Autor Tópico: Nikon Z6s Z7s  (Lida 36267 vezes)

Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #60 Online: 09 de Julho de 2020, 14:59:24
Achei curioso essa loja vender Z6 e Z7 com dois anos de garantia, fiz uma pergunta sobre esses dois anos, com isso me responderam que eles garantem esse serviço pois são uma assistência com mais de 50 anos de experiência.

https://www.lojaoptisom.com.br/p/nikon-z6-mirrorless-4k-+-24-70mm-f4-s/t/3

Tinha visto no Mercado Livre achei estranho, nessa loja já comprei um tripé chegou tudo ok.


peccioli

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.281
Resposta #61 Online: 09 de Julho de 2020, 15:26:09

A Nikon, na prática, é uma mera sucursal da Sony. Só recebe os sensores que a Sony quiser fornecer  :ok:
Não conseguiu rival para as 5Ds e 5Ds R e nem para a A7R IV... pq, simplesmente, não tem o sensor

Com a queda nas vendas, ela entra no buraco da Olympus onde ela não consegue encomendar sensores exclusivos (até pq a Sony os superfaturaria pq seriam concorrencia a A7R IV !!!! )

Neste cenário, ela será uma segunda linha da Sony, até sumir...

Não há como investir, a longo prazo, nesse cenário

São divisões totalmente distintas. Sony fotografia e a Sony que produz sensores. Sendo a divisão de sensores altamente rentável, com lideranças de vendas em sensores para equipamentos de segurança entre outros.
São empresas japonesas, tem uma visão capitalista, mas também uma visão condescendente com empresas da mesma nação.
Nikon Z6II, Nikon Z7II, D7100, D7000, D200  Objetivas:  Z 24-70mm F/2.8 + Z 20mm F/1.8 + Z 85mm F/1.8 + Nikkor 70-200mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910 + 01 Godox V860II + Godox V1
http://www.istockphoto.com/portfolio/RogerioPeccioli
www.linkedin.com/in/rogerio-peccioli www.instagram.com/rogeriopeccioli/


peccioli

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.281
Resposta #62 Online: 09 de Julho de 2020, 16:15:47
Cara eu vou discordar um pouco, se pegar meus posts de 2010 quando eu era mais ativo, eu era o maior defensor da Nikon aqui do fórum.
Mas os caras pararam no tempo, não é terrorismo.
Sony tá muito a frente das outras marcas por N fatores, e eles estão correndo atrás agora. No Brasil a Nikon sempre foi muito fraca e é besteira continuar defendendo.
Ter Nikon no Brasil infelizmente é parar no tempo. Se o cara usa pra hobby, beleza, mas quem vive disso, hoje é Sony e talvez Canon com essa linha R5/6.

Edit: E falar que usuário Sony em sua maioria é geek, é a mesma coisa que querer dizer que usuário Apple paga a mais nos produtos da maça pq é burro e não pelas vantagens que tem.

Os seus comentários e de alguns outros parecem o prelúdio do apocalipse.
Você parece aqueles garotos mimados que põe a bola debaixo do braço e terminam a brincadeira porque um amigo (Nikon) fez algo que lhe desagrada.

Cara, aqui tem uma sala Sony!! Vá contar como sua fotografia cresceu exponencialmente com a Sony, conte sobre o incrível sistema de focagem de olhos, sobre a durabilidade da câmeras Sony, sobre o atendimento rápido, eficaz e barato das assistências Sony. Deixe os pobres e mal servidos usuários da Nikon, com suas câmeras frágeis, sem assistência técnica, foco arcaico e apenas um slot de cartão debaterem esperançosos e felizes o retorno  apoteótico do 'lado negro da força'.

Deixe-nos ver a marca morre logo em breve e, contarmos felizes e saudosistas a durabilidade, belas cores, ISOs altos e como era gostoso o som do obturador.

Acho que é isso.

Gostaria muito de debater seriamente na sala NIKON. Não com 'achismos' mercadológicos ou ressentimento de marido traído.

