Autor Tópico: Canon EOS R5 e R6  (Lida 79470 vezes)

LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #45 Online: 10 de Julho de 2020, 10:33:37

O que não está claro para mim é se o EVF da R6 é o mesmo da R ou um modelo novo e superior. De qualquer forma, o EVF do modelo R atual já é muito bom.

Mesmo EVF da R em resolução mas taxa de fps mais alta (120fps).

Achei muito interessante esta R6, perfil de câmera que me interessa, sensor da 1DIII deve ser coisa linda, ISO alto e limpo e para meu uso os 20mp são suficientes. Muito legal esta câmera.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 10 de Julho de 2020, 10:37:07
Mesmo EVF da R em resolução mas taxa de fps mais alta (120fps).

Achei muito interessante esta R6, perfil de câmera que me interessa, sensor da 1DIII deve ser coisa linda, ISO alto e limpo e para meu uso os 20mp são suficientes. Muito legal esta câmera.
só é igual a resolução, mas o refresh maior, ou seja muito melhor que o da R...
Conhecimento importa mais que equipamento.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #47 Online: 10 de Julho de 2020, 10:42:12
só é igual a resolução, mas o refresh maior, ou seja muito melhor que o da R...

Foi o que eu disse, não?  :ponder:

 :hysterical:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 10 de Julho de 2020, 11:02:19
Foi o que eu disse, não?  :ponder:

 :hysterical:
não foi não ...  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #49 Online: 10 de Julho de 2020, 11:04:04
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #50 Online: 10 de Julho de 2020, 11:05:50
não foi não ...  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Então foi falha de comunicação  :D

Mas era isso que queria dizer, mesma resolução mas taxa refresh (q eu chamei de fps) maior.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #51 Online: 10 de Julho de 2020, 11:10:50
Muito bom esses comparativos lado a lado com a R.

Muito legal mesmo. Muito bom o AF dessas câmeras.

Engraçado no exemplo do cachorro a fotometria das câmeras é levemente divergente. No exemplo da patinadora também, mas a diferença um pouco menor. Na fotografia dos pássaros a fotometria está igual.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #52 Online: 10 de Julho de 2020, 11:48:19
Detalhe, o AF da EOS R já era um pouco melhor do que o da 80D/90D/5DIV para esportes e animais.
Agora a R5/6 estão ao lado das 1Dx II e III para esportes e animais.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #53 Online: 10 de Julho de 2020, 12:21:57
O que eu não gostei na R5 (além do preço apesar de justo) foi ter 2 cartões de formatos diferentes. Para fotografia de altos disparos e requer buffer, o cartão SD irá limitar o buffer. A informação que eu vi ontem foi de que o Buffer para CFExpress é de 180 fotos aproximadamente contra quase 90 com o cartão SD.

Pois é, nas câmeras que fazem isso o jeito é coloca pra salvar só JPG no cartão SD em situações que você vai metralhar, daí não limita.
Mas esse buffer de 90 do SD é em RAW+JPG? Se for tá até bom. A 1DXII tinha buffer de 80 RAW+JPG se não me engano.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #54 Online: 10 de Julho de 2020, 12:33:08

https://www.imaging-resource.com/PRODS/canon-1dx-ii/canon-1dx-iiA6.HTM

Valeu!
1DXII tem buffer em RAW+JPG de 73 em velocidade total e depois diminui para 8fps.

"Time per shot, averaged over 73 shot buffer, then slowed to an average of 0.13s or 8.00 fps with a full buffer."

Se esse buffer de 90 for RAW + JPG tá excelente, mas acho que deve ser só RAW.
« Última modificação: 10 de Julho de 2020, 12:33:44 por Di Torres »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #55 Online: 10 de Julho de 2020, 13:18:10
Incrível como a Canon não capou a R6.

Também acho isso impressionante...  Pro meu uso a R6 é bem mais indicada que a R5, considerando a diferença de preços...


O que eu não gostei na R5 (além do preço apesar de justo) foi ter 2 cartões de formatos diferentes. Para fotografia de altos disparos e requer buffer, o cartão SD irá limitar o buffer. A informação que eu vi ontem foi de que o Buffer para CFExpress é de 180 fotos aproximadamente contra quase 90 com o cartão SD.

Se não me engano, até hoje a Canon só fez 2 câmeras que usam dos cartões iguais: 1Dx e R6. Todas as outras usam dois tipos de cartões diferentes. Considerando o preço atual de um cartão CFExpress, eu acho que fez isso pra que o povo não tenha que se desfazer dos SDs. Nisso eu até vejo mais vantagem na R6, usar dois SDs.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #56 Online: 10 de Julho de 2020, 13:22:39
A R6 tem buffer melhor, por usarem o mesmo processador mas ter metade do tamanho do sensor.

Mesmo sendo SD.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #57 Online: 10 de Julho de 2020, 13:31:05
Acho que a coisa do CFExpress é só por causa do vídeo mesmo. Normalmente vídeo é gravado em um cartão só de qualquer forma.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #58 Online: 10 de Julho de 2020, 14:37:24
É Sony, seu af ficou para trás já na segunda geração da Canon.
Esse é um vídeo institucional, sempre precisamos ter um pé atrás mas realmente está muito bom.
Ao que tudo indica eles colocaram o mesmo feature e a mesma performance que a A9II e A7RIV tem que é de travar e acompanhar. O diferencial aqui é que a Canon colocou o algoritmo que já identifica e trava. Na Sony, você ainda tem que escolher o ponto por um dos modos automáticos ou manuais existentes e daí em diante ela trava e segue seu caminho.

Só sei de uma coisa, a ML vai dominar.... kkkk
Brincadeiras à parte mas toda essa parte de machine learning e inteligência artificial sendo colocada nas ML é muito bacana. Muda a forma de fotografarmos.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.290
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 10 de Julho de 2020, 14:44:41
Esse é um vídeo institucional, sempre precisamos ter um pé atrás mas realmente está muito bom.
Ao que tudo indica eles colocaram o mesmo feature e a mesma performance que a A9II e A7RIV tem que é de travar e acompanhar. O diferencial aqui é que a Canon colocou o algoritmo que já identifica e trava. Na Sony, você ainda tem que escolher o ponto por um dos modos automáticos ou manuais existentes e daí em diante ela trava e segue seu caminho.

Só sei de uma coisa, a ML vai dominar.... kkkk
Brincadeiras à parte mas toda essa parte de machine learning e inteligência artificial sendo colocada nas ML é muito bacana. Muda a forma de fotografarmos.
Está ficando cada vez melhor... isso é excelente para nós hehe

Só que reza a lenda que a Sony fica "rastreando" com o seu quadradinho verde e nem sempre fica cravado. Diferente do Dual Pixel.