XA. Melhor evitar se não estiver acostumada a avaliar.
Nikon FM2.... Relação de amor e ódio. Linda, excelente visor mas... o obturador dá muito problema. A FM (pura) é muito mais confiável.
Evite as Nikons eletrônicas, nenhuma presta, principalmente hoje em dia. N70, N90, N8008, F5, F100. Vão cobrar uma nota e certeza de dar problemas. Tive várias, não eram boas nem novas (tirando a F5 e a FM3A).
Pentax... As que valem hoje em dia são a K1000 e a MX. Evite ME, ME-Super, série PZ e série M. Muito defeito.
Minolta: Boas: Séries SRT e X.
Evitar qualquer das Minolta Maxxum e Dynax. Excelentes quando novas mas são eletrônicas e é raro ver uma 100% funcionando hoje. Tenho 4 sucatas aqui de Maxxum 700, 800 ... E as lentes são muito difíceis.

Excelentes dicas, AFShalders. Eu também agradeço.

Aproveito para explorar mais um pouco: qual sua opinião sobre as Spotmatic (Asahi Pentax)?

Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 28 de Junho de 2020, 21:36:15
Excelentes dicas, AFShalders. Eu também agradeço.

Aproveito para explorar mais um pouco: qual sua opinião sobre as Spotmatic (Asahi Pentax)?

Luis

Opa Luis !

A Spotmatic é uma boa câmera, especialmente a F. Mas acho que só vi UMA que não estivesse com o prisma descascado. :(

Mas como sempre, tem que examinar o maldito fotômetro. A parte mecânica em si é bem confiável.


lais25

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 29 de Junho de 2020, 09:58:05
Bem-vinda Lais,

Pelas suas sugestões, presumo que custo seja um determinante, então vou ater-me a opções baratas, ou pelo menos as que não sejam tão inflacionadas no mercado de usados.

A Zenit é uma câmera muito, muito básica, com um fotômetro pouco confiável. Embora existam no mercado muitas em estado excepcional, uma boa parte delas está em estado lastimável, com prisma manchado e cheias de mau-contato. Se achar uma BBB, não é uma má escolha, desde que você tenha em mente que ela não possui velocidades abaixo de 1/15s, o que pode ou não ser um problema para você. Fora isso, a objetiva Helios-44 (em suas diversas encarnações) é uma objetiva bem razoável. Eu não pagaria mais do que 350-400 reais em uma em estado excepcional. Tive mais de dez Zenits.

Taron. Fuja disso. Nunca vi nenhuma em estado que me agradasse. A ótica é de media-baixa qualidade, mas até que serve para filme preto e branco. O contraste não é dos melhores, o diâmetro dos filtros é estranho e o visor horrível.

Canon EOS de filme em geral. São ótimas câmeras, mas depende muito do modelo e do preço. Eu custo muito as EOS Rebel 300 e 500. Difícil encontrar uma com problemas. A 750 é furada. Só tem modo automático e usa a bateria 2CR5, cara pra caramba e difícil de encontrar. Prefira as que usam um par de CR2 ou CR123. Veja EOS 300,500,500N,Rebel X, Rebel XS,Rebel G, EOS-30, EOS-50, Elan II,EOS-5,A2 mas teste bem e veja se tudo funciona. O preço varia de R$200 a R$500 o corpo dependendo do modelo.

Cameras básicas como as Pentax K1000 e a Praktica MTL-3 ou MTL-5 são interessantes, mas novamente tem que ver se o fotometro funciona e se o prisma não está manchado. A Olympus OM-1 é sensacional, mas uma perfeita não sairá barata. Evite a todo custo as Olympus cujos números de modelo tenham mais do que 1 dígito (exemplo OM-10, OM-101) dão MUITO defeito e são eletrônicas.

Outras câmeras bem legais são a Canon AT1 (toda manual,simples e super confiável)
Yashica TL Electro-X, eletronica mas muito confiável. Pesa uma barbaridade.

Evite as Olympus e Yashicas "cult". Por que ? Simples, se não comprar de um conhecido, ou com garantia do vendedor, arrisca pagar caríssimo e estar com defeito. São sensacionais QUANDO estão boas. Exemplos: Yashica Electro 35, Olympus 35 RD,RC,DC,SP,XA. Melhor evitar se não estiver acostumada a avaliar.

Nikon FM2.... Relação de amor e ódio. Linda, excelente visor mas... o obturador dá muito problema. A FM (pura) é muito mais confiável.

Evite as Nikons eletrônicas, nenhuma presta, principalmente hoje em dia. N70, N90, N8008, F5, F100. Vão cobrar uma nota e certeza de dar problemas. Tive várias, não eram boas nem novas (tirando a F5 e a FM3A).

Pentax... As que valem hoje em dia são a K1000 e a MX. Evite ME, ME-Super, série PZ e série M. Muito defeito.

Minolta: Boas: Séries SRT e X.

Evitar qualquer das Minolta Maxxum e Dynax. Excelentes quando novas mas são eletrônicas e é raro ver uma 100% funcionando hoje. Tenho 4 sucatas aqui de Maxxum 700, 800 ... E as lentes são muito difíceis.

Bom dia, muito obrigada por todas as informações! Eu pretendo gastar até uns 500 reais, devido a inexperiência no manuseio, também pra ver se a fotografia analógica serve pra mim... Vou dar uma pesquisada nos modelos que você sugeriu. Obrigada por compartilhar tanto!


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #6 Online: 16 de Agosto de 2020, 19:59:43
Desnecessário aumentar dicas após o que o Antônio falou.
Minha opinião é em relação aos preços.
Por ser algo inicial e incipiente te aconselho a não gastar tanto.
Não sei de sua pressa ou necessidade em ter esta câmera, mas se não houver pressa até ganhar uma cam destas é possível, dependendo do modelo.
Futuramente vc vai perceber que fotografia  analógica no BR é algo muito trabalhoso.
Infelizmente não vale mais à pena.
Aí vc gasta uma grana que, talvez, te faça falta p adquirir equipamentos digitais mais à frente.
Eu fiz ótimas fotos c uma Zenith 12XP toda ferrada.
Fotometrava pela suny16 e pela asa do filme.
O bom disso é que c pouco tempo o processo de fotometria se automatiza na sua cabeça.
E uma Helios 44 é fácil de achar c bom preço.
Enfim, persista e insista que dá pra fazer muita coisa legal.
Se vc tiver acesso ao eBay talvez seja até mais vantajoso adquirir por lá.
Boa sorte.