Autor Tópico: Nikon Z5  (Lida 39982 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #435 Online: 25 de Maio de 2022, 15:16:30
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #436 Online: 25 de Maio de 2022, 15:30:01
O período que ficou com a Z5, o que achou?
Pela minha experiência não recomendaria. Digo para pegar uma Z6 mk1 que hoje tem valor parecido.
De fato ela tem o af muito errático.
Esse é o único motivo de ter me desfeito dela.

Mesmo na luz do dia estava me dando resultados razoáveis. Testei todos os modos e mesmo assim continuava com desempenho mediano.
Melhora um pouco em af-s com o ponto selecionável.

Quando testei a Z6II não teve comparação, é da água para o vinho.
Primeiro que ela capta olhos/rosto de muito longe e não perde. Usei apenas af-c, nem precisei usar af-s pois vi que o trem estava andando bem haha


Aí fui atrás em fóruns gringos e encontrei muita gente falando exatamente isso que estava passando com ela. Usuários que trocaram pela Z6 Mark 1 relataram ter um desempenho sem comparação, então pela mkII foi o que já disse.

De resto ela é excelente em quase tudo:

Ergonomia
Cores
Usabilidade
EVF
Sensor - Apesar de antigo, mesmo da D750, ainda dá um caldo.
Dual slot
Preço


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #437 Online: 25 de Maio de 2022, 15:31:31
Estranho né? já que ela é mais nova que as z6/z7.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #438 Online: 25 de Maio de 2022, 15:35:35
vai pegar uma Z6?
Provavelmente a Z6 II

Estranho né? já que ela é mais nova que as z6/z7.
Sim, e diziam que ela tinha o mesmo sistema de foco da Z6/7.


peccioli

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.279
Resposta #439 Online: 26 de Maio de 2022, 00:51:51
Pela minha experiência não recomendaria. Digo para pegar uma Z6 mk1 que hoje tem valor parecido.
De fato ela tem o af muito errático.
Esse é o único motivo de ter me desfeito dela.

Mesmo na luz do dia estava me dando resultados razoáveis. Testei todos os modos e mesmo assim continuava com desempenho mediano.
Melhora um pouco em af-s com o ponto selecionável.

Quando testei a Z6II não teve comparação, é da água para o vinho.
Primeiro que ela capta olhos/rosto de muito longe e não perde. Usei apenas af-c, nem precisei usar af-s pois vi que o trem estava andando bem haha


Aí fui atrás em fóruns gringos e encontrei muita gente falando exatamente isso que estava passando com ela. Usuários que trocaram pela Z6 Mark 1 relataram ter um desempenho sem comparação, então pela mkII foi o que já disse.

De resto ela é excelente em quase tudo:

Ergonomia
Cores
Usabilidade
EVF
Sensor - Apesar de antigo, mesmo da D750, ainda dá um caldo.
Dual slot
Preço

Obrigado pelo relato YP.
A Z6II é muito boa. O af é bom e com firmware 1.40 resolve um problema chato de priorizar o fundo.
Preciso buscar nos fóruns gringo uma informação sobre o firmware 1.40. Após a atualização a Z6II está focando ainda melhor com baixa luz. Fui fotografar uma coruja e minha lanterna estava com a pilha descarregada, a única luz disponível era da lua. Como não tinha outra alternativa tentei focar - para minha surpresa a câmera focou quase de imediato.
Não esperava que a Z6II com uma iluminação tão pobre iria conseguir foco. Vou pesquisar se mais usuários notaram esta melhoria.
Nikon Z6II, Nikon Z7II, D7100, D7000, D200  Objetivas:  Z 24-70mm F/2.8 + Z 20mm F/1.8 + Z 85mm F/1.8 + Nikkor 70-200mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910 + 01 Godox V860II + Godox V1
http://www.istockphoto.com/portfolio/RogerioPeccioli
www.linkedin.com/in/rogerio-peccioli www.instagram.com/rogeriopeccioli/


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #440 Online: 26 de Maio de 2022, 08:33:00
Obrigado pelo relato YP.
A Z6II é muito boa. O af é bom e com firmware 1.40 resolve um problema chato de priorizar o fundo.
Preciso buscar nos fóruns gringo uma informação sobre o firmware 1.40. Após a atualização a Z6II está focando ainda melhor com baixa luz. Fui fotografar uma coruja e minha lanterna estava com a pilha descarregada, a única luz disponível era da lua. Como não tinha outra alternativa tentei focar - para minha surpresa a câmera focou quase de imediato.
Não esperava que a Z6II com uma iluminação tão pobre iria conseguir foco. Vou pesquisar se mais usuários notaram esta melhoria.
A câmera que testei ainda estava na v1.30, acho que não tinham liberado ainda a v1.40
Do que li o pessoal diz não ter notado muita diferença tirando o propósito do foco no fundo.

Você tinha testado nessas condições no firmware anterior?

Quando liberarem o v2.00 deve ter um salto maior. Veja a mark 1 que nesse último v3.40 surpreendeu a todos.


peccioli

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.279
Resposta #441 Online: 26 de Maio de 2022, 13:13:48
A câmera que testei ainda estava na v1.30, acho que não tinham liberado ainda a v1.40
Do que li o pessoal diz não ter notado muita diferença tirando o propósito do foco no fundo.

Você tinha testado nessas condições no firmware anterior?

Quando liberarem o v2.00 deve ter um salto maior. Veja a mark 1 que nesse último v3.40 surpreendeu a todos.

Com o firmware 1.30 não testei.
Por isso estou buscando se algum usuário relata algo parecido com o firmware 1.40. Mas é grande a possibilidade de v1.30 a Z6II já tinha essa capacidade de focar muito bem em pouca luz.
Até porquê naquele link que você postou sobre o ranking da ML para fotografia de aves, o autor  também compara câmeras elogia o foco com pouca luz da Z6II, em comparativo com a Sony.

Acho que li nesse link:
https://mirrorlesscomparison.com/sony-vs-nikon/z6-ii-vs-a7-iii/

Nikon Z6II, Nikon Z7II, D7100, D7000, D200  Objetivas:  Z 24-70mm F/2.8 + Z 20mm F/1.8 + Z 85mm F/1.8 + Nikkor 70-200mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910 + 01 Godox V860II + Godox V1
http://www.istockphoto.com/portfolio/RogerioPeccioli
www.linkedin.com/in/rogerio-peccioli www.instagram.com/rogeriopeccioli/


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #442 Online: 26 de Maio de 2022, 13:39:16
Com o firmware 1.30 não testei.
Por isso estou buscando se algum usuário relata algo parecido com o firmware 1.40. Mas é grande a possibilidade de v1.30 a Z6II já tinha essa capacidade de focar muito bem em pouca luz.
Até porquê naquele link que você postou sobre o ranking da ML para fotografia de aves, o autor  também compara câmeras elogia o foco com pouca luz da Z6II, em comparativo com a Sony.

Acho que li nesse link:
https://mirrorlesscomparison.com/sony-vs-nikon/z6-ii-vs-a7-iii/
Posso pegar a Z6ii que está no firmware V1.30
Só que não fotografo aves, então não sei como que poderia comparar.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #443 Online: 06 de Junho de 2022, 22:08:28
Pela minha experiência não recomendaria. Digo para pegar uma Z6 mk1 que hoje tem valor parecido.
De fato ela tem o af muito errático.
Esse é o único motivo de ter me desfeito dela.

Mesmo na luz do dia estava me dando resultados razoáveis. Testei todos os modos e mesmo assim continuava com desempenho mediano.
Melhora um pouco em af-s com o ponto selecionável.

Quando testei a Z6II não teve comparação, é da água para o vinho.
Primeiro que ela capta olhos/rosto de muito longe e não perde. Usei apenas af-c, nem precisei usar af-s pois vi que o trem estava andando bem haha


Aí fui atrás em fóruns gringos e encontrei muita gente falando exatamente isso que estava passando com ela. Usuários que trocaram pela Z6 Mark 1 relataram ter um desempenho sem comparação, então pela mkII foi o que já disse.

De resto ela é excelente em quase tudo:

Ergonomia
Cores
Usabilidade
EVF
Sensor - Apesar de antigo, mesmo da D750, ainda dá um caldo.
Dual slot
Preço

Uma pena.
Ficou pouco tempo com ela.
Não foi um problema específico do modelo?
Tenho um amigo aqui na minha cidade que não reclamou do foco da Z5...
Se por um acaso testar novamente outra Z5, peço a gentileza de nos informar se ela
também teve problemas no foco de forma semelhante e essa.
Obg.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #444 Online: 07 de Junho de 2022, 07:21:47
Pela minha experiência não recomendaria. Digo para pegar uma Z6 mk1 que hoje tem valor parecido.
De fato ela tem o af muito errático.
Esse é o único motivo de ter me desfeito dela.

Mesmo na luz do dia estava me dando resultados razoáveis. Testei todos os modos e mesmo assim continuava com desempenho mediano.
Melhora um pouco em af-s com o ponto selecionável.

Quando testei a Z6II não teve comparação, é da água para o vinho.
Primeiro que ela capta olhos/rosto de muito longe e não perde. Usei apenas af-c, nem precisei usar af-s pois vi que o trem estava andando bem haha


Aí fui atrás em fóruns gringos e encontrei muita gente falando exatamente isso que estava passando com ela. Usuários que trocaram pela Z6 Mark 1 relataram ter um desempenho sem comparação, então pela mkII foi o que já disse.

De resto ela é excelente em quase tudo:

Ergonomia
Cores
Usabilidade
EVF
Sensor - Apesar de antigo, mesmo da D750, ainda dá um caldo.
Dual slot
Preço

Por isso que eu amo esse fórum... Eu quase fui tentado a pegar a z5 pra ter como segunda câmera, depois do seu relato acho melhor esperar e pegar outra z6 mesmo. Obrigado por compartilhar
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #445 Online: 07 de Junho de 2022, 07:46:26
Eu gostaria de entender um pouco sobre a diferença entre RP e z 5 . E entender por que do lado Canon fotógrafos parecem mais abertos para as opções.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #446 Online: 07 de Junho de 2022, 08:35:09
Uma pena.
Ficou pouco tempo com ela.
Não foi um problema específico do modelo?
Tenho um amigo aqui na minha cidade que não reclamou do foco da Z5...
Se por um acaso testar novamente outra Z5, peço a gentileza de nos informar se ela
também teve problemas no foco de forma semelhante e essa.
Obg.
Sim, fiquei pouco mesmo.
Pelo que falavam dela antes mesmo de comprar, eu já imaginava que iria acontecer isso, e peguei de qualquer forma por ser minha primeira mirrorless da marca.

Acho difícil, mas vai que né? Se por acaso eu testar outra posto aqui.

Eu também cheguei a achar que ela estava com algum defeito no foco  :hysterical:
Mas como já disse, no YT e fóruns gringos o pessoal fala a mesma coisa que relatei aqui sobre ela.
« Última modificação: 07 de Junho de 2022, 08:37:35 por YP »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #447 Online: 07 de Junho de 2022, 08:37:02
Por isso que eu amo esse fórum... Eu quase fui tentado a pegar a z5 pra ter como segunda câmera, depois do seu relato acho melhor esperar e pegar outra z6 mesmo. Obrigado por compartilhar
Estamos aí para isso  :D
Sim, vale mais a pena guardar uma grana e partir para a Z6/Z6ll


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #448 Online: 07 de Junho de 2022, 08:43:59
Eu gostaria de entender um pouco sobre a diferença entre RP e z 5 . E entender por que do lado Canon fotógrafos parecem mais abertos para as opções.
Uma que tem bem mais usuários Canon.
E o sistema dual pixel já tem 9 anos. O pessoal fala que a Canon começou em 2018 nas ML, mas ei calma aí, o sistema está desde 2013 em algumas DSLR sendo aperfeiçoado desde então.

Eu como usuário Nikon sei que o sistema deles é superior, a Nikon ficou muito tempo insistindo nas Reflex e estava errada. Agora tem que correr atrás do prejuízo.
A Z9 deu a volta por cima, mas ainda temos muito o que melhorar e implementar no resto da linha o af e Expeed 7.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #449 Online: 07 de Junho de 2022, 08:48:26
Não é porque é Nikon ou Canon que a câmera é automaticamente perfeita.

A Z5 tem bateria e ergonomia superiores a RP mas parece está com o AF bem inferior.
Mas para paisagem e outros assuntos que não se movem ainda prefiro a Z5.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs