Autor Tópico: Limpeza de corpo dslr  (Lida 2296 vezes)

diegog174

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Online: 05 de Julho de 2020, 23:07:35
Pessoal comprei uma t5i usada e agora com esse lance do covid queria dar um trato nela antes de começar a usar e tal.

Para limpeza externa o que vocês usam?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 05 de Julho de 2020, 23:25:50
Pano úmido com desengordurante.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2020, 11:27:54
Um pincel pequeno pra tirar pequenas poeiras é suficiente. Não passo nada úmido; só um pincel limpo ou escova de dente limpa (sem usar ela pra escovar os dentes) é suficiente.

Pra limpeza do sensor, ai é assistência técnica.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #3 Online: 06 de Julho de 2020, 11:33:26
A dica do Vange é boa, pano úmido com desengordurante... mas é úmido não encharcado.

Com essas de COVID algumas vezes eu borrifei alcool gel e passei com pano, em seguida pano úmido... não é indicado fazer com frequencia pq pode ressacar a borracha com o alcool. Mas é isso.

Se o sensor estiver sujo você pode comprar uns SWABS pra limpar sensor na internet e limpá-lo, pesquisa bem antes como se faz, tem muito vídeo ensinando a fazer. Limpar o sensor não é ago tão complicado e nem tão frágil como se imagina, mas deve se ter cuidado e usar material próprio (não inventa de usar alcool ou vidrex pra limpar sensor). Já o espelho e o despolido eu particularmente procuro não mexer, uso bombinha fuc fuc pra tirar a poeira e só, especialmente o despolido que é bem frágil.


diegog174

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #4 Online: 06 de Julho de 2020, 12:37:18
Obrigado pelas dicas pessoal, as duas lentes possuem marcas de dedo no vidro frontal, alguma dica de como limpar isso ? Pensei em passar um papel com alcool, mas to com medo de riscar a lente kkkk

E esse desengordurante algum para indicar ? (Não manjo disso)


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 06 de Julho de 2020, 12:56:11
Obrigado pelas dicas pessoal, as duas lentes possuem marcas de dedo no vidro frontal, alguma dica de como limpar isso ? Pensei em passar um papel com alcool, mas to com medo de riscar a lente kkkk

E esse desengordurante algum para indicar ? (Não manjo disso)

Do lado de fora? paninho de limpar óculos, amigo. Tem uns que as oticas dão de graça, esses são ruins, soltam fiapo, hahaha.
Tem uns que são meio sintéticos, não sei o nome daquele material. Limpam bem, sem deixar risco e sem soltar nada.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #6 Online: 06 de Julho de 2020, 13:21:24
Obrigado pelas dicas pessoal, as duas lentes possuem marcas de dedo no vidro frontal, alguma dica de como limpar isso ? Pensei em passar um papel com alcool, mas to com medo de riscar a lente kkkk

E esse desengordurante algum para indicar ? (Não manjo disso)

desengordurante = sabão / detergente ... exterior da câmera é tranquilo, não precisa ter todo esse medo não, essas câmeras são feitas para aguentar trabalho debaixo de chuva...

No vidro frontal tem esses paninhos como o Mike recomendou (aqueles que vem óculos são ótimos).

Se quiser um negócio legal para limpar óculos e os vidros das lentes tem uns lenços umedecidos da Zeiss que vende na Amazon, vem 30 lenços na caixa, são próprios pra isso. Custa 25 reais a caixa.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #7 Online: 06 de Julho de 2020, 13:25:00
Aqui o link dos lenços:

https://www.amazon.com.br/Umidecidos-Carl-Zeiss-Vision-Acessórios/dp/B07GCHNQ79/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&dchild=1&keywords=lenços+zeiss&qid=1594052532&sr=8-1

São ótimos, tenho e recomendo... já usei pra limpar até sensor na emergência uma vez foi tranquilo (não recomendo vc fazer ok? apenas para informação, o líquido que ele vem embebido não contémsubstância que possa agredir o vidro e ele seca super rápido sem deixar marcas... pela composição parece ser o mesmo líquido que os SWAB de limpar sensor vem embebido, só que claro, o formato do swab é proprio para isso).


