Autor Tópico: Lente antiga, vale a pena?  (Lida 3312 vezes)

spa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Online: 02 de Julho de 2020, 12:58:29
Marca
Zeiss
Linha
Flektogon
Abertura mínima
35f
Abertura máxima
2.8f, com nove lâminas, segunda versão. Mount m42 para ser usada com adaptador para Canon.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2020, 17:54:11

TALVEZ ...

Vai depender muito de varios fatores ...
O estado geral da lente , quanto à fungos , arranhões , mossas , estado cosmetico etc ...
O valor pedido pela lente e os adaptadores ...
O principal , voce realmente precisa da lente ou será apenas uma tentativa nas analogicas  ?

 
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Julho de 2020, 18:04:36

Eu tenho 14 lentes , apenas uma é da ERA digital , as outras foram compradas novas e tenho lentes com 50 anos e perfeitas como novas . A mais nova delas tem 7 anos e é considerada analogica . Todas são de foco manual exceto duas , mas ainda assim , usadas no modo manual . Duvido uma lente atual durar tanto tempo .

Na minha opinião , lente não se vende , pois se cuidar direitinho , dura para sempre , é antes de tudo um investimento em equipamento .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2020, 18:13:22

Não se esqueça do fator de crop da câmera quando for comprar suas lentes .

Por exemplo ...
Distância focal  ....  Full frame  ....  Cropada ( resultados de )
         12                            12                      18
         20                            20                      28
         24                            24                      35
         35                            35                      50 

E por ai vai .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


spa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Resposta #4 Online: 02 de Julho de 2020, 20:50:52
Salve, eu gostaria de ser vc. um dia  :) Tenho um set de Oly Zuiko a qual não abro mão ( 03 versões da 50/1.8). Mas essa lente me persegue no imaginário há muito tempo. Acho-a que deve ser bem melhor que a Oly Zuiko 35/2.8 que tenho, porém nunca tive uma lente tão antiga. Resolvi dividir a dúvida.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Julho de 2020, 10:40:16
Depende do uso.
Eu curto usar, mas em ambientes controlados, ensaios, brincadeiras, e até arrisco em algum evento, mas se for trabalhar valendo o AF é fundamental.

Eu tenho uma M42 Industar 50-2, apesar de pouco querida ela é bem devcente, tem seus defeitos assim como qualquer lente antiga, peincipalmente no contraluz, o flare não é bonito, mas da um ar velho a foto sem precisar mexer na pós. E agora que estou usando mirrorless, finalmente realizei meu sonho de ter uma FL 55 1.2  :wub: só o adaptador não recebi ainda. Mas cada lente antiga te uma característica, não busque comparação com lentes atuais vc vai se decepcionar valendo a não ser que pague muito, mas muito caro por lentes antigas que são fodásticas, como as Leica por exemplo, o que não justifica o valor cobrado hoje ao meu ver.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Julho de 2020, 16:22:22
Salve, eu gostaria de ser vc. um dia  :) Tenho um set de Oly Zuiko a qual não abro mão ( 03 versões da 50/1.8). Mas essa lente me persegue no imaginário há muito tempo. Acho-a que deve ser bem melhor que a Oly Zuiko 35/2.8 que tenho, porém nunca tive uma lente tão antiga. Resolvi dividir a dúvida.
  ...

Vou considerar como um elogio , e agradeço por ele
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Julho de 2020, 16:45:40

Na minha opinião , que só vale mesmo , para mim , lentes antigas tem sim o seu charme especial . Entretanto , usar uma lente antiga para trabalhar , de alguma forma vai dificultar um pouco o seu trabalho , pois a meu ver , tudo anda muito corrido atualmente . A internet agilizou demais a vida mas também  bagunçou aquilo que poderiamos classificar como falta de sossego . Desde que Peter Arnet transmitiu ao vivo o bombardeio americano de Bagdá , nunca mais fomos os mesmos .

Voltando às lentes antigas , lentes são um bom investimento , desde que voce se mantenha fiel à um fabricante , ao contrario , acabará por ter um monte de adaptadores ....

Existem dois fabricantes , cujo projetos facilitam em muito o uso de lentes tercerizadas , a canon e a sony , e o inverso delas , a nikon ...

A facilidade das lentes tercerizadas , é que .... teoricamente ... fazem o mesmo serviço por uma fração do valor investido . E com as antigas , esse valor diminui mais ainda .

Eu tenho lente com 50 anos de uso , e que ainda estão perfeitas .
Como me aposentei nas minhas duas profissões , continuo fotografando mas sem nenhum vinculo profissional , somente por puro prazer em fotografar , e naturalmente , como todo velhinho , sem nenhuma pressa ou compromisso assumido .

     
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Julho de 2020, 16:51:28

As zuiko são lentes excepcionais , de construção , de robustez e principalmente de qualidade ótica ... POREM , dificeis de serem encontradas , mas QUANDO encontradas , em preços bem em conta .

Faça seu set , eu DUVIDO que haja hoje em dia , qualquer fabricante que tenha um produto com a mesma qualidade . Sem duvida nenhuma , a tecnologia embarcada nas cameras ajuda muito nos resultados das lentes atuais , mas tambem mantem vivas as lentes antigas

Um grande abraço
Björn   
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #9 Online: 15 de Julho de 2020, 20:54:48
Marca
Zeiss
Linha
Flektogon
Abertura mínima
35f
Abertura máxima
2.8f, com nove lâminas, segunda versão. Mount m42 para ser usada com adaptador para Canon.

Vale.
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #10 Online: 15 de Julho de 2020, 20:56:43
Obviamente que é uma resposta subjetiva... mas...
Eu estou me divertindo mais com minhas lentes antigas que com as "modernas".
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


spa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Resposta #11 Online: 16 de Julho de 2020, 01:24:40
  ...

Vou considerar como um elogio , e agradeço por ele

E é!!


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 16 de Julho de 2020, 09:58:51
Obviamente que é uma resposta subjetiva... mas...
Eu estou me divertindo mais com minhas lentes antigas que com as "modernas".
Quando se fotografa por prazer, essa coisa analógica que trazemos pro digital deixa mais divertido mesmo. Assim como eu usando Fuji agora é muito prazeroso o uso dos discos seletores.

Quando não é aquela correria do trabalho, coisa que essa pendemia nos proporcionou um pouco, é diversão garantida.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


tiagomoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
  • Sexo: Masculino
  • Buscando aprendizado e crescimento contínuo.
Resposta #13 Online: 22 de Julho de 2020, 14:30:32
... somente por puro prazer em fotografar , e naturalmente , como todo velhinho , sem nenhuma pressa ou compromisso assumido .

     

Eu não sou um "velhinho" rsrs, mas já vi que em quase todos os casos, as fotos feitas sem pressa me agradam bem mais;
Sempre dá pra melhorar.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 23 de Julho de 2020, 03:08:34
Eu não sou um "velhinho" rsrs, mas já vi que em quase todos os casos, as fotos feitas sem pressa me agradam bem mais;

.... a ultima vez em que contei , tive de usar calculadora e cheguei aos 70 ...  :assobi:
Fiquei assustado com o resultado e parei de contar ( e já faz um tempo )...  :hysterical:
Mas continuo fotografando  ....  :D
« Última modificação: 23 de Julho de 2020, 03:10:06 por bjorn »
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !