Autor Tópico: MODOS  (Lida 1373 vezes)

GabiEneco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 03 de Julho de 2020, 20:34:46
To ficando maluka, sério.

"Nao use modo manual" "Use modo manual" "use modo tv" "use modo AV"

Ja testei todos. ultimamente ando usando mais o modo TV, tenho tido problemas com exposição para fotografar no sol, mesmo sendo em horarios otimos... DICAS????????????


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1 Online: 03 de Julho de 2020, 20:47:40
Minha dica é aprender o que cada um deles faz.
Assim você vai saber o que está saindo errado e vai conseguir corrigir.

Se não pretende tirar esse tempo, você provavelmente vai conseguir melhores fotos no modo automático. O famoso verdinho.


GabiEneco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #2 Online: 03 de Julho de 2020, 21:04:55
Minha dica é aprender o que cada um deles faz.
Assim você vai saber o que está saindo errado e vai conseguir corrigir.

Se não pretende tirar esse tempo, você provavelmente vai conseguir melhores fotos no modo automático. O famoso verdinho.



Cara, muito ruim modo automático porque voce nao tem controle nenhum né. Só foto cagada kakaka
Meu problema é com outros modos mesmo, o semi e o manual. Estou entrando no ramo de eventos, e a vejo muito fotografo falar que nao tem tempo pra ficar trabalhando o triangulo da exposição no meio do evento, é tudo muito punk e rapido ne. entao estou tipo EAI oque fazer..


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #3 Online: 03 de Julho de 2020, 21:30:54


Cara, muito ruim modo automático porque voce nao tem controle nenhum né. Só foto cagada kakaka
Meu problema é com outros modos mesmo, o semi e o manual. Estou entrando no ramo de eventos, e a vejo muito fotografo falar que nao tem tempo pra ficar trabalhando o triangulo da exposição no meio do evento, é tudo muito punk e rapido ne. entao estou tipo EAI oque fazer..

Bom, eu geralmente só uso o modo manual e raramente o AV.

Geralmente os eventos que trabalho são noturnos e neles uso o manual pois a abetura da lente e velocidade de obturador quase sempre ficam na mesma configuração.
Eu deixo a lente o mais aberta possível e a velocidade do obturador em 1/125, que é o que considero o sweet spot que costuma congelar até pequenos movimentos, como pessoas andando, com a lente que costumo usar que é a 24-70. E pra completar eu deixo o ISO no automático pra cuidar da exposição.
Boa parte do evento fica nessas configurações e eu faço pequenos ajustes dependendo da situação. Por exemplo, se eu quero fotografar algo com mais movimento, como crianças correndo ou uma dança, ou até mesmo usar uma lente mais longa, eu subo a velocidade do obturador. Se eu quero colocar mais pessoas ou detalhes no plano de foco, eu fecho a lente, etc.

Se for um evento interno com um bom teto ou paredes para rebater flash, trabalho de forma parecida, mas eu uso a velocidade do obturador e o ISO apenas para capturar detalhes mais distantes com a luz ambiente e deixo o flash fazer a exposição no TTL ou as vezes até mesmo no manual quando vou tirar várias fotos no mesmo lugar (fotos com convidados no local específico pra isso, por exemplo). Agora se o flash for preencher toda a luz, daí fica mais simples ainda, deixo sempre a velocidade do obturador em 1/200, ISO 100 e só ajusto a abertura de acordo com o que quero.

O modo AV nos meus eventos só entra em ação em eventos diurnos externos.
Geralmente o ISO fica em 100 e eu ajusto a abertura dependendo da situação, deixando a máquina controlar a velocidade de obturador pra acertar a exposição.
Um outro jeito que costumo usar o modo AV é deixando o ISO no automático e definindo uma velocidade mínima de obturador (1/125), assim eu sei que caso a situação fique mais escura do nada, a câmera vai parar o obturador em 1/125 e o ISO vai subir. Mas nem toda câmera tem essa função, é bom ficar de olho nesse detalhe pois o modo AV pode colocar sua velocidade lá em baixo sem um limite.

No fim das contas, é mais simples do que parece.
Mesmo no manual na maioria das vezes eu fico por horas fotografando na mesma configuração, com pequenos ajustes aqui e ali.
Mas pra saber quando você precisar fazer esses ajustes você precisa entender perfeitamente como o triângulo funciona.
Assim você vai saber qual modo escolher para determinada situação e vai saber o que é preciso mudar caso essa situação mude.
« Última modificação: 03 de Julho de 2020, 21:39:46 por Di Torres »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #4 Online: 03 de Julho de 2020, 22:22:49
Acho que o mais importante é você estudar fotometria.
Estude o tripé: abertura - velocidade - ISO, entenda como a câmera faz a medição de luz de uma cena (e consequentemente entender o porquê de as vezes ela errar na medição), entenda os diferentes modos de medição que a câmera te permite usar (Matricial, Centro Ponderado ou Spot).

