Lendo um tópico em que alguém procurava por uma boa câmera para fotos de estúdio, mas preferia uma prosumer por ser mais compacta que uma dslr, surgiu uma dúvida.
Como toda dúvida parte de um conhecimento preliminar, começo falando que tenho visto muitas fotos de trabalhos profissionais usando Sony F828 e F717, muitas de Fuji S7000, alguma coisa de Canon G5/G6, mais raramente Pro1 e Nikon 5700/8700.
Bem, essas câmeras acima, todo mundo está cansado de saber, são denominadas prosumers. Colado nelas temos as superzoom. Depois bem acima as dslr's.
Bem, aí começam os problemas.
- Uma Panasonic FZ10 tem 4mp (o mesmo de uma Nikon D2H's, uma câmera de U$2900) e um pouco menos de uma D70, então a resolução não é exatamente o problema;
- Uma FZ20 tem a mesma resolução 5mp que muitos fotógrafos tem nas suas F717 que dizem ser uma ótima prosumer já para alguns trabalhos profissionais;
- Uma Panasonic FZ10/15/20 tem óptica bem superior a uma Canon Pro 1 (que produz entre outras coisas, vignetting, um defeito óptico bem grave até onde sei), elas tem um pouco de distorção barrel em wide angle, mas basta jogar a lente para 50mm a 90mm (distâncias focais bem usadas em estúdio) que essa distorção cai para quase nada, indo até nada em tele;
- Tbm tem óptica sem as aberrações cromáticas absurdas da F828;
- Em termos de ruído uma FZ10/FZ15 (menos) e a FZ20 (mais) produzem nada muito diferente de qualquer dessas câmeras prosumers, se por um lado elas tem sensores maiores, elas tem mais megapixels, o que deixa tudo na mesma, um ISO 400 é tão lixo numa F828 quanto numa FZ20;
- O shutter lag usando um bom cartão Sandisk 66X (Ultra II/Extreme) é quase desprezível;
- O foco é muito rápido, mesmo com pouca luz, ainda por cima oferece a opção de foco no anel (ainda que com servo eletrônico), coisa que a maioria das prosumers não oferece;
- A construção e a pegada são excelentes, resistentes, talvez o pior defeito seja a posição do EVF, mas isso é algo bem pessoal, a qualidade dele é ótima, incluindo um bom controle de dioptria;
- Elas "ainda" não tem RAW, mas isso não impede nada, Eduardo Carneiro, um dos caras mais renomados em fotografia publicitária e de moda raramente usa RAW nas fotos, segundo ele mesmo (não estou dizendo que RAW não é bom, apenas que não impede).
Paro por aí, é uma lista exemplificativa para pensar (não é exaustiva, pois daria para colocar muito mais coisas em que elas são melhores).
Valores tbm a título exemplificativo: Nikon D70, R$3500; Nikon 8800, R$2950; Canon Rebel, R$2900; Sony F828, R$2800; Canon Pro 1, R$ R$2600; Nikon 8700, R$2600; Panasonic FZ20, R$2000; Sony F717, R$2000; Panasonic FZ10/15, R$1600; todos em valores aproximados.
Aí mora começa a dúvida propriamente dita, (com exceção a duas situações, fotos de eventos como casamentos e shows - onde a F828 se destaca - e grandes ampliações - que não são regra para book's, penso que 4mp é mais que suficiente): é possível restringir uma Panasonic da série FZ (10/15/20) a categoria de superzoom?! Isso não parece mais um preconceito por custarem menos (o que a meu ver deveria ser mérito)?! Essas câmeras não ocupam um limbo entre essas categorias?! Embora o Dpreview dê furos tbm, ainda é um dos melhores sites, o comentário do site é que essa série da Panasonic é o mais próximo que se tem em uma compacta das dslr's de entrada.
Na prática as Panasonic ainda acrescentam outros benefícios como estabilizador de imagem e óptica mais clara, possibilitando uso inteligente da sensibilidades, o que na prática dá margem para dizer que ela não produz tanto ruído quanto se diz.
Pergunta final, especialmente a quem trabalha com isso, a maioria dos ensaios do Vírgula Girl são feitos com F828 e F717 (e a qualidade do site é uma das melhores na minha opinião, sendo que as câmeras não são nada demais):
- Para fotos de estúdio e eventualmente outdoors (aqui incluiria a FZ15), de modelos, voltadas para websites e impressões pequenas a médias como books, uma FZ10/20 não daria conta do recado muito bem?!
Embora eu goste da minha câmera, tentei fazer esse post pautado na lógica mesmo, afinal hoje eu tenho uma Panasonic, antes tinha Fuji, e muito provavelmente vou migrar logo para a Nikon, não existe razão em fazer marketing de determinada marca ou de outra, mas penso que é restringir uma câmera tão versátil ao falar que é apenas uma superzoom, quem duvidar, peça ao Rodrigo aqui do fórum (ou para mim se tiver a autorização dele) as fotos que ele tirou da Ana Hickman com uma FZ15. Ninguém diria que são dessa câmera se não fosse o exif, parecem muito mais de uma dslr.
Começo a achar pouco inteligente gastar além dos U$500 das Panasonic, exceção a três situações bem específicas: fotos p. eventos com pouca luz, necessidade de ampliações muito grandes e necessidade de se usar grande-angular abaixo dos 35mm, 28mm p. exemplo. Se for para gastar mais que seja com uma dslr.
E sorry escrever tanto, mas que não tinha outro jeito.