A Nikon ainda está viva! Ainda não é hora dos abutres.
Nikon Z6II, Nikon Z7II, D7100, D7000, D200  Objetivas:  Z 24-70mm F/2.8 + Z 20mm F/1.8 + Z 85mm F/1.8 + Nikkor 70-200mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910 + 01 Godox V860II + Godox V1
http://www.istockphoto.com/portfolio/RogerioPeccioli
www.linkedin.com/in/rogerio-peccioli www.instagram.com/rogeriopeccioli/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #63 Online: 09 de Julho de 2020, 16:37:51
Sem problemas discordar, mas eu tenho Sony, são frágeis, lentes caras, péssima assistência. Não são essas mil maravilhas não.
Eu não tenho lente Sony, não posso dizer mas pelo menos até onde eu vi, a G Master é bem parruda e não é frágil.

Você não estaria se referindo à APS-C?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #64 Online: 09 de Julho de 2020, 17:00:09
Os seus comentários e de alguns outros parecem o prelúdio do apocalipse.
Você parece aqueles garotos mimados que põe a bola debaixo do braço e terminam a brincadeira porque um amigo (Nikon) fez algo que lhe desagrada.

Cara, aqui tem uma sala Sony!! Vá contar como sua fotografia cresceu exponencialmente com a Sony, conte sobre o incrível sistema de focagem de olhos, sobre a durabilidade da câmeras Sony, sobre o atendimento rápido, eficaz e barato das assistências Sony. Deixe os pobres e mal servidos usuários da Nikon, com suas câmeras frágeis, sem assistência técnica, foco arcaico e apenas um slot de cartão debaterem esperançosos e felizes o retorno  apoteótico do 'lado negro da força'.

Deixe-nos ver a marca morre logo em breve e, contarmos felizes e saudosistas a durabilidade, belas cores, ISOs altos e como era gostoso o som do obturador.

Acho que é isso.

Gostaria muito de debater seriamente na sala NIKON. Não com 'achismos' mercadológicos ou ressentimento de marido traído.

A Nikon ainda está viva! Ainda não é hora dos abutres.
Calma, não precisa ficar bravo. O Carlos só está compartilhando a experiência dele de ex usuário Nikon e atual usuário Sony.

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #65 Online: 09 de Julho de 2020, 17:04:36

Então é importante salientar isso... do jeito que vc escreveu vc generalizou. Fotografia é um espectro muito diverso.
Um ponto a deixar claro aqui é que temos aqui uma certa comparação injusta entre DSLR e ML. Tem que se colocar bananas com bananas e laranjas com laranjas.

Sobre uma câmera ser melhor que outra, desde 2014/15 as câmeras FF são todas capazes de entregar quase o mesmo resultado final em termos de capabilidade de seus sensores. O que muda entre as gerações, marcas e line ups são coisas como mecânica de foco, quantidade de slots, buffer e ergonomia.

Qualquer um desses sistemas atuais ML da Canon R, Nikon Z e Sony A (3ª geração) vão entregar o resultado para o cliente regular que é público e usuário desse fórum (hobby, paisagem, eventos, arquitetura, animais).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #66 Online: 09 de Julho de 2020, 17:13:05
Eu não tenho lente Sony, não posso dizer mas pelo menos até onde eu vi, a G Master é bem parruda e não é frágil.

Você não estaria se referindo à APS-C?
Eu tenho fullframe Sony e tenho lentes Sony.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #67 Online: 09 de Julho de 2020, 17:19:30
Os seus comentários e de alguns outros parecem o prelúdio do apocalipse.
Você parece aqueles garotos mimados que põe a bola debaixo do braço e terminam a brincadeira porque um amigo (Nikon) fez algo que lhe desagrada.

Cara, aqui tem uma sala Sony!! Vá contar como sua fotografia cresceu exponencialmente com a Sony, conte sobre o incrível sistema de focagem de olhos, sobre a durabilidade da câmeras Sony, sobre o atendimento rápido, eficaz e barato das assistências Sony. Deixe os pobres e mal servidos usuários da Nikon, com suas câmeras frágeis, sem assistência técnica, foco arcaico e apenas um slot de cartão debaterem esperançosos e felizes o retorno  apoteótico do 'lado negro da força'.

Deixe-nos ver a marca morre logo em breve e, contarmos felizes e saudosistas a durabilidade, belas cores, ISOs altos e como era gostoso o som do obturador.

Acho que é isso.

Gostaria muito de debater seriamente na sala NIKON. Não com 'achismos' mercadológicos ou ressentimento de marido traído.

A Nikon ainda está viva! Ainda não é hora dos abutres.


HhuahuHUahuahu eita!
Cara eu usei Nikon por 8 anos, aqui na minha prateleira está cheio de raridades Nikon. Eu sempre defendi o lado negro da força, é sério. Tu tem tempo de fórum, não sei quanto acompanhou, mas eu tenho 90% dos posts feitos na sala Nikon. Já tive tudo que é lente e câmera e fui muito feliz com o equipamento. Entre obturadores mais de 2 milhões de fotos feitas. É coisa pra caceta.

Depois que a copa do mundo passou aqui no Brasil meu amigo que era NPS avisou que a Nikon estaria saindo (por sinal tinha muito vidrinho bom a preço de banana da NPS, teve uma galera que fez a festa), e isso foi o início do fim da marca para os profissionais, depois veio a saída da assistência o que sacramentou a marca. E aqui foi a gota pra mim. Antes de migrar pra Sony, eu tentei reparar a minha 24mm f1.4G que tinha uma batida no elemento frontal, e eu queria vender ela zerada. Esse foi a resposta que a Nikon me passou:




Tu tem um equipamento de ponta, o melhor que a Nikon oferece, e eu também tive. E isso eventualmente dá problema. E se isso dar problema tu precisa ser assistido por profissionais qualificados (principalmente se teu pão depende desse equipamento) então tu não vai colocar a tua 300mm 2.8 na mão de qualquer um, tu vai ter que mandar pros EUA. Sabe o custo disso? Seguro nenhum cobre. A tua D850 que é melhor que minha a7III em alguns pontos (apesar de estarem em preços diferentes) é uma câmera que dificilmente vai dar problema. Mas e se der? quem vai botar a mão nesses 20 mil reais em equipamento e tu correr o risco de não ser resolvido?

Eu não estou defendendo o apocalipse da Nikon a nível global. Eu só defendo que para nós, brasileiros, a marca já era. E quem é inteligente e depende desse equipamento pra pagar as contas (como eu dependo) a coisa mais inteligente a se fazer é cair fora.


E tem mais, eu sou o cara mais pacífico na face da terra pra conversar em fóruns com outros internautas. Não provoco ninguém, e quando eu falo alguma coisa nunca é da boca pra fora. Sempre busco ter propriedade, senão vira uma que acha isso e acha aquilo e ninguém vai pra frente.  :ok:


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #68 Online: 09 de Julho de 2020, 20:54:01

HhuahuHUahuahu eita!
Cara eu usei Nikon por 8 anos, aqui na minha prateleira está cheio de raridades Nikon. Eu sempre defendi o lado negro da força, é sério. Tu tem tempo de fórum, não sei quanto acompanhou, mas eu tenho 90% dos posts feitos na sala Nikon. Já tive tudo que é lente e câmera e fui muito feliz com o equipamento. Entre obturadores mais de 2 milhões de fotos feitas. É coisa pra caceta.

Depois que a copa do mundo passou aqui no Brasil meu amigo que era NPS avisou que a Nikon estaria saindo (por sinal tinha muito vidrinho bom a preço de banana da NPS, teve uma galera que fez a festa), e isso foi o início do fim da marca para os profissionais, depois veio a saída da assistência o que sacramentou a marca. E aqui foi a gota pra mim. Antes de migrar pra Sony, eu tentei reparar a minha 24mm f1.4G que tinha uma batida no elemento frontal, e eu queria vender ela zerada. Esse foi a resposta que a Nikon me passou:




Tu tem um equipamento de ponta, o melhor que a Nikon oferece, e eu também tive. E isso eventualmente dá problema. E se isso dar problema tu precisa ser assistido por profissionais qualificados (principalmente se teu pão depende desse equipamento) então tu não vai colocar a tua 300mm 2.8 na mão de qualquer um, tu vai ter que mandar pros EUA. Sabe o custo disso? Seguro nenhum cobre. A tua D850 que é melhor que minha a7III em alguns pontos (apesar de estarem em preços diferentes) é uma câmera que dificilmente vai dar problema. Mas e se der? quem vai botar a mão nesses 20 mil reais em equipamento e tu correr o risco de não ser resolvido?

Eu não estou defendendo o apocalipse da Nikon a nível global. Eu só defendo que para nós, brasileiros, a marca já era. E quem é inteligente e depende desse equipamento pra pagar as contas (como eu dependo) a coisa mais inteligente a se fazer é cair fora.


