Autor Tópico: 18-55 af-p + 35mm 1.8 dx + 50mm 1.8G  (Lida 1892 vezes)

ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #15 Online: 13 de Julho de 2020, 15:39:28
Você está confundido as coisas... não se trata apenas do desfoque, mas da distância entre a câmera ao assunto... por isso o resultado é diferente.

Sim sim. Mas existe equivalências. Tipo..pra eu fazer a mesma foto de uma 50mm em ff em 2.8 preciso de 25mm 1.8 no crop. Fica praticamente  a mesna imagem. Então queria saber se teria um desfoque próximo com a 50mm, pois me aproximaria mais e ainda usaria 1.8


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #16 Online: 13 de Julho de 2020, 15:47:06
Sim sim. Mas existe equivalências. Tipo..pra eu fazer a mesma foto de uma 50mm em ff em 2.8 preciso de 25mm 1.8 no crop. Fica praticamente  a mesna imagem. Então queria saber se teria um desfoque próximo com a 50mm, pois me aproximaria mais e ainda usaria 1.8

Se você precisa se aproximar mais ou se afastar mais já não há equivalência.


ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #17 Online: 13 de Julho de 2020, 15:53:03
Se você precisa se aproximar mais ou se afastar mais já não há equivalência.

Poise. Me refiro ao look  desfoque ..se me aproximo o desfoque aumenta


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #18 Online: 13 de Julho de 2020, 15:58:38
Nem sei o que responder... O que é "look desfoque"?

Voce quer saber se a profundidade de campo será menor ou maior?  :ponder:
Se for tem maneira de fazer esse cálculo, deve até ter calculadora online pra isso, basta procurar.


Desculpa a sinceridade mas acho que seria muito agregador para você estudar melhor como funciona a distância focal, profundidade de campo, compressão de planos, etc... Vai clarear pra vc esses conceitos e você vai poder entender melhor como obter desejados resultados na fotografia, qual a lente adequada e o porquê.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #19 Online: 15 de Julho de 2020, 03:52:48
Ferreirinha, acredito que você está equivocado.

Pra saber a intensidade do desfoque de uma lente precisa dividir a distância focal pela abertura usada

Se você dividir 50/2.8 terá 17,85 milímetros de diâmetro. Essa valor é a abertura em mílimetros do "buraco" formado pelas lâminas do diafragma por onde
entra a luz da lente até o sensor da câmera.

Se você dividir 25MM/1.8 esse diâmetroserá 13,88. Quanto maior o diâmetro, mais
intenso é o desfoque.

Assim, uma lente 25MM em 1.8 terá desfoque bem menor (com menor intensidade) do que uma 50MM em abertura 2.8 .

Existe também a questão 'fator de corte' já que ela altera a profundidade em média
um stop fechado para sensor APSC, em tese, teríamos que aplicar o fator de corte
na abertura do diafragma para fazer essa conta.


Assim uma 50MM em abertura 2.8, vai gerar um desfoque com diãmetro diafragma de 17,85 numa câmera com sensor FF (50/2,8=17,87)

Para o sensor APSC essa conta muda, por causa do sensor menor, temos que multiplicar a abertura do diafragma pelo fator de corte do sensor.

Assim se eu usar uma 50MM , com abertura 2.8 , num sensor APSC com fator de corte 1.5, teria que fazer a seguinte conta 50/(2.8*1.5) = 50 / 4,2 = 11,90

Fazendo a mesma conta para uma DF de 25MM e abertura 1.8 e fator de corte do sensor APSC em 1.5, teriamos 25/(1.8*1.5) = 25 / 2,7= 9,25

No resumo da história temos o seguinte:
Quanto maior a abertura, maior o desfoque;

Quanto maior a distância focal, maior o desfoque;

Quanto maior for o tamanho do sensor, maior o desfoque;

Quanto menor for a abertura, menos desfoque;

Quanto menor for a distância focal, menos desfoque;

Quanto menor for o sensor, menos desfoque....

E acho que você quis dizer 35MM ao invés de 25, mas tudo bem, independente a lógica é a mesma...

Uma distância focal não altera as suas características, o sensor apsc é apenas um crop na imagem. Esse crop tem uma equivalência, mas nunca uma igualdade entende.

Pega uma 35MM com fator de corte 1.5 num sensor APSC e uma 50MM numa Fullframe, com aberturas equivalentes , por exemplo, 2.8 na 50MM em FF e F4 em 35MM na APSC. Você perceberá que elas terão exatamente o mesmo ângulo de visão, mas as formas geométricas , compressão , perspectiva, e principalmente profundidade de campo serão bem diferentes.
« Última modificação: 15 de Julho de 2020, 03:59:03 por cheferson »