Autor Tópico: Nikon Z5  (Lida 40550 vezes)

peccioli

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.283
Resposta #360 Online: 18 de Outubro de 2021, 19:55:54
Minhas primeiras impressões sobre a Z5
Já fiz umas 1000 fotos e estou testando basicamente o foco, antes de colocar ela em pratica em um casamento. Com a 24-70 f2,8G (+FTZ) Nikon , o foco é perfeito, não erra, e é rápido, principalmente pelo foco continuo em olhos ou em rosto, a câmera sempre estará com o foco cravado, sem atraso entre apertar o obturador,  focar e fotografar.  Usei ela também na Nikon 70-200G VrII e na Nikon 85 f1,8G , tendo um comportamento semelhante a 24-70, perfeito, cravado e rápido.

Também testei ela na antiga Sigma 50mm f1,4 EX (Não é serie ART), é uma lente mais difícil de usar em f1.4, motor dá uns mini trancos, um pouco barulhenta, achei que não iria funcionar. mas por incrível que pareça, em f1,4 fotografando uma pessoa andando em minha direção, usando o foco continuo em olhos, ela acerta uns 80 a 90% quando o objeto esta mais distante (ate uns 3m) e começa diminuir a porcentagem de acertos até uns 60% quando o objeto fica bem próximo, perto da distancia mínima de foco. (oque me surpreendeu positivamente, pela dificuldade de usar uma lente (Sigma ex em f1.4), com o objeto parado ela acerta 90%+ ,quando ela erra o foco é por pouco, ex, foco na orelha. Testei foco em olhos, ponto único, foco em olhos de animais, e foco automático (quando não tem olhos nem rosto ela entra nesse modo). em f2.0 em diante ela se comporta muito confiável. 

Sobre os modos de foco, foco em olhos e rosto é uma grande evolução, te dá muita facilidade, principalmente em ensaios e retratos, você só tem um trabalho, enquadrar a imagem,  te deixa livre para interagir com os modelos, é confiável, e pratico. As vezes o foco em rostos pode ficar confuso, por ter muitas pessoas, ou por ter pessoas se virando rapidamente, e vc não consegue selecionar o mesmo rosto sempre, posso imaginar uma situação assim quando o noivo vai encontrar a noiva no corredor, e o pai da noiva passa na frente, ou quando as pessoas vão se abraçando e cumprimentando, o foco automático em olhos pode ficar pulando para algum convidado aleatório, por isso veio configurado na minha câmera (não sei se em todas já vem assim) quando eu aperto o botão "OK" muda para ponto central (que pode ser alterado para qualquer posição na tela pelo joystic), e depois que vc seleciona o objeto que quer focar, ela segue o mesmo, deixando vc recompor e fazer quantas fotos quiser seguindo sempre o objeto focado, isso enquanto vc segurar o botão af ou enquanto vc dá meio aperto no obturador, (também achei muito confiável, e mais pratico que o foco convencional único das dslr, porque depois que vc seleciona o objeto somente te sobra o trabalho de enquadrar e ela segue o objeto com foco continuo).
Apertando novamente botão OK ela muda o ponto de foco para central que também pode ser mudado pelo joystic , mas que não segue o objeto, ficando mais parecido com o ponto de foco que eu usava na d610 ou d7200, em que vc muda ele de lugar ou foca e recompõe, mas que ele não muda sozinho seguindo o objeto.

Se vc estiver em uma situação em que o foco em olhos falhar e o foco automático entra em ação e foca outro objeto aleatório ou rosto aleatório, e vc precisar focar novamente o objeto, se você for rápido, em 1s (um segundo) dá pra fazer a mudança e focar novamente. Muito Prático e rápido.

Uma duvida que eu tinha era que se daria para usar uma lente DX para filmar em 4k, e sim é possível. como a lente DX tem um crop de 1,5 e a câmera somente em 4k "cropa" a imagem em 1,7x, então fica perfeito. perdendo muito pouco de ângulo. por exemplo, minha sigma 18-35 f1,8  para filmes em 4k ficaria mais ou menos uma  20-40 f1,8 (lembrando que em DX, em FX o ângulo se assemelharia a uma 30-60mm f1,8).

O estabilizador de imagem funciona muito bem nas fotos, não testei com ela com maior precisão para saber  o quanto ela melhora e nem comparei lentes estabilizadas com não estabilizadas para ver se ela trabalha melhor com alguma, em filmagens também estabiliza bem, mas também não testei melhor nem comparei com nada.
A questão do iso também não fiz testes, mas pelo que vi deve ser igual a d750 ou pouca coisa diferente.

Por enquanto nada muito técnico, mais uma impressão que tive dá câmera, e se  com um pouco de prática pela pode me acrescentar nos casamentos,  e principalmente em ensaios ela melhora muito a possibilidade de uma direção mais espontânea e a menor preocupação com detalhes técnicos (foco, Exposição), já que vc já vê tudo ali no visor, não precisa ficar conferindo depois de clicar.
Sou um fotografo amador, fiz alguns casamentos como segundo fotografo e alguns ensaios, me divirto fotografando, espero melhorar sempre e crescer na profissão e acho que essa câmera vai me ajudar.
Depois que fizer o primeiro casamento com ela, eu volto aqui relatar minha experiência. Mesmo não sendo nada técnico, é um relato de um fotografo que já fotografou mais de 15 casamentos e sempre usando o foco único e recompondo, já que devem aparecer muitos outros com essa mesma duvida que eu tenho, se dificuldade em adaptação de DSRL para mirroless.
Deve ter um milhão de erros de concordância e português, peço que me desculpem,  é que faz tempo que não escrevo nada além de mensagens de WhatsApp.

Gostei muito do seu relato. É direto ao ponto de usabilidade da Nikon Z5.

A pouco tempo li uma matéria do Thom Hogan onde ele fala que a Z5 é uma câmera subestimada pelos usuários Nikon, e pela própria empresa. Sendo uma câmera capacitada para diversos usos desde profissional ao amador.

Por favor, assim que começar a trabalhar com Z5, não esqueça de trazer suas impressões para nós. Esse é o melhor feedback.
Nikon Z6II, Nikon Z7II, D7100, D7000, D200  Objetivas:  Z 24-70mm F/2.8 + Z 20mm F/1.8 + Z 85mm F/1.8 + Nikkor 70-200mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910 + 01 Godox V860II + Godox V1
http://www.istockphoto.com/portfolio/RogerioPeccioli
www.linkedin.com/in/rogerio-peccioli www.instagram.com/rogeriopeccioli/


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #361 Online: 08 de Novembro de 2021, 16:55:33
Impressão minha ou andou aumentando demais a Z5?

Esses tempos tinha visto no ML por 8k, agora não acho por menos de 11k  :shock:


peccioli

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.283
Resposta #362 Online: 08 de Novembro de 2021, 19:47:20
Impressão minha ou andou aumentando demais a Z5?

Esses tempos tinha visto no ML por 8k, agora não acho por menos de 11k  :shock:

Será que é pela demanda??

A pessoa que me vendeu a Nikon Z6II disse que em outubro vendeu cinco Z5... ficou surpreso e sem estoque.
Nikon Z6II, Nikon Z7II, D7100, D7000, D200  Objetivas:  Z 24-70mm F/2.8 + Z 20mm F/1.8 + Z 85mm F/1.8 + Nikkor 70-200mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910 + 01 Godox V860II + Godox V1
http://www.istockphoto.com/portfolio/RogerioPeccioli
www.linkedin.com/in/rogerio-peccioli www.instagram.com/rogeriopeccioli/


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #363 Online: 08 de Novembro de 2021, 20:14:27
Impressão minha ou andou aumentando demais a Z5?

Está em falta no PY, por isso.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #364 Online: 09 de Novembro de 2021, 08:24:09
Será que é pela demanda??

A pessoa que me vendeu a Nikon Z6II disse que em outubro vendeu cinco Z5... ficou surpreso e sem estoque.
Também fiquei surpreso.

Ela tem seus pontos fortes contra a Rp.
Dual slot e Ibis.

Está em falta no PY, por isso.
Mais um motivo, ontem à noite fui olhar nos sites do PY e não achei ela.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #365 Online: 09 de Novembro de 2021, 20:00:23
Não imaginava que a demanda de Z5, por aqui, estava dessa forma.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Jpsartori

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Resposta #366 Online: 10 de Novembro de 2021, 20:19:17
Com o mesmo cara que eu comprei, o preço aumentou 2000 reais  e retraiu para 1000 de aumento hoje.
D700 +D610 + Z5 + Sigma 18-35 f1.8 + Nikon 24-70 f2.8 vrII + Nikon 80-200 push pull + 24-70 f2.8 nikon + 85mm f1.8 nikkor.


Jpsartori

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Resposta #367 Online: 10 de Novembro de 2021, 20:52:41
Fotografei o casamento como segundo fotografo com a Z5 e um ensaio posteriormente.

Difícil resumir a experiência de fotografar um casamento com a Z5. A ansiedade de testar uma câmera Mirrorless com um modelo de fotografar diferente, logo deu lugar para a sensação de simplicidade. Fotografar convidados sem precisar esconder seu rosto atrás da câmera, conversar com a noiva dentro do carro enquanto já fotografa , o fato de não precisar usar o visor ótico me deu mais mobilidade.
O Lado negativo foi que como usei flash em muitas situações , não dava para ver o resultado final antes. outro ponto negativo foi que quando se tem muitas pessoas normalmente ela se confunde  e tende a focar em alguém mais próximo, por exemplo, noiva entrando e saindo da igreja, se abrir o ângulo ela vai mudar o foco possivelmente para alguém mais próximo que estiver de frente, (me parece que a z6 e z7 tem a opção de vc colocar reconhecimento facial, juntamente com uma área dinâmica ao invés de área total da tela, se a z5 tem essa opção eu não consegui acionar), oque eu fiz para focar nessas horas era me precipitar e mudar para o foco com rastreamento de objeto, essa mudança é rápida(um botão). e o mais importante ,muito confiável.
A bateria durou umas 900 fotos e ainda restava mais, mas troquei antes de acabar. tinha levado 4, usei duas para fazer 1350 fotos. utilizei também uma d610 para fazer mais fotos.
Resumindo, achei uma câmera fácil de operar, que te dá bastante liberdade e confiabilidade, essa tecnologia tem muito oque melhorar, e sem duvidas é o futuro. e mesmo hoje no presente a z5 é uma câmera que acrescentou nas minhas fotografias.

No ensaio que eu fiz ela foi sensacional, testei ela com a Nikon 70-200 f2.8. Sem contras, só prós.

No mais poderia ficar falando dela, mas acho que é chover no molhado, se alguém tiver alguma duvida é só perguntar aqui, estarei a disposição.
D700 +D610 + Z5 + Sigma 18-35 f1.8 + Nikon 24-70 f2.8 vrII + Nikon 80-200 push pull + 24-70 f2.8 nikon + 85mm f1.8 nikkor.


peccioli

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.283
Resposta #368 Online: 10 de Novembro de 2021, 23:24:49
Fotografei o casamento como segundo fotografo com a Z5 e um ensaio posteriormente.

Difícil resumir a experiência de fotografar um casamento com a Z5. A ansiedade de testar uma câmera Mirrorless com um modelo de fotografar diferente, logo deu lugar para a sensação de simplicidade. Fotografar convidados sem precisar esconder seu rosto atrás da câmera, conversar com a noiva dentro do carro enquanto já fotografa , o fato de não precisar usar o visor ótico me deu mais mobilidade.
O Lado negativo foi que como usei flash em muitas situações , não dava para ver o resultado final antes. outro ponto negativo foi que quando se tem muitas pessoas normalmente ela se confunde  e tende a focar em alguém mais próximo, por exemplo, noiva entrando e saindo da igreja, se abrir o ângulo ela vai mudar o foco possivelmente para alguém mais próximo que estiver de frente, (me parece que a z6 e z7 tem a opção de vc colocar reconhecimento facial, juntamente com uma área dinâmica ao invés de área total da tela, se a z5 tem essa opção eu não consegui acionar), oque eu fiz para focar nessas horas era me precipitar e mudar para o foco com rastreamento de objeto, essa mudança é rápida(um botão). e o mais importante ,muito confiável.
A bateria durou umas 900 fotos e ainda restava mais, mas troquei antes de acabar. tinha levado 4, usei duas para fazer 1350 fotos. utilizei também uma d610 para fazer mais fotos.
Resumindo, achei uma câmera fácil de operar, que te dá bastante liberdade e confiabilidade, essa tecnologia tem muito oque melhorar, e sem duvidas é o futuro. e mesmo hoje no presente a z5 é uma câmera que acrescentou nas minhas fotografias.

No ensaio que eu fiz ela foi sensacional, testei ela com a Nikon 70-200 f2.8. Sem contras, só prós.

No mais poderia ficar falando dela, mas acho que é chover no molhado, se alguém tiver alguma duvida é só perguntar aqui, estarei a disposição.

Obrigado pelo relato JPSARTORI.
A Nikon Z5 seria a minha câmera de entrada para o ML, mas apareceu uma oportunidade e peguei a Z6II. A câmera me surpreendeu... o foco é super rápido e preciso - somente deve ser configurado conforme a sua forma e necessidade de fotografar.
Nikon Z6II, Nikon Z7II, D7100, D7000, D200  Objetivas:  Z 24-70mm F/2.8 + Z 20mm F/1.8 + Z 85mm F/1.8 + Nikkor 70-200mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910 + 01 Godox V860II + Godox V1
http://www.istockphoto.com/portfolio/RogerioPeccioli
www.linkedin.com/in/rogerio-peccioli www.instagram.com/rogeriopeccioli/


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #369 Online: 11 de Novembro de 2021, 00:34:25
O Lado negativo foi que como usei flash em muitas situações , não dava para ver o resultado final antes.
Não diria lado negativo, pois nenhuma câmera faz isso.
Imagino que no futuro podemos ver algo do tipo, com alguma tecnologia de VR.
A câmera dispara o flash pra saber como ele se comporta na cena e adiciona essa informação pra cena do visor utilizando parametros de VR.
No ritmo que tá indo o desenvolvimento de filtros de celular que utilizam essa tecnologia, podemos não estar muito longe disso.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #370 Online: 11 de Novembro de 2021, 09:20:50
Fotografei o casamento como segundo fotografo com a Z5 e um ensaio posteriormente.

Difícil resumir a experiência de fotografar um casamento com a Z5. A ansiedade de testar uma câmera Mirrorless com um modelo de fotografar diferente, logo deu lugar para a sensação de simplicidade. Fotografar convidados sem precisar esconder seu rosto atrás da câmera, conversar com a noiva dentro do carro enquanto já fotografa , o fato de não precisar usar o visor ótico me deu mais mobilidade.
O Lado negativo foi que como usei flash em muitas situações , não dava para ver o resultado final antes. outro ponto negativo foi que quando se tem muitas pessoas normalmente ela se confunde  e tende a focar em alguém mais próximo, por exemplo, noiva entrando e saindo da igreja, se abrir o ângulo ela vai mudar o foco possivelmente para alguém mais próximo que estiver de frente, (me parece que a z6 e z7 tem a opção de vc colocar reconhecimento facial, juntamente com uma área dinâmica ao invés de área total da tela, se a z5 tem essa opção eu não consegui acionar), oque eu fiz para focar nessas horas era me precipitar e mudar para o foco com rastreamento de objeto, essa mudança é rápida(um botão). e o mais importante ,muito confiável.
A bateria durou umas 900 fotos e ainda restava mais, mas troquei antes de acabar. tinha levado 4, usei duas para fazer 1350 fotos. utilizei também uma d610 para fazer mais fotos.
Resumindo, achei uma câmera fácil de operar, que te dá bastante liberdade e confiabilidade, essa tecnologia tem muito oque melhorar, e sem duvidas é o futuro. e mesmo hoje no presente a z5 é uma câmera que acrescentou nas minhas fotografias.

No ensaio que eu fiz ela foi sensacional, testei ela com a Nikon 70-200 f2.8. Sem contras, só prós.

No mais poderia ficar falando dela, mas acho que é chover no molhado, se alguém tiver alguma duvida é só perguntar aqui, estarei a disposição.

Obrigado pelo relato JPSARTORI.
:ok:

A ansiedade de testar uma câmera Mirrorless com um modelo de fotografar diferente, logo deu lugar para a sensação de simplicidade. Fotografar convidados sem precisar esconder seu rosto atrás da câmera, conversar com a noiva dentro do carro enquanto já fotografa , o fato de não precisar usar o visor ótico me deu mais mobilidade.

Eu emprestei minha Z6 para um amigo meu fazer umas fotos de ensaio. Ele comentou coisas similares ao seu relato. Disse que conseguiu se preocupar mais com composição e direção do que ficar pensando sobre o foco, etc.

Mas, creio que isso, no geral, é uma característica positiva das ML.

O Lado negativo foi que como usei flash em muitas situações , não dava para ver o resultado final antes.

Isso é característico dos ML. Mesma situação com outros fabricantes. :ok:

me parece que a z6 e z7 tem a opção de vc colocar reconhecimento facial, juntamente com uma área dinâmica ao invés de área total da tela,
Apenas na Z 6II e Z 7II e Z9.

oque eu fiz para focar nessas horas era me precipitar e mudar para o foco com rastreamento de objeto, essa mudança é rápida(um botão). e o mais importante ,muito confiável.
:ok:
Creio que a Z5 deve ter o mesmo nível de personalização de botões que a Z6. Fica fácil programar algum botão para mudar algum detalhe da câmera p/ favorecer uma determinada situação.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #371 Online: 20 de Novembro de 2021, 13:46:04
Precisando do Expeed 7

"Os engenheiros da Nikon afirmaram que o processador EXPEED 6 não conseguia acompanhar o sistema AF nas câmeras da série Z, razão pela qual seus engenheiros não puderam fazer o sistema AF melhor.."


Voltando ao comentário:

Inicialmente achei um erro sério lançar um equipamento sabendo que há uma deficiência.
Principalmente quando se é o último fabricante grande a lançar o modelo ML.
Claro que há a expectativa de um bom produto, se tratando da Nikon que já produziu
câmeras fabulosas. Frustrar isso com um produto abaixo da concorrência foi altamente
nocivo para a imagem da marca. Isso destruiu a confiança em pouco tempo, além da concorrência ter deitado e rolado, tentando aumentar o fracasso.

O que vocês acham?
Deviam ter esperado mais e lançado um produto melhor, já com mais qualidade?
Ou não havia mais como adiar o lançamento?
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #372 Online: 20 de Novembro de 2021, 13:55:51
Meus 10 centavos.

A Canon também não tinha processador a altura e enrolou com a R e RP, claramente cameras que não substituiam suas DSLR, inclusive na faixa de preço ficou RP, 6D, R e 5D.
Apanhou feito a porra, quem não lembra do choro dos 02 slots?

O erro da Nikon foi ter lançado Mirrorless bem completas e equilibradas mas com AF inferior ao mercado.
Se a Z6 fosse nerfada como a RP, teria apanhado bem menos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #373 Online: 21 de Novembro de 2021, 08:44:41
Meus 10 centavos.

A Canon também não tinha processador a altura e enrolou com a R e RP, claramente cameras que não substituiam suas DSLR, inclusive na faixa de preço ficou RP, 6D, R e 5D.
Apanhou feito a porra, quem não lembra do choro dos 02 slots?

O erro da Nikon foi ter lançado Mirrorless bem completas e equilibradas mas com AF inferior ao mercado.
Se a Z6 fosse nerfada como a RP, teria apanhado bem menos.

Verdade, mas a RP era claramente uma câmera ML de entrada.
As Z6 e Z7 não. Então, o publico, e os analistas esperavam mais dela.
Se tivessem começado com uma mais simples o problema teria sido muito menor.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #374 Online: 21 de Novembro de 2021, 14:35:25
quem não lembra do choro dos 02 slots?

Será que essa foi a maneira de dizerem "se vc trabalha com foto, ainda não tá na hora de trocar", sem realmente dizer isso?