Autor Tópico: Lente Sigma 24mm 1.4 ART opiniões  (Lida 2937 vezes)

bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 11 de Julho de 2020, 17:49:40

De uma pesquizada por aqui , é bem completo ..... www.rokinon.com
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 11 de Julho de 2020, 20:06:34
Obrigado pelos exemplos e explicação :worship: :worship:


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 11 de Julho de 2020, 23:21:39
É complexo tentar ensinar fotografia aqui.

Os sabichões invadirão o tópico e vão ficar rindo de conceitos que os youtobas ainda não lhes ensinaram... e se não tem no youtoba, não tem no mundo.

Mas, na 24mm em FF, além das distorções que não são fixas como a mulekada prega (na 24mm, isso se prova... pq elas passarão a variar muito com a distância)

tb tem:
1. obrigatoriedade do uso no nível devido ao alto ângulo de abertura (isso se vc estiver pisando num plano, senão, exige calculo para fazer pessoas de corpo inteiro). ex, se vc esiver numa leve subida de uns 5 graus e a mente nossa anular essa percepção, vc esquece e... vai ter 5 graus a arrumar na pós

2. O plano de foco passar a ser esférico em várias distâncias e vai se achatando, como o plano das "lentes normais", conforme vai se aproximando do infinito (esse caso aqui, não será distorção mas, um desfoque "inexplicavel" nas bordas, nas curtas distâncias, quando o f Stop estiver abaixo de +-F8). Isso é criado pelos fatores:
a) grandes aberturas de f-stop: de 1,8 a 1.4 o efeito aumenta exponencialmente.
b) grandes aberturas de lentes (ângulo de visão). em 24mm estamos a 80% distantes da reta normal do sensor FF (que é a hipotenusa do mesmo: 43mm. Que aqui aumenta geometricamente e se soma ao problema de cima que já é exponencial).
c) utilização de retrofocus pq o sensor digital não aceita angulos curvos demais (o sensor teria que ser curvo). o que piora mais ainda a situação em grandes aberturas que estão longe da reta normal (24mm) e usam grandes f-stop)
d) da somatória de tudo isso em um projeto só
no fim, são lentes maravihosas mas que exigem treino


Já a 28mm 1.8 é perfeita em FF e funciona como uma 35mm melhorada.
Se eu tivesse que escolher uma unica lente na vida, a lente seria essa

28mm 1.8 é limite máximo (tanto em f-stop qto em abertura (28mm)). Passou disso a fotografia se torna técnica e perde agilidade. Tem que medir distâncias dos pontos de foco e ajustar o angulo de quem segura a camera com o plano do local (se vc estiver numa reta inclinada e não souber, o nivel não servirá para nada...tudo exige cálculo)


Ja uma lente 24mm FX em um sensor DX, não apresenra nada disso... vira uma 35mm muito plana e perfeita, altamente desejável (mas sem a definicao de uma 24mm em uma lente feita para DX)

Difícil uma explicação melhor  :worship: :worship:

Entrei em dúvida novamente, mas acho que vou arriscar essa 24mm fiquei curioso sobre essas técnicas extras para aprender...
Sobre o plano de foco curvo tenho impressão de já ter visto em uma das minhas lentes, só não lembro qual  :ponder:


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 11 de Julho de 2020, 23:34:08
Outra coisa que acabei lendo é que essa 24 mm se estende conforme o foco e prejudica o empilhamento de foco...
Percebo isso na 105mm 2.8, ela se estende no empilhamento com isso tenho que corrigir as bordas no PS.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 12 de Julho de 2020, 02:41:00
É complexo tentar ensinar fotografia aqui.

Os sabichões invadirão o tópico e vão ficar rindo de conceitos que os youtobas ainda não lhes ensinaram... e se não tem no youtoba, não tem no mundo.

Mas, na 24mm em FF, além das distorções que não são fixas como a mulekada prega (na 24mm, isso se prova... pq elas passarão a variar muito com a distância)

tb tem:
1. obrigatoriedade do uso no nível devido ao alto ângulo de abertura (isso se vc estiver pisando num plano, senão, exige calculo para fazer pessoas de corpo inteiro). ex, se vc esiver numa leve subida de uns 5 graus e a mente nossa anular essa percepção, vc esquece e... vai ter 5 graus a arrumar na pós

2. O plano de foco passar a ser esférico em várias distâncias e vai se achatando, como o plano das "lentes normais", conforme vai se aproximando do infinito (esse caso aqui, não será distorção mas, um desfoque "inexplicavel" nas bordas, nas curtas distâncias, quando o f Stop estiver abaixo de +-F8). Isso é criado pelos fatores:
a) grandes aberturas de f-stop: de 1,8 a 1.4 o efeito aumenta exponencialmente.
b) grandes aberturas de lentes (ângulo de visão). em 24mm estamos a 80% distantes da reta normal do sensor FF (que é a hipotenusa do mesmo: 43mm. Que aqui aumenta geometricamente e se soma ao problema de cima que já é exponencial).
c) utilização de retrofocus pq o sensor digital não aceita angulos curvos demais (o sensor teria que ser curvo). o que piora mais ainda a situação em grandes aberturas que estão longe da reta normal (24mm) e usam grandes f-stop)
d) da somatória de tudo isso em um projeto só
no fim, são lentes maravihosas mas que exigem treino


Já a 28mm 1.8 é perfeita em FF e funciona como uma 35mm melhorada.
Se eu tivesse que escolher uma unica lente na vida, a lente seria essa

28mm 1.8 é limite máximo (tanto em f-stop qto em abertura (28mm)). Passou disso a fotografia se torna técnica e perde agilidade. Tem que medir distâncias dos pontos de foco e ajustar o angulo de quem segura a camera com o plano do local (se vc estiver numa reta inclinada e não souber, o nivel não servirá para nada...tudo exige cálculo)


Ja uma lente 24mm FX em um sensor DX, não apresenra nada disso... vira uma 35mm muito plana e perfeita, altamente desejável (mas sem a definicao de uma 24mm em uma lente feita para DX)
...

 :worship:
Para quem NÃO conhece fisica otica essa resposta aqui acima tem perguntas para uns 100 anos seguidos ...  :ponder:  gostei da explanação  (  to falando serio da explanação e zoando da explicação ) ..................  :hysterical:
...  :hysterical: ) ... mas ficou legal sim
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 12 de Julho de 2020, 02:43:00

Alias , voltando aos bancos da faculdade sua resposta ate que foi bastante concisa  ...  :worship:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 12 de Julho de 2020, 04:29:10
Talvez a 28 1.4e tenha todos esses detalhes resolvidos, ou a nova 24 1.8s, pois eles estao minimizando focus breathing.
Eu achava que a 24 1.8 era superior a 28.

Talvez uma 24 3.5 pce?



Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 27 de Julho de 2020, 11:47:17
Terminei a devolução da Nikon 28mm 1.8, fiquei com a lente Sigma 24mm.
Estou gostando bastante dela, nitidez é bem superior a Nikon 28mm 1.8 mesmo em 1.4 o peso da lente ficou bem distribuído com a D810.
Fiz duas das 4 calibrações da lente utilizando o Dock, na distância mínima de foco e no infinito. A precisão está muito boa agora, foi preciso +3 na distância mínima e -15 no infinito.
O para-sol é muito ruim difícil de prender até o fim da trava, para tirar também é péssimo.
Quando faço movimento brusco com a lente percebo alguma coisa se movendo dentro dela, não faz barulho mas da para perceber.
Estou pensando em um projeto de para-sol para ser feito em impressora 3D, se for possível quero um com abertura para regular filtro polarizador como esse aqui:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1556123995-lente-tokina-50mm-14-ff-fixa-opera-montagem-canon-eos-ef-_JM?matt_tool=89244470&matt_word=&gclid=CjwKCAjw9vn4BRBaEiwAh0muDJ4xeUaJ4rdPIKZRwESuS74S4VmGp3FaDyfIUPK-Y8Fi54QyRz9CyRoCG88QAvD_BwE

Não fiz muitas fotos, vou postar duas que fiz com ela, tenho muito para aprender com fotos de paisagem..


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 27 de Julho de 2020, 11:50:44
Primavera Bougainville by Gabriel Büll, no Flickr


Limeira/SP by Gabriel Büll, no Flickr

A segunda foto usei filtro CPL Luzid, ainda aprendendo usar ele... :doh:


peccioli

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.283
Resposta #24 Online: 27 de Julho de 2020, 12:46:59
Boa noite a todos, estou querendo uma lente para paisagem nesse meio tempo, comprei uma 28mm 1.8G mandei na assistência para verificar ela, foi descoberto um ponto de fungo do tamanho de um grão de areia, estou para devolver ela para o vendedor quando testei achei boa à nitidez, de 0 à 10 daria 7,5.
Agora estou pensando em pegar uma 24mm 1.4 Sigma ART, custa o dobro mas será que vale a pena? Alguém tem ela ou já usou para opinar?

Já pensou em uma Nikkor 20mm 1.8?
Adoro minha Nikkor 14-24mm f/2.8, mas o peso e a abertura 1.8 da 20mm me deixaram balançado.

Peguei uma emprestada para astrofotografia e fiquei apaixonado.
Nikon Z6II, Nikon Z7II, D7100, D7000, D200  Objetivas:  Z 24-70mm F/2.8 + Z 20mm F/1.8 + Z 85mm F/1.8 + Nikkor 70-200mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910 + 01 Godox V860II + Godox V1
http://www.istockphoto.com/portfolio/RogerioPeccioli
www.linkedin.com/in/rogerio-peccioli www.instagram.com/rogeriopeccioli/


peccioli

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.283
Resposta #25 Online: 27 de Julho de 2020, 12:51:49
Boa noite a todos, estou querendo uma lente para paisagem nesse meio tempo, comprei uma 28mm 1.8G mandei na assistência para verificar ela, foi descoberto um ponto de fungo do tamanho de um grão de areia, estou para devolver ela para o vendedor quando testei achei boa à nitidez, de 0 à 10 daria 7,5.
Agora estou pensando em pegar uma 24mm 1.4 Sigma ART, custa o dobro mas será que vale a pena? Alguém tem ela ou já usou para opinar?

Um outro ponto a ser observado. Se você deseja uma lente para paisagem, seria melhor uma 24mm ou uma 20mm. Acho 28mm um pouco fechada.
« Última modificação: 27 de Julho de 2020, 13:01:03 por peccioli »
Nikon Z6II, Nikon Z7II, D7100, D7000, D200  Objetivas:  Z 24-70mm F/2.8 + Z 20mm F/1.8 + Z 85mm F/1.8 + Nikkor 70-200mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910 + 01 Godox V860II + Godox V1
http://www.istockphoto.com/portfolio/RogerioPeccioli
www.linkedin.com/in/rogerio-peccioli www.instagram.com/rogeriopeccioli/


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 27 de Julho de 2020, 12:53:44
Uma outra ponto a ser observado. Se você deseja uma lente para paisagem, seria melhor uma 24mm ou uma 20mm. Acho 28mm um pouco fechada.

A 20 1.8 nikon é uma das melhores lentes.  :ok:


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 27 de Julho de 2020, 14:11:42
Já pensou em uma Nikkor 20mm 1.8?
Adoro minha Nikkor 14-24mm f/2.8, mas o peso e a abertura 1.8 da 20mm me deixaram balançado.

Peguei uma emprestada para astrofotografia e fiquei apaixonado.

Até tinha pensado, mas fiquei com receio se eu ia gostar por ser muito aberta...


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 27 de Julho de 2020, 14:17:35
Até tinha pensado, mas fiquei com receio se eu ia gostar por ser muito aberta...

Quando estava pesquisando encontrei uma só no ML, estáva com a rosca do filtro quebrada pois tinha sofrido uma queda...


peccioli

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.283
Resposta #29 Online: 27 de Julho de 2020, 15:22:27
Quando estava pesquisando encontrei uma só no ML, estáva com a rosca do filtro quebrada pois tinha sofrido uma queda...

Sem a rosca de filtro é complicado.
Nikon Z6II, Nikon Z7II, D7100, D7000, D200  Objetivas:  Z 24-70mm F/2.8 + Z 20mm F/1.8 + Z 85mm F/1.8 + Nikkor 70-200mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910 + 01 Godox V860II + Godox V1
http://www.istockphoto.com/portfolio/RogerioPeccioli
www.linkedin.com/in/rogerio-peccioli www.instagram.com/rogeriopeccioli/