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #8 Online: 06 de Julho de 2020, 15:00:58
desengordurante = sabão / detergente ... exterior da câmera é tranquilo, não precisa ter todo esse medo não, essas câmeras são feitas para aguentar trabalho debaixo de chuva...
Aguentar trabalho embaixo de chuva pode ser por experiência própria, mas eu, pessoalmente, não testaria uma t5i nessas condições não.  :shock: Mas limpar com pano úmido com água e sabão é de boa, se for borrifar alguma coisa borrife sempre no pano e não na lente/corpo e não encharque o pano.  :ok:

Comprei uma câmera usada por agora também, e a primeira coisa que fiz foi isso, tendo em vista que a última coisa que passou nela foi o nariz do dono anterior!  :D
« Última modificação: 06 de Julho de 2020, 15:04:44 por Tuliofotos »
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #9 Online: 06 de Julho de 2020, 15:27:42
Aguentar trabalho embaixo de chuva pode ser por experiência própria, mas eu, pessoalmente, não testaria uma t5i nessas condições não.  :shock: Mas limpar com pano úmido com água e sabão é de boa, se for borrifar alguma coisa borrife sempre no pano e não na lente/corpo e não encharque o pano.  :ok:

Comprei uma câmera usada por agora também, e a primeira coisa que fiz foi isso, tendo em vista que a última coisa que passou nela foi o nariz do dono anterior!  :D

Pois é, as Rebel não são tão boas na vedação, mas ainda assim aguenta muita coisa.

A minha D7200 já fotografei abaixo de chuva leve mais de uma vez.

Claro que devemos cuidar nossos equipamentos, eu mesmo cuido com carinho a câmera e as lentes, guardadas em caixa com controle de humidade e tudo mais... mas acho que no geral o pessoal tem muito medo de usar, encostar, molhar... depois que vi uns vídeos aí eles testando danos no elemento frontal das lentes e também no sensor eu desencanei, negócio é bem menos frágil que se supõe (especialmente sensor).

ps: qdo falo sensor é a proteção que ele tem por cima do sensor.. claro que o sensor em si é delicado, mas ele tem um coating cobrindo que é a parte que entra em contato na hora da limpeza.
« Última modificação: 06 de Julho de 2020, 15:28:45 por LeandroR »


diegog174

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58


diegog174

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #11 Online: 06 de Julho de 2020, 15:45:40
O que vocês acham dos itens que enviei ?

E quanto ao corpo vou fazer a limpeza com detergente


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #12 Online: 06 de Julho de 2020, 15:58:01
O que vocês acham dos itens que enviei ?

E quanto ao corpo vou fazer a limpeza com detergente

Legal.. esses lencinhos da Zeiss são ótimos pra limpar a lente. O kit que vc pegou é legal tb, detalhe que nada ali é para limpar sensor, ok?

A silica qual a finalidade?
Se for para guardar a câmera, recomendo você procurar uma caixa de plástico transparente, se a tampa não for selada cola um material na borda de maneira a selar o interior. Deixa dentro da caixa um "secar" anti-mofo, vende no mercado, ele dura um bom tempo, qdo encher de água troca ele... legal comprar um medidor de humidade para controlar a humidade da caixa também.


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #13 Online: 06 de Julho de 2020, 15:59:29
Claro que devemos cuidar nossos equipamentos, eu mesmo cuido com carinho a câmera e as lentes, guardadas em caixa com controle de humidade e tudo mais... mas acho que no geral o pessoal tem muito medo de usar, encostar, molhar... depois que vi uns vídeos aí eles testando danos no elemento frontal das lentes e também no sensor eu desencanei, negócio é bem menos frágil que se supõe (especialmente sensor).

Pois é... esse video deve ser o do DPReview, eu assisti também, fiquei impressionado com a resistência das lentes (e aliviado que o filtro UV de fato ajuda em alguma coisa). Essa questão de chuva na DSLR eu também sempre fiquei com um pé atrás... A minha T6 que eu vendi já viu uma garoa, mas foi minha esposa que saiu pra me fotografar na chuva  :hysterical: Eu mesmo quase infartei, mas não deu nada! Troquei minha T6 numa 7D exatamente pra não ter tanta preocupação  :ok:

Tem um video da 7D que o cara joga da escada, congela e depois toca fogo nela, e no final ainda tá fotografando (e ainda assim eu fico com a pulga atrás da orelha! Tenho que vencer isso!)  :D :D :D
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


diegog174

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #14 Online: 06 de Julho de 2020, 16:02:38
A silica seria para manter sem umidade, não sabia que esse do supermercado é bom, vou comprar, tenho muito cuidado com as minhas coisas, vou comprar uma caixa plástica também.