Autor Tópico: Os recursos como ADL da Nikon ou DRO da Sony são tão bons assim ?  (Lida 5084 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Com base no que vinha sendo debatido em oturo tópico, resolvi trazer aqui para um debate mais centrado. A foto abaixo eu fiz editando após o disparo, poderia ter sido feita com um recurso similar ao que tem o ADL da Nikon ou DRO da Sony (o da Canon não lembro o nome, mas todas tem recurso similar). Ou seria melhor fazer como fiz, utilizando um editor RAW e chegando no resultado que desejo ?

Pedra de Guaratiba by
Carlos C. Sosa, on Flickr


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 05 de Julho de 2020, 09:21:10
Sempre considerei como recurso pra quem fotógrafa exclusivamente em jpg.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 05 de Julho de 2020, 09:39:06
Com base no que vinha sendo debatido em oturo tópico, resolvi trazer aqui para um debate mais centrado. A foto abaixo eu fiz editando após o disparo, poderia ter sido feita com um recurso similar ao que tem o ADL da Nikon ou DRO da Sony (o da Canon não lembro o nome, mas todas tem recurso similar). Ou seria melhor fazer como fiz, utilizando um editor RAW e chegando no resultado que desejo ?

Eu prefiro fazer na pós, no RAW, quando migrei pra Nikon teste e não gostei, e se esquecer halitado e fotografar em situações normais de luz, as imagens ficam uma caca.

O Recurso da Canon é o ALO (Auto Lighting Optimizer) e o HTP (Highlight Tone Priority), se não me engano um trabalha nas baixas e o outro nas altas luzes, não como na Nikon que é tudo junto. Mas não tenho certeza.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 05 de Julho de 2020, 10:07:23
HTP protege as luzes altas subexpondo, por isso o iso mínimo pula para 200.

ALO não mexe no iso e aplica um curva para baixar o contraste, similar a curva do LR e PS.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 05 de Julho de 2020, 11:57:08
Sempre considerei como recurso pra quem fotógrafa exclusivamente em jpg.

Isso SE a pessoa não quiser ou não souber editar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 05 de Julho de 2020, 11:59:39
Eu prefiro fazer na pós, no RAW, quando migrei pra Nikon teste e não gostei, e se esquecer halitado e fotografar em situações normais de luz, as imagens ficam uma caca.

O Recurso da Canon é o ALO (Auto Lighting Optimizer) e o HTP (Highlight Tone Priority), se não me engano um trabalha nas baixas e o outro nas altas luzes, não como na Nikon que é tudo junto. Mas não tenho certeza.


Cara eu não uso nenhum desses recursos, de nenhum fabricante, nem o HDR da Fuji, nem os Intelligent-sei-la-o-que da Panasonic, nem ALO nem nada. Tudo é feito flat na câmera obviamnete em RAW e pós processado. É sempre muito melhor.

Acho que esses recursos são válidos para reportagem e para iniciantes e olhe lá.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Julho de 2020, 08:32:08
Fiquei curioso para testar novamente, mas o trial do NX2 já acabou faz tempo... :no:
Acho que não vale a pena pagar só para testar isso...


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #7 Online: 06 de Julho de 2020, 08:36:38
Eu deixo sempre tudo desativado. Nada que é feito na câmera ajuda a menos que seja preciso passar o jpg direto para alguma mídia.
Tudo que se deixa ON gasta mais bateria, enche o buffer mais rápido e geralmente é mais dor de cabeça.
Na SONY tem algumas funções relativas a correção de lente que são aplicadas diretamente no RAW e não tem como tirar, o ideal é sempre fazer na pós. Busque sempre o arquivo mais puro possível.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 06 de Julho de 2020, 08:52:22
Fiquei curioso para testar novamente, mas o trial do NX2 já acabou faz tempo... :no:
Acho que não vale a pena pagar só para testar isso...

Mas não precisa do software, não é configuração na camera?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 06 de Julho de 2020, 09:10:18
Eu deixo sempre tudo desativado. Nada que é feito na câmera ajuda a menos que seja preciso passar o jpg direto para alguma mídia.
Tudo que se deixa ON gasta mais bateria, enche o buffer mais rápido e geralmente é mais dor de cabeça.
Na SONY tem algumas funções relativas a correção de lente que são aplicadas diretamente no RAW e não tem como tirar, o ideal é sempre fazer na pós. Busque sempre o arquivo mais puro possível.
Já acho o contrário, na Fuji você tem como criar uma base ("preset") das suas fotos ali na hora, afinal a ideia do Mirrorless é essa né? No fim das contas o Capture One já pega todas as definições aplicadas pras câmeras Fuji em JPEG e joga isso na leitura do RAW, é simplesmente fantástico na minha opinião.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #10 Online: 06 de Julho de 2020, 09:24:29
Já acho o contrário, na Fuji você tem como criar uma base ("preset") das suas fotos ali na hora, afinal a ideia do Mirrorless é essa né? No fim das contas o Capture One já pega todas as definições aplicadas pras câmeras Fuji em JPEG e joga isso na leitura do RAW, é simplesmente fantástico na minha opinião.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk

Já haviam me falado sobre o jpg fuji etc.. vc ainda usa raw? Já sai pronta da câmera?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Julho de 2020, 09:28:10
Já haviam me falado sobre o jpg fuji etc.. vc ainda usa raw? Já sai pronta da câmera?
Pra muitas coisas não uso mais. Mas quando preciso ajustar, abro o RAF e o Capture One já me traz o que foi aplicado na câmera como ponto de partida, se eu quiser a imagem flat, existe a possibilidade de desprezar isso também.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



Fábio Secioso

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.097
    • https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
Resposta #12 Online: 06 de Julho de 2020, 12:36:00
Fiquei curioso para testar novamente, mas o trial do NX2 já acabou faz tempo... :no:
Acho que não vale a pena pagar só para testar isso...

Usa o Capture NX-D que é grátis. A Nikon tem um outro programa grátis também que onde você pode colocar os modos Standard, Neutral e etc chamado Picture Control Utility 2.
D5500 - AF-P 18-55mm || Sigma 100-400 C
Fujifilm - X-T3 16-80mm f4 || Samyang 12mm f2
https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
https://www.instagram.com/fabiosecioso/


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 06 de Julho de 2020, 18:32:27
Mas não precisa do software, não é configuração na camera?

Então pelo que eu entendi, o Ernesto disso para fotografar em RAW com ele ativado, e depois abrir a foto no programa da Nikon para mexer nele... :ponder: :ponder: :ponder:


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 06 de Julho de 2020, 18:32:53
Usa o Capture NX-D que é grátis. A Nikon tem um outro programa grátis também que onde você pode colocar os modos Standard, Neutral e etc chamado Picture Control Utility 2.

Vou olhar obrigado :D