Depois que você entenda isso, você pode utilizar o modo Manual, ou AV ou TV (ou até as vezes utilizar cada modo em diferentes situações de acordo com a cena).

Eu gosto de usar prioridade de abertura, 90% do tempo uso este modo e controlo a compensação de exposição como ajuste fino de acordo com a cena e com o que quero. ISO eu controlo manualmente. Uso o botão disparador meio pressionado para travar exposição (AE lock) e modo de leitura matricial (a câmera lê a cena toda e me dá uma exposição média para ela). Em algumas situações eu mudo para leitura SPOT, por exemplo, e travo a exposição no ponto onde quero, ou então mudo para o modo M se vou fazer vários clicks com a mesma leitura. Ainda, outras vezes eu dou zoom onde quero fotometrar (em modo leitura matricial mesmo) e travo a fotometria com botão de disparo pela metade, recomponho a cena e clico.

Enfim, dei os exemplos acima apenas para mostrar que não há jeito certo e jeito errado, não é receita de bolo. O importante é entender e saber a usar a ferramenta que você tem nas mãos.
« Última modificação: 03 de Julho de 2020, 22:24:25 por LeandroR »


igorhp

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
Resposta #5 Online: 04 de Julho de 2020, 08:39:27
To ficando maluka, sério.

"Nao use modo manual" "Use modo manual" "use modo tv" "use modo AV"

Ja testei todos. ultimamente ando usando mais o modo TV, tenho tido problemas com exposição para fotografar no sol, mesmo sendo em horarios otimos... DICAS????????????


Nao existe regra entre vc usar o manual ou os modos programados desde que vc saiba o que está fazendo. Terá eventos que vc precisará usar esses modos de prioridade. Ex: No sol vc pode testar em modo AV e começar fechar em f11, f16 , em eventos de dança com pouca luz use o modo TV e comece com velocidade 160. Outra dica é vc chegar antes e estudar o ambiente.
« Última modificação: 04 de Julho de 2020, 08:52:12 por igorhp »
Canon 7DmarkII, Canon 60D, lente Canon 17-55mm 2.8, Lente Canon 50mm 1.4, Canon 10-18mm, Lente 70-200 2.8, mm, Flash Canon Speedlite 600RT, Canon Speedlite 600RT II


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #6 Online: 04 de Julho de 2020, 08:53:53
Isso é fotografia básica.

Fica no modo manual e treina bastante. Depois  você escolhe um modo de prioridade e treina também.

Uso dois modos. O manual quando quero x abertura e x iso e o modo de prioridade quando preciso de rapidez.

Imagina um evento dinâmico onde as luzez mudam o tempo todo. Entra luz do dj, cinegrafista, muda o ambiente. Ficar no modo manual é muito ruim.

Em outro momento, no mesmo evento, você chama uma pessoa pra fazer umas fotos posadas. Pode colocar no manual, escolher a melhor abertura, iso e velocidade pra fazer a foto que você quer.
« Última modificação: 04 de Julho de 2020, 08:58:28 por lindoerle »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 04 de Julho de 2020, 09:46:57
...mesmo sendo em horarios otimos... DICAS????????????

Qual horário você considera ótimo?


...Estou entrando no ramo de eventos, e a vejo muito fotografo falar que nao tem tempo pra ficar trabalhando o triangulo da exposição no meio do evento, é tudo muito punk e rapido ne...

Poderia passar um link desses fotógrafos? Fiquei curioso!


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 04 de Julho de 2020, 15:49:44
Seu comentário é bem interessante.
Utilizando o modo AV, as configurações das minhas cameras fazem um melhor equilibrio entre a iluminação do ambiente e do objeto principal, iluminado pelo flash.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 04 de Julho de 2020, 16:24:24

 :ponder:
E se voce vivesse na época em que tinhamos SOMENTE o modo manual iria fazer como  ?

Os modos foram desenvolvidos para FACILITAR a sua vida e não para complicar , POREM voce precisa saber exatamente o que cada um faz , para escolher qual mais te convem  ...

Eu já me aposentei , minha fotografia agora é somente por puro prazer , e apesar de ter equipamento completamente automático , eu o uso somente no manual , inclusive o foco .

Não quero dizer com isso que eu estou certo e voce errada , mas apenas que eu sei tirar o melhor do meu equipamento , e o melhor sempre será no manual , onde VOCE escolhe e define tudo o que quer , e NÃO o software embarcado no equipamento , afinal de contas você é o fotógrafo , ou voce APENAS carrega o equipamento ... ?     
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 04 de Julho de 2020, 16:36:30
... mesmo sendo em horarios otimos ...


EM TESE ....  isso de horarios otimos só existe em fotografia analogica por causa da temperatura da cor .... POREM facilmente corrigidos pelos filtros de correção de cor , como voce fotografa em digital , essa sua alegação não procede .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !