Autor Tópico: Focagem por View Finder e Live View  (Lida 2363 vezes)

diegog174

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Online: 07 de Julho de 2020, 09:31:31
Opa pessoal, seguinte ainda estou aprendendo a usar minha nova câmera, mas até relatei em outro tópico que parece que o foco via view finder fica um pouquinho pior que por live view.

Parece que pelo live view fica mais nítido, dando o zoom na imagem vejo que a foto do live view ficou melhor, porém não sei se e porque não estou acostumado a segurar a câmera no rosto, andei pesquisando e achei algumas informações onde se fala que o foco via live view é sempre melhor que view finder. Isso é realmente verdade?

Claro a minha T5i só tem 9 pontos de foco então não sei se isso pode estar influenciando também .
« Última modificação: 07 de Julho de 2020, 09:31:49 por diegog174 »


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #1 Online: 07 de Julho de 2020, 10:39:10
Live view é bem preciso, feito por contraste, mas lento.
Pode usar pra ensaios e situações controladas.

View finder foco phase. É rápido e preciso, mas por vezes a câmera erra um pouco seja pela distância focal e abertura levarem a situações críticas como o desalinhanento do conjunto câmera e lente. É possível corrigir com ajuste fino de foco, mas sua câmera não possui o recuso.

Use pra situações de ação ou o tempo todo se quiser. Melhora a pegada e a velocidade.
« Última modificação: 07 de Julho de 2020, 10:46:21 por lindoerle »


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #2 Online: 07 de Julho de 2020, 10:45:36
Opa pessoal, seguinte ainda estou aprendendo a usar minha nova câmera, mas até relatei em outro tópico que parece que o foco via view finder fica um pouquinho pior que por live view.

Dá um pouco de diferença sim, mas não precisa ser tanto um problema. Se você fechar um pouco mais a lente (tipo, de f5.6 para f6.3 ou 7.1) você aumenta a profundidade do campo e mais coisas ficam em foco, além de aumentar a nitidez da imagem em geral. Além disso, é um problema maior se você for cropar (recortar a foto e ampliar em um certo objeto), mas se não for o caso, não dá tanta diferença não.
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


diegog174

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #3 Online: 07 de Julho de 2020, 10:58:35
Live view é bem preciso, feito por contraste, mas lento.
Pode usar pra ensaios e situações controladas.

View finder foco phase. É rápido e preciso, mas por vezes a câmera erra um pouco seja pela distância focal e abertura levarem a situações críticas como o desalinhanento do conjunto câmera e lente. É possível corrigir com ajuste fino de foco, mas sua câmera não possui o recuso.

Use pra situações de ação ou o tempo todo se quiser. Melhora a pegada e a velocidade.

Então realmente é melhor, já estava ficando louco kkkk, é que fico comparando as duas imagens dando zoom na foto, mas vou me acostumar pelo view finder.

Dá um pouco de diferença sim, mas não precisa ser tanto um problema. Se você fechar um pouco mais a lente (tipo, de f5.6 para f6.3 ou 7.1) você aumenta a profundidade do campo e mais coisas ficam em foco, além de aumentar a nitidez da imagem em geral. Além disso, é um problema maior se você for cropar (recortar a foto e ampliar em um certo objeto), mas se não for o caso, não dá tanta diferença não.

Legal vou experimentar fazer as fotos com a lente mais fechada, estou com uma 50mm também 1.4 canon, alguma dica em relação ao diafragma ? Pois fiz várias fotos ontem em 1.4, ficaram bem legais, mas as vezes fica focado o nariz e já da uma diferença para o rosto, parece muito precisa em foco a 1.4.

Não vou cropar não, como falei acho que é um detalhe que eu fiquei crica, de ficar dando zoom na foto pra ver a diferença de live view para view finder kkk


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #4 Online: 07 de Julho de 2020, 11:16:28
Então realmente é melhor, já estava ficando louco kkkk, é que fico comparando as duas imagens dando zoom na foto, mas vou me acostumar pelo view finder.

Legal vou experimentar fazer as fotos com a lente mais fechada, estou com uma 50mm também 1.4 canon, alguma dica em relação ao diafragma ? Pois fiz várias fotos ontem em 1.4, ficaram bem legais, mas as vezes fica focado o nariz e já da uma diferença para o rosto, parece muito precisa em foco a 1.4.

Não vou cropar não, como falei acho que é um detalhe que eu fiquei crica, de ficar dando zoom na foto pra ver a diferença de live view para view finder kkk

Não use em 1.4 rsrs Só em alguns momentos que é legal, mas na maioria.. fechar pra 2.8, f4, você vai ter excelentes fotos.
« Última modificação: 07 de Julho de 2020, 11:18:31 por lindoerle »


diegog174

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #5 Online: 07 de Julho de 2020, 11:44:58
Não use em 1.4 rsrs Só em alguns momentos que é legal, mas na maioria.. fechar pra 2.8, f4, você vai ter excelentes fotos.

Ah blz kkkkk, tava ontem tirando só fotos em 1.4 hehehehehehe.

Vou começar a usar em 2.8 então, percebi que em 1.4 é melhor usar em live view, da pra focar melhor, coisas que vamos aprendendo.

Na T5i configurei para foco pelo ponto central parece que realmente fica melhor de fazer o foco, e estou usando aquela técnica de focar e recompor.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 07 de Julho de 2020, 11:50:58
Bem vindo ao mundo do back/front focus das DSLR.

Não pode focar e recompor em aberturas grandes, como 1.4, 2.0 e etc.
Vai sair sempre sem foco onde você quer.

Você precisa usar os pontos laterais, que infelizmente na T5i não são tão bons.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


diegog174

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #7 Online: 07 de Julho de 2020, 12:04:32
Bem vindo ao mundo do back/front focus das DSLR.

Não pode focar e recompor em aberturas grandes, como 1.4, 2.0 e etc.
Vai sair sempre sem foco onde você quer.

Você precisa usar os pontos laterais, que infelizmente na T5i não são tão bons.

Li sobre o Back/Front focus e realmente é difícil de acertar isso hein. Mas no geral as fotos ficam fantásticas.

Opa bom saber do focar e recompor, obrigado !

Pois é percebi isso que não são dos melhores.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 07 de Julho de 2020, 12:05:10
Você precisa usar os pontos laterais, que infelizmente na T5i não são tão bons.

Se não me engano, a T4i e T5i possuem os 9 pontos de foco cruzados. Acho que o central só tem mais sensibilidade.

Focar e recompor não é uma técnica simples, ainda mais em aberturas muito grandes. O "certo" é recompor sempre num eixo paralelo, sem girar a câmera. Precisa treino e não dá certo toda vez. Mas eu acho que vale a pena o esforço pra ficar mais "livre" em relação à abertura.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 07 de Julho de 2020, 13:38:28
Se não me engano, a T4i e T5i possuem os 9 pontos de foco cruzados.

Verdade, eu achava que as cameras com 9 pontos só tivessem o central cruzado.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


diegog174

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #10 Online: 07 de Julho de 2020, 14:11:09
Eu estou achando o foco muito mas muito rápido, tanto usando a 50mm como a 18-55 do kit. Não sei se tem alguma configuração tipo velocidade vs precisão.

Fui pra caso almoçar agora pouco e percebi que consigo fotos fantásticas com o view finder sim, uma das coisas que eu estava errando era na abertura, sempre tentava deixar na máxima, inclusive tentando tirar fotos de paisagem na abertura máxima. Para paisagem senti que ficou melhor ali por 7.1 8 na 18-55 e na 50mm acima de 2.8 já fica show.


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #11 Online: 07 de Julho de 2020, 14:35:37
Eu estou achando o foco muito mas muito rápido, tanto usando a 50mm como a 18-55 do kit. Não sei se tem alguma configuração tipo velocidade vs precisão.

Fui pra caso almoçar agora pouco e percebi que consigo fotos fantásticas com o view finder sim, uma das coisas que eu estava errando era na abertura, sempre tentava deixar na máxima, inclusive tentando tirar fotos de paisagem na abertura máxima. Para paisagem senti que ficou melhor ali por 7.1 8 na 18-55 e na 50mm acima de 2.8 já fica show.

Existe uma verdade febre por abertura e desfoque. Mas a verdade é que sua foto pode ficar muito melhor fechando o diafragma.

Pra mim as aberturas que entregam o melhor balanceamento entre luminosidade e definição na maioria das lentes é primeiro f4 e em seguida 2.8.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #12 Online: 07 de Julho de 2020, 14:45:18
inclusive tentando tirar fotos de paisagem na abertura máxima.

É, paisagem em abertura máxima é complicado, ainda mais e for em f/1.4, rsrs... Eu não vejo problema algum em usar aberturas grandes, as lentes f/1.4 e f/1.2 estão aí pra isso. Só que pra tudo tem que ter bom senso e equilíbrio.


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #13 Online: 07 de Julho de 2020, 16:32:23
Legal vou experimentar fazer as fotos com a lente mais fechada, estou com uma 50mm também 1.4 canon, alguma dica em relação ao diafragma ? Pois fiz várias fotos ontem em 1.4, ficaram bem legais, mas as vezes fica focado o nariz e já da uma diferença para o rosto, parece muito precisa em foco a 1.4.

Uma coisa importante para abertura de lente: quanto mais próximo você estiver do objeto, menor a profundidade de campo. Então, se você estiver muito próximo da câmera, ela consegue desfocar o nariz e focar o olho, mas em um show musical, por exemplo, com a pessoa a uns 5, 6 metros de distância, com a mesma abertura você consegue focar ele todo, mas desfocando o que está atrás e na frente. Vai treinando!  :ok:
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


diegog174

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #14 Online: 07 de Julho de 2020, 17:32:39
Existe uma verdade febre por abertura e desfoque. Mas a verdade é que sua foto pode ficar muito melhor fechando o diafragma.

Pra mim as aberturas que entregam o melhor balanceamento entre luminosidade e definição na maioria das lentes é primeiro f4 e em seguida 2.8.


Obrigado pelas dicas vou testar!


É, paisagem em abertura máxima é complicado, ainda mais e for em f/1.4, rsrs... Eu não vejo problema algum em usar aberturas grandes, as lentes f/1.4 e f/1.2 estão aí pra isso. Só que pra tudo tem que ter bom senso e equilíbrio.

Sim sim, erro de principiante aqui kkkk

Uma coisa importante para abertura de lente: quanto mais próximo você estiver do objeto, menor a profundidade de campo. Então, se você estiver muito próximo da câmera, ela consegue desfocar o nariz e focar o olho, mas em um show musical, por exemplo, com a pessoa a uns 5, 6 metros de distância, com a mesma abertura você consegue focar ele todo, mas desfocando o que está atrás e na frente. Vai treinando!  :ok:


Percebi isso, fui fotografar algumas flores e realmente em 1.4 e bem próximo só a ponta da flor fica em foco, é muito legal essa 1.4