E tem mais, eu sou o cara mais pacífico na face da terra pra conversar em fóruns com outros internautas. Não provoco ninguém, e quando eu falo alguma coisa nunca é da boca pra fora. Sempre busco ter propriedade, senão vira uma que acha isso e acha aquilo e ninguém vai pra frente.  :ok:

Chegou levar em outras assistências?


peccioli

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.281
Resposta #69 Online: 09 de Julho de 2020, 22:21:00

HhuahuHUahuahu eita!
Cara eu usei Nikon por 8 anos, aqui na minha prateleira está cheio de raridades Nikon. Eu sempre defendi o lado negro da força, é sério. Tu tem tempo de fórum, não sei quanto acompanhou, mas eu tenho 90% dos posts feitos na sala Nikon. Já tive tudo que é lente e câmera e fui muito feliz com o equipamento. Entre obturadores mais de 2 milhões de fotos feitas. É coisa pra caceta.

Depois que a copa do mundo passou aqui no Brasil meu amigo que era NPS avisou que a Nikon estaria saindo (por sinal tinha muito vidrinho bom a preço de banana da NPS, teve uma galera que fez a festa), e isso foi o início do fim da marca para os profissionais, depois veio a saída da assistência o que sacramentou a marca. E aqui foi a gota pra mim. Antes de migrar pra Sony, eu tentei reparar a minha 24mm f1.4G que tinha uma batida no elemento frontal, e eu queria vender ela zerada. Esse foi a resposta que a Nikon me passou:




Tu tem um equipamento de ponta, o melhor que a Nikon oferece, e eu também tive. E isso eventualmente dá problema. E se isso dar problema tu precisa ser assistido por profissionais qualificados (principalmente se teu pão depende desse equipamento) então tu não vai colocar a tua 300mm 2.8 na mão de qualquer um, tu vai ter que mandar pros EUA. Sabe o custo disso? Seguro nenhum cobre. A tua D850 que é melhor que minha a7III em alguns pontos (apesar de estarem em preços diferentes) é uma câmera que dificilmente vai dar problema. Mas e se der? quem vai botar a mão nesses 20 mil reais em equipamento e tu correr o risco de não ser resolvido?

Eu não estou defendendo o apocalipse da Nikon a nível global. Eu só defendo que para nós, brasileiros, a marca já era. E quem é inteligente e depende desse equipamento pra pagar as contas (como eu dependo) a coisa mais inteligente a se fazer é cair fora.


E tem mais, eu sou o cara mais pacífico na face da terra pra conversar em fóruns com outros internautas. Não provoco ninguém, e quando eu falo alguma coisa nunca é da boca pra fora. Sempre busco ter propriedade, senão vira uma que acha isso e acha aquilo e ninguém vai pra frente.  :ok:

É injusto da minha parte comparar os cenários. Você tem suas razões inquestionáveis para não utilizar mais Nikon.
Desculpe minha insensibilidade.
« Última modificação: 09 de Julho de 2020, 22:21:53 por peccioli »
Nikon Z6II, Nikon Z7II, D7100, D7000, D200  Objetivas:  Z 24-70mm F/2.8 + Z 20mm F/1.8 + Z 85mm F/1.8 + Nikkor 70-200mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910 + 01 Godox V860II + Godox V1
http://www.istockphoto.com/portfolio/RogerioPeccioli
www.linkedin.com/in/rogerio-peccioli www.instagram.com/rogeriopeccioli/


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #70 Online: 10 de Julho de 2020, 00:34:31
Chegou levar em outras assistências?

Sim, a batida na verdade não influenciava na ótica, eu usei ela por bastante tempo de qualquer maneira e quem comprou tbm continua usando....

Mas ninguém consegue comprar partes para troca de qualquer peça aqui no BR, e nos EUA acabou no início do ano. Eles cortaram a supply de tudo e ficou somente as autorizadas nikon mesmo.†
https://www.dpreview.com/news/5564430488/nikon-is-killing-off-its-authorized-repair-program-in-march-2020

É injusto da minha parte comparar os cenários. Você tem suas razões inquestionáveis para não utilizar mais Nikon.
Desculpe minha insensibilidade.

Não levo nada pro pessoal, assim como a galera não deveria também. Afinal somos todos apaixonados pelo que fazemos, vivendo disso ou hobby, é fotografia.
Eu só busco alertar as pessoas que converso e coloco a minha opinião no assunto e cada um entende e faz o que quiser...Eu poderia muito bem ficar na minha e não compartilhar essa "análise" da Nikon aqui no BR com ninguém. Vai ter gente que vai gostar pois talvez não sabia a situação e gente que não vai estar nem aí.
 :ok: :D
« Última modificação: 10 de Julho de 2020, 00:37:58 por C. Ferrari »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #71 Online: 10 de Julho de 2020, 04:01:37


Bem, se o ibis da camera nova esta rachado, se tem fragmentos dentro da camera,  é bom que o consumidor tenha no minimo alguma assistencia tecnica. Recall gratuito no minimo.

« Última modificação: 10 de Julho de 2020, 04:05:40 por Leonardo Tonin »


peccioli

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.281
Resposta #72 Online: 10 de Julho de 2020, 10:55:39

A Nikon, na prática, é uma mera sucursal da Sony. Só recebe os sensores que a Sony quiser fornecer  :ok:
Não conseguiu rival para as 5Ds e 5Ds R e nem para a A7R IV... pq, simplesmente, não tem o sensor

Com a queda nas vendas, ela entra no buraco da Olympus onde ela não consegue encomendar sensores exclusivos (até pq a Sony os superfaturaria pq seriam concorrencia a A7R IV !!!! )

Neste cenário, ela será uma segunda linha da Sony, até sumir...

Não há como investir, a longo prazo, nesse cenário

Ernesto, você tem razão quando disse que a Nikon "só recebe os sensores que a Sony quiser fornecer."
Pesquisei um pouco e encontrei uma entrevista da Imagem Resource com Kenji Tanaka, gerente geral  sênior do Grupo de Imagem Digital da Sony;
"sensores superiores são de uso exclusivo das câmeras topo de linha da Sony. Ou seja, existem tecnologias de sensores que não são repassadas para outras empresas."
Obs: segundo a PentaPixel, a matéria do Kenko Tanaka foi 'misteriosamente' apagada do site Image Resource.

Daí encontrei está interessante matéria:
https://petapixel.com/2019/07/02/sonys-sensor-dominance-is-a-problem-for-camera-makers-towerjazz/
"Se a Sony também é cliente de suas próprias instalações, de sua própria produção, elas podem se dar o benefício de obtê-las primeiro e não repassá-lo a concorrência."

Há forte rumores que a Nikon está montando uma parceria com Towerjazz (agora Tower Semiconductor). Parece que o sensor da Nikon D7500 e Z50 foram produzidos pela Tower... ganha força esse rumor,  ainda mais por que essas duas câmeras possuem sensores de 20,9MP, onde a Sony normalmente produz chips de 24 e 26MP.

https://petapixel.com/2020/06/05/towerjazz-hints-that-nikon-is-using-their-sensors-in-the-z50-and-d7500/

A Tower já fez várias referências que eles estão trabalhando com um "fornecedor líder de câmeras DSLR" (Nikon?), e que também fornece sensores para as câmeras cinematográficas da ARRI.
Nikon tem ciência que se continuar dependente do fornecimento de sensores da Sony estará morta.
Agora resta saber a qualidade dos sensores Tower com altas contagens de pixels 60MP ou mais. A qualidade do sensor de 20,9MP da D7500 e Z50 são muito bons.



Nikon Z6II, Nikon Z7II, D7100, D7000, D200  Objetivas:  Z 24-70mm F/2.8 + Z 20mm F/1.8 + Z 85mm F/1.8 + Nikkor 70-200mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910 + 01 Godox V860II + Godox V1
http://www.istockphoto.com/portfolio/RogerioPeccioli
www.linkedin.com/in/rogerio-peccioli www.instagram.com/rogeriopeccioli/


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #73 Online: 10 de Julho de 2020, 11:01:32
Depender do outros é complicado, ainda pior quando ele é seu concorrente.
Nikon em todos esses anos da era digital deveria produzir seus próprios sensores.

Menos mal se achou uma alternativa em relação à Sony. Essa que cresceu o olho e deu um olé na Nikon rsrs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #74 Online: 10 de Julho de 2020, 11:53:11
Nikon desenvolveu o nik software.
Dizer que eles nao tem tecnologia é um equivoco.