Autor Tópico: Lente Sigma 24mm 1.4 ART opiniões  (Lida 2928 vezes)

Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Online: 10 de Julho de 2020, 19:04:58
Boa noite a todos, estou querendo uma lente para paisagem nesse meio tempo, comprei uma 28mm 1.8G mandei na assistência para verificar ela, foi descoberto um ponto de fungo do tamanho de um grão de areia, estou para devolver ela para o vendedor quando testei achei boa à nitidez, de 0 à 10 daria 7,5.
Agora estou pensando em pegar uma 24mm 1.4 Sigma ART, custa o dobro mas será que vale a pena? Alguém tem ela ou já usou para opinar?


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2020, 20:31:25
Se for para usar em FX, eu nåo trocaria.

Se você vai usar em DX, eu trocaria com certeza

Vou usar em FX uma D810, fiquei curioso porque DX seria melhor trocar?
O valor da limpeza caso fique com ela é 380 reais.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #2 Online: 10 de Julho de 2020, 22:44:10
Se vc gostou fique com ela... Ponto de fungo desse tamanho aí não é nada..

A questão é mais se vc quer uma 24mm ou uma 28mm...


E só pra pentelhar msm, vc quer uma Grande angular para fotografar paisagens em ângulos mais abertos ok...
Agora querer uma lente pra paisagem não quer dizer que tenha q ser grande angular... Poderia ser telefoto, normal, etc
« Última modificação: 10 de Julho de 2020, 22:47:37 por LeandroR »


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Julho de 2020, 22:55:05
Se vc gostou fique com ela... Ponto de fungo desse tamanho aí não é nada..

A questão é mais se vc quer uma 24mm ou uma 28mm...


E só pra pentelhar msm, vc quer uma Grande angular para fotografar paisagens em ângulos mais abertos ok...
Agora querer uma lente pra paisagem não quer dizer que tenha q ser grande angular... Poderia ser telefoto, normal, etc

Não tenho muita experiência com fotos de paisagem, de 24mm para 28mm muda muito?
Pensei por ser 1.4 ajudaria em fotos de estrelas, ou em ruas à noite sem tripé. O problema que tenho pouco tempo para decidir :no:


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #4 Online: 10 de Julho de 2020, 23:06:33
Não tenho muita experiência com fotos de paisagem, de 24mm para 28mm muda muito?
Pensei por ser 1.4 ajudaria em fotos de estrelas, ou em ruas à noite sem tripé. O problema que tenho pouco tempo para decidir :no:

De 1.4 pra 1.8 não muda mta coisa... Talvez pra astrofotografia, mas não é minha área então não posso dizer.

Vc não tem nenhuma lente zoom que cubra este range pra comparar? Uma 24-120mm ou 24-85mm?

Se vc curtiu a 28mm e apenas não tá pensando em ficar com ela pelo fungo acho bobagem... Fala com o vendedor, tenta tirar um pouco o preço pra pagar a limpeza .. um ponto de fungo tão pequeno não é problema.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 10 de Julho de 2020, 23:46:34
De 1.4 pra 1.8 não muda mta coisa... Talvez pra astrofotografia, mas não é minha área então não posso dizer.

Vc não tem nenhuma lente zoom que cubra este range pra comparar? Uma 24-120mm ou 24-85mm?

Se vc curtiu a 28mm e apenas não tá pensando em ficar com ela pelo fungo acho bobagem... Fala com o vendedor, tenta tirar um pouco o preço pra pagar a limpeza .. um ponto de fungo tão pequeno não é problema.

Só tenho uma 28mm 2.8 ai-s, porém o dono antigo não era cuidadoso dessa forma ela está todo riscada, e a nitidez nas bordas principalmente do lado direito é péssima, não vendo por valor sentimental, paguei 200 nela à uns 6 anos atrás quando comecei a fotografar.
Meu medo de mandar limpar é dela não ser mais à mesma, e ficar sem limpar vou ficar com paranoia...
Fiquei empolgado com essa 24mm por ser muito bem avaliada, e por estar metade do preço da nova 8-)

Paguei 1500 nessa 28mm, à 24mm está 3750...


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 11 de Julho de 2020, 13:22:57

Sim , muda bastante de 28mm para 24mm , inclusive as matizes das cores .
Eu tenho ambas e não uso a 28 como lente grande angular , mas sim como uma normal .
Quanto à 24mm já é uma outra historia . Excepcional para paisagens .
Se voce tiver oportunidade , tente experimentar uma Rokinon 24 f 1.4 , vai se surpreender com o padrão de cores que a lente te entrega . A minha é de foco manual e a tenho fazem 5 anos , custam menos do que as sigmas e valem cada centavo pago .

Quanto ao fungos , na minha opinião,  nao pague para ver . Pequenos fungos criam enormes comunidades em pouco tempo , dependendo das condições, e pequenos fungos só crescem jamais diminuem , alem de contaminar outros equipamentos dentro fo mesmo ambiente .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Julho de 2020, 13:25:04

Sigma 24 a 3750 ....  :assobi:

Com paciencia voce encontra Rokinon 24 f 1.4 por 2000 ... 2400
A diferenca esta na durabilidade e em ser foco manual .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 11 de Julho de 2020, 13:27:22

Estou reforcando o fato de ser foco manual porque eu so tenho lentes manuais ....
exceto uma 17-70 f 2.8-4 , que fica parada ns maioria do tempo
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Julho de 2020, 13:33:00
Se for para usar em FX, eu nåo trocaria.
Se você vai usar em DX, eu trocaria com certeza

A 28 em DX fica meio perdida , traz resultados de ums 42mm .... não fica la grandes coisas nao . Por ser 1.8 , com certeza fica muito bom como 28 numa FX ...

Já a 24 em DX fica praticamente uma 35mm ( os resultados ) e ai já é uma outra historia .

Eu ja teria devolvido ...
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Julho de 2020, 14:30:08
A 28 em DX fica meio perdida , traz resultados de ums 42mm .... não fica la grandes coisas nao . Por ser 1.8 , com certeza fica muito bom como 28 numa FX ...

Já a 24 em DX fica praticamente uma 35mm ( os resultados ) e ai já é uma outra historia .

Eu ja teria devolvido ...

Muito obrigado, você me encorajou à devolver vou buscar ela na assistência para prosseguir com a devolução.
Vou pesquisar essa Rokinon, vou ver se acho algum comparativo das duas Sigma ART e Rokinon


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 11 de Julho de 2020, 14:32:19
A construção da lente você acha melhor na Sigma ou Rokinon?


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 11 de Julho de 2020, 17:35:12
A construção da lente você acha melhor na Sigma ou Rokinon?

Eu tenho duas lentes sigma , uma tem mais de 20 anos ( 600 f 8 reflex ) e uma 17-70 que confesso uso muito pouco . A 600 é ferro puro ( força de expressão   :D ) e a 17-70 é plastico em sua maioria . Não tenhonada de reclamar de ambas ...

Tenho tambem duas lentes rokinon ( 12 f 2.8 fisheye rectilinear e 24 f 1.4 ) ambas tem plastico mas com uma construção bastante robusta .

Hoje em dia , a sigma só faz lentes autofocus , e a rokinon somente foco manual .
No inicio deste ano , começou uma nova linha com algumas poucas lentes auto focus , não as conheço mas tambem NÃO as compraria . Eu so uso foco manual , estou com 70 anos , uso oculos multifocal e já está muito tarde para pensar em mudar .... aliado ao fato de que ... eu nao quero mudar ... :no: .....
No finaldas contas , prefiro as rokinons sempre .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 11 de Julho de 2020, 17:39:50

As rokinon , samiyang , bower  e tem mais uma que esqueci o nome , são uma associação de 4 fabricas independentes que se juntaram , e executam o MESMO PROJETO de uma determinada lente , cada uma em sua propria linha de montagem e usando seu nome . São distribuidas e comercializadas pelo mesmo centro de distribuição e teoricamente apenas mudam de nome .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 11 de Julho de 2020, 17:45:12

Essa ideia é antiga , a nikon comecou com a uniao de 4 fabricantes oticos .
Ja tivemos no Brasil há certo tempo atrás , fogões , geladeiras , ferros de passar , e outros utnsilhos mais com a marca Sears , e nao eram Sears , apenas distribuidos por ela .

Tivemos a Honneiwell - Pentax , uma distribuidora que se tornou representante Pentax . Hoje é um enorme conglomerado voltado para a alta eletronica e instrumentos de navegação de aeronaves .... e por ai vai
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !