Autor Tópico: Entrada nova ou boa antiga?  (Lida 2506 vezes)

ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Online: 08 de Julho de 2020, 11:34:30
Bom dia.

Os valores das câmeras estão tão altos que estou procurando usadas.

Vocês acham melhor de entrada semi novas ou as antigas 20d, 30d 40d e 50d?

Fico na duvida pq tenho medo de pegar entrada e não ter ajuste fino de foco e precisar. Também a velocidade na hora de gravar o raw.

E as antigas tem qualidade de imagem boa a noite?

Thanks


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 08 de Julho de 2020, 11:41:37
Cara eu acredito que vale a pena pegar usada da série D (30D, 50D, 60D) se seu uso for por exemplo pra praia, esportes, essas coisas. É uma cãmera mais robusta, digamos assim.

Se seu uso for fotografia de rua, produtos, estúdio, ensaios com bom tempo , etc, vale a pena pegar uma Rebel mesmo.

Tenho a SL2 e fiquei com uma 30D por 2 meses antes de revender, fora as Sony. Gosto bastante da 30D, é uma câmera antiga e o ISO não é tão bom quanto da SL2 (vou até 6400 na SL2 de boas e com um pouco de técnica) . Na 30D , ISO 800 é o máximo que a imagem fica boa, acima disso já granula muito.

Pra fotos de dia, é irrelevante pois a tendência é usar ISO baixo, mas em noturnas um ISO melhor de uma câmera mais nova, mesmo uma entrada SL2, faz diferença. Tudo depende do seu uso.

Sobre valores, eu tenho notado nos últimos 10 dias parece que tem uma galera se tocando que os preços de usados tão abusivos. Eu acredito que a partir de agosto pode ser bom comprar usados, mas ainda não é o momento. Povo anda metendo a faca demais nos usados (vi uma T1i por 1.300 e o cara ainda fala que era preço de desapego kkkkkkk )


ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #2 Online: 08 de Julho de 2020, 11:46:07
Cara eu acredito que vale a pena pegar usada da série D (30D, 50D, 60D) se seu uso for por exemplo pra praia, esportes, essas coisas. É uma cãmera mais robusta, digamos assim.

Se seu uso for fotografia de rua, produtos, estúdio, ensaios com bom tempo , etc, vale a pena pegar uma Rebel mesmo.

Tenho a SL2 e fiquei com uma 30D por 2 meses antes de revender, fora as Sony. Gosto bastante da 30D, é uma câmera antiga e o ISO não é tão bom quanto da SL2 (vou até 6400 na SL2 de boas e com um pouco de técnica) . Na 30D , ISO 800 é o máximo que a imagem fica boa, acima disso já granula muito.

Pra fotos de dia, é irrelevante pois a tendência é usar ISO baixo, mas em noturnas um ISO melhor de uma câmera mais nova, mesmo uma entrada SL2, faz diferença. Tudo depende do seu uso.

Sobre valores, eu tenho notado nos últimos 10 dias parece que tem uma galera se tocando que os preços de usados tão abusivos. Eu acredito que a partir de agosto pode ser bom comprar usados, mas ainda não é o momento. Povo anda metendo a faca demais nos usados (vi uma T1i por 1.300 e o cara ainda fala que era preço de desapego kkkkkkk )

T1i de $1300 sem condições.. rsrs

Tenho receio de pegar essas de entrada ai la vem problema de ajuste fino, pois elas não tem. Ai la vai nitidez pro brejo


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 08 de Julho de 2020, 11:59:58
Se fosse para ir em antiga eu já iria para 5D Clássica ou 5D II. Mas tudo depende do seu bolso. Ir para FF requer mais grana em lentes.

Agora se for começar, eu iria para uma SL2 ou T6i pois o sensor, tela giratória, touch screen e dual pixel AF fazem tanta diferença no uso do dia a dia quanto ter uma 50D com pegada profissional mas já bem passada nos recursos. Fatores esses que ainda dariam para suportar na família 5D por conta do sensor FF que, para mim, é diferencial acima de tudo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 08 de Julho de 2020, 12:06:48
Uma amigo meu acabou de sair de uma 50D pra uma SL3. Literalmente, a SL3 chegou ontem pra ele. Aparentemente ele gostou muito, principalmente da qualidade de imagem, touch screen + LCD móvel + dual pixel, e wi-fi + bluetooth. Mas além de não ter micro ajuste de foco, a SL3 (e acho que todas as Rebel) não têm a opção de fotografar sem lente, então dificulta o uso de lentes manuais antigas sem chip. Dá pra usar só no live view.

Eu acho que essas Rebel mais recentes, tipo a partir da SL2 e T6i, são bem superiores às antigas XXD em praticamente tudo. Se o seu uso não for extremo, que necessite da construção melhor, qualquer dessas vai servir pra tipo 90% dos usos. Eu tenho uma SL2 como câmera reserva e uso ela pra praticamente tudo mesmo, até foto de estrelas e planetas. Já usei inclusive em casamentos e festas infantis.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 08 de Julho de 2020, 12:12:01
Eu acho que essas Rebel mais recentes, tipo a partir da SL2 e T6i, são bem superiores às antigas XXD em praticamente tudo. Se o seu uso não for extremo, que necessite da construção melhor, qualquer dessas vai servir pra tipo 90% dos usos. Eu tenho uma SL2 como câmera reserva e uso ela pra praticamente tudo mesmo, até foto de estrelas e planetas. Já usei inclusive em casamentos e festas infantis.
Legal Humberto que temos mais ou menos a mesma opinião.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #6 Online: 08 de Julho de 2020, 12:19:34
Show. Obrigado pelas respostas.

Então vocês acham que não há preocupação com back e front focus usando o viewfinder nas pancake 24mm 40mm 85mm ?
« Última modificação: 08 de Julho de 2020, 12:20:14 por ferreirinha »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 08 de Julho de 2020, 12:26:08
Então vocês acham que não há preocupação com back e front focus usando o viewfinder nas pancake 24mm 40mm 85mm ?

Eu nunca tive muitos problemas não, mas talvez tenha dado sorte. Pode ser que dê azar e pegue alguma "bixada". Com a 24mm a 40mm dificilmente vai ter problemas, a profundidade de campo delas não é tão reduzida. Com a 85mm talvez possa ter alguma coisa. Das 5 lentes que eu tenho, só a 50/1.2 precisa de micro ajuste, mas isso só porque a profundidade de campo dela é absurdamente pequeno em distâncias curtas. Quando uso na SL2, acabo usando abertura um pouco menor pra compensar, f/2 pra cima.

Mas no live view é só alegria né, foco rápido, preciso, usando a tela inteira... Mesmo em f/1.2 e usando os cantos da tela o foco fica direitinho.


Legal Humberto que temos mais ou menos a mesma opinião.

Sim, acho que é quase um consenso entre quem já usou essas câmeras.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.815
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 08 de Julho de 2020, 13:46:00
Concordo com Humberto e Thales.

As xxD antigas são legais na pegada e tal, mas além da limitação de qualidade, tem dois outros problemas: cartão CF e bateria BP-511, fracas e ruins de achar.

Melhor uma Rebel novinha do que uma 50d, por exemplo.

xxD usada, só a partir da 60D, e ainda assim, se estiver muito zeradinha.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #9 Online: 08 de Julho de 2020, 15:49:44
Show. Obrigado pelas respostas.

Então vocês acham que não há preocupação com back e front focus usando o viewfinder nas pancake 24mm 40mm 85mm ?

Cara eu já testei mais de 10 lentes na SL2 e nunca tive problemas de back e front focus, esse problema pode acontecer mais nas lentes genéricas (Sigmaaaaa Oi kkk)

Sobre disparar sem lente todas as Rebels usando por exemplo adaptador ou lentes manuais fazem o disparo normalmente. A única diferença é que o exif não grava a distância focal, nem a abertura usada. Diferente das mirrorless de vários fabricantes que precisa configurar a opção pra disparo sem a lente (pra usar as lentes antigas com adaptador), as DSLR da Canon, pelo menos, funcionam muito bem sem isso.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 08 de Julho de 2020, 15:56:19
Cara eu já testei mais de 10 lentes na SL2 e nunca tive problemas de back e front focus, esse problema pode acontecer mais nas lentes genéricas (Sigmaaaaa Oi kkk)
Verdade...
Eu na 6D e 5D clássica não me lembro de ter tido problemas graves que necessitasse de micro ajuste. E olha que na 6D eu usei Sigma Art 35, 50 e 24-105.
Claro que naquela época eu não tinha o olho treinado que tenho agora e também não sabia usar a técnica. Tenho certeza que um micro ajuste poderia trazer alguma melhoria mas seria insignificante.
Na 5DII eu desconfio que tinha problema pois não conseguia ter aquele foco e nitidez cravadinho igual eu tive nas outras câmeras.

Mas realmente as lentes third party tem muito mais chances do que as originais.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #11 Online: 08 de Julho de 2020, 16:05:16
Eu troquei a minha de entrada T6 por uma 7D exatamente por conta de uma "sorte" que eu tive, que acabou sendo sorte mesmo.  :D

Passeando na OLX eu me deparei com uma 17-50 f2.8 (sem VC) da Tamron, uma lente que me atendia na distância e abertura, e seria um passo bom pra mim. Eu já usava bastante a 24mm 2.8 e a 50mm 1.8, mas ficar trocando toda hora é chato, por isso essa atenderia melhor. O valor estava praticamente de graça, R$1.000,00 por uma lente com muito pouco uso, até a caixa estava extremamente nova. Acabei comprando ela.  :ok:

Na minha T6 a lente não focava direito de jeito nenhum. Já tinha uma cisma com a minha 50mm, que a 1.8 ela não cravava o foco também, só em 2.8 pra cima, então comecei a pesquisar por câmeras. Acabei encontrando no Mercado Livre uma 7D com 15mil cliques, todas as tampas, sem riscos, e comprei por R$2.400,00... Pela qualidade da câmera, eu achei boa a troca. Não houve mudança na qualidade da imagem, mas o foco é muito mais rápido, o microajuste das lentes deixou a câmera mais nítida do que jamais tive. Não dá pra testar ainda, mas acho que ficaria mais tranquilo em dar uns rolês na natureza com ela também...  :wub:

Hoje em dia eu compraria uma boa antiga, mas tem que saber qual é a "boa antiga", qual o objetivo de uso e os valores que quer gastar. E haja pesquisa. Eu achei uma 70D com um preço bom e 24mil cliques, mas olhando foruns e pesquisando descobri que o serial dela consta na listagem que pode dar Erro 80, que é a queima da placa mãe, salvo engano.

O principal que eu perdi com a T6 foi a conexão wifi, mas consegui contornar com gambiarra (adaptador CF>SD + adaptador WIFI microSD > MicroSD). Funciona legal e dá pra baixar RAW, coisa que a T6 não deixava.  8-)

No mais, acho que, se tiver a câmera correta no preço correto, vale a pena sim as antigas.  :D

EDIT: Dá uma olhada na ferramenta de comparação de imagem deste site: https://www.dpreview.com/reviews/image-comparison . Ah, e a minha Tamron deu +18 no microajuste!!!  :hysterical:
« Última modificação: 08 de Julho de 2020, 16:10:17 por Tuliofotos »
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #12 Online: 08 de Julho de 2020, 16:15:57
É que já tive experiências ruins com lentes de terceiros e não ter o micro ajuste de foco. E pelo que li se a câmera tem ele melhora muito.

Fiquei traumatizado rsrs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #13 Online: 08 de Julho de 2020, 16:33:41
É que já tive experiências ruins com lentes de terceiros e não ter o micro ajuste de foco. E pelo que li se a câmera tem ele melhora muito.

Fiquei traumatizado rsrs
Concordo que é um ponto que não pode ser deixado de lado. Cachorro picado por cobra tem medo de linguiça...  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #14 Online: 08 de Julho de 2020, 16:38:32
É que já tive experiências ruins com lentes de terceiros e não ter o micro ajuste de foco. E pelo que li se a câmera tem ele melhora muito.

Fiquei traumatizado rsrs

Pois é, fez toda a diferença. Foi só a 50mm e a Tamron, mas na Tamron principalmente valeu muito a pena o microfoco.

Ah, uma coisa importante que eu esqueci de apontar: a 7D (e acho que a 30D, 40D e 50D) são grandes e pesadas. Ser grande, pra mim, não é tanto problema (minha mão é grande), mas o peso do corpo sozinho é maior do que uma Rebel com a lente. Colocando a Tamron então fica bem pesado. Nada que não dê pra usar, mas eu costumava usar a T6 só com a alça de mão durante horas e a 7D eu estou tendo que voltar pra alça de pescoço porque em uns 40min já tá bem puxado.

EDIT: Já que mandei um site, vai outro sobre tamanho da câmera: https://camerasize.com/compare/#671,154
« Última modificação: 08 de Julho de 2020, 16:40:35 por Tuliofotos »
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini