Autor Tópico: Teste com Difusores  (Lida 3219 vezes)

erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Online: 12 de Julho de 2020, 19:59:36
Como prometido para o pessoal do tópico de macros, estou trazendo o resultado de alguns testes com alguns difusores (e incluindo, sem pretensão de comparação, só por curiosidade mesmo,  o flash circular YN14Ex da Yongnuo, que considero muito bom, na sua categoria, e o Led flash da Meike fc100). Primeiro, mencionando que não saiu do jeito que eu gostaria, na hora de testar o  difusor “Pringles” justamente pela angulação dele, tive que aproximar mais a câmera do assunto, o que obviamente influencia no resultado, então o resultado dele não pode ser levado em consideração comparado com os outros difusores, mas vou colocar as fotos, para referência. As fotos foram feitas em um tripé para tentar unificar o posicionamento. O flash utilizado com os difusores foi um Yongnuo YN468II que tem GN33, o zoom estava em 35mm, modo manual. Nenhuma foto sofreu edição.

Configurações da câmera:
1/160
f/8
ISO 100

Foto de controle sem flash.


Fotos de controle (flash sem difusor)
Potência do flash 1/2


Potência do flash 1/4


Potência do flash 1/8


Potência do flash 1/16



Fotos com difusor Godox pequeno
Potência do flash 1/2


Potência do flash 1/4


Potência do flash 1/8


Potência do flash 1/16



Difusor Greika PK-EFS23
Potência do flash 1/2


Potência do flash 1/4


Potência do flash 1/8


Potência do flash 1/16



Difusor Greika RE-2011
Potência do flash 1/2


Potência do flash 1/4


Potência do flash 1/8


Potência do flash 1/16



Pringles (mesma distância que os outros difusores)
Potência do flash 1/2


Potência do flash 1/4


Potência do flash 1/8


Potência do flash 1/16



Fotos com Yongnuo YN-14EX
Potência do flash 1/2 – 1/4


Potência do flash 1/4 – 1/8


Potência do flash 1/8 – 1/16



Meike FC-100
Potência do flash 1/4


Potência do flash 1/2


Potência do flash 1/1



Pringles (perto)
Potência do flash 1/2


Potência do flash 1/4


Potência do flash 1/8


Potência do flash 1/16


Algumas impressões minhas, não só com relação a esse teste, mas já com o uso desses difusores e flashes, primeiro o difusor "pringles" apesar de ser simples dá sim um luz bem satisfatória, melhor que muitos difusores que já usei, tem algumas limitações com relação ao ângulo de uso para ter a melhor luz, é uma solução boa e barata. O difusor pequeno da Godox que usei, tem de várias marcas, é bom, já usei bastante, quando uso ele geralmente puxo a parte de baixo dele deixando ele um pouco inclinado, mas o resultado também é bom. O difusor da Greika PK-EFS23, tem 23x23 cm, é usado mais para ensaios, eu testei para macro, a luz que ele entrega é boa, mas acho ele grande e desajeitado demais. O da Greika RE-2011 ao meu ver é desses o mais prático e que entrega um resultado que me agrada mais. Mas lembro que muitas vezes a diferença entre um difusor e outro é sutil e vai muito de quem está usando. Com relação ao flash circular da Yongnuo YN-14EX, é um flash muito bom, mas tem alguns poréns, a luz não fica tão natural, e dependendo do assunto, fica aquele círculo registrado nos olhos ou na superfície. Quanto ao Led flash Meike FC100  :hysterical:, é um bom led... só isso mesmo, não consegue congelar o movimento de nada, ajuda no foco, mas depende do ambiente que você está.


batman2001

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 843
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 12 de Julho de 2020, 20:14:06
 :clap: :clap: :clap:
Nossa, que dicas, muito grato pelo seu empenho Erick !!!

Bom, como eu sou inexperiente no assunto, vou fazer a primeira pergunta sobre o flash:
- O zoom em todos estes testes foram em 24mm ???
"Dê a um homem um peixe e Ele o alimentará por um dia. Compre uma câmera para Ele e você o manterá ocupado por anos." Michael Connor 1965


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #2 Online: 12 de Julho de 2020, 20:21:03
:clap: :clap: :clap:
Nossa, que dicas, muito grato pelo seu empenho Erick !!!

Bom, como eu sou inexperiente no assunto, vou fazer a primeira pergunta sobre o flash:
- O zoom em todos estes testes foram em 24mm ???
Não, 35mm


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Julho de 2020, 22:01:12
Ótimo teste, muito interessante mesmo da para ter uma boa noção.
Acredito que o Pringles é o melhor para insetos pequenos devido ao ângulo.
O difusor 23/23 é o que eu comprei, ele eu percebo que sou obrigado  à sempre usar fora da câmera pelas laterais para melhor resultado..


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Julho de 2020, 22:09:10
Como prometido para o pessoal do tópico de macros, estou trazendo o resultado de alguns testes com alguns difusores (e incluindo, sem pretensão de comparação, só por curiosidade mesmo,  o flash circular YN14Ex da Yongnuo, que considero muito bom, na sua categoria, e o Led flash da Meike fc100). Primeiro, mencionando que não saiu do jeito que eu gostaria, na hora de testar o  difusor “Pringles” justamente pela angulação dele, tive que aproximar mais a câmera do assunto, o que obviamente influencia no resultado, então o resultado dele não pode ser levado em consideração comparado com os outros difusores, mas vou colocar as fotos, para referência. As fotos foram feitas em um tripé para tentar unificar o posicionamento. O flash utilizado com os difusores foi um Yongnuo YN468II que tem GN33, o zoom estava em 35mm, modo manual. Nenhuma foto sofreu edição.


..Algumas impressões minhas, não só com relação a esse teste, mas já com o uso desses difusores e flashes, primeiro o difusor "pringles" apesar de ser simples dá sim um luz bem satisfatória, melhor que muitos difusores que já usei, tem algumas limitações com relação ao ângulo de uso para ter a melhor luz, é uma solução boa e barata. O difusor pequeno da Godox que usei, tem de várias marcas, é bom, já usei bastante, quando uso ele geralmente puxo a parte de baixo dele deixando ele um pouco inclinado, mas o resultado também é bom. O difusor da Greika PK-EFS23, tem 23x23 cm, é usado mais para ensaios, eu testei para macro, a luz que ele entrega é boa, mas acho ele grande e desajeitado demais. O da Greika RE-2011 ao meu ver é desses o mais prático e que entrega um resultado que me agrada mais. Mas lembro que muitas vezes a diferença entre um difusor e outro é sutil e vai muito de quem está usando. Com relação ao flash circular da Yongnuo YN-14EX, é um flash muito bom, mas tem alguns poréns, a luz não fica tão natural, e dependendo do assunto, fica aquele círculo registrado nos olhos ou na superfície. Quanto ao Led flash Meike FC100  :hysterical: , é um bom led... só isso mesmo, não consegue congelar o movimento de nada, ajuda no foco, mas depende do ambiente que você está.


Excelente trabalho, Erick!
Fazer um review desses dá um baita trabalho, haja boa vontade! Obrigado por compartilhar! :)
Fiz também uns testes precários com alguns poucos difusores e também gostei mais do Greika 2011: leve, compacto e eficiente.
Em relaçao ao flash, um detalhe q ainda nao me encontrei foi em relaçao a deixa-lo em qual posiçao de zoom, grande angular ou tele (no meu varia de 8mm a 42mm somente). Para grande angular tem q posicionar uma pequena moldura de plastico difusor que ocupa apenas a parte central do flash. Imagino que espalhando diminua o alcance, enfim, nos testes q fiz ainda nao encontrei vantagem, e no geral deixo na posiçao intermediaria, em torno de 25mm (lembrando do crop 2X)

 


« Última modificação: 12 de Julho de 2020, 22:16:23 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #5 Online: 12 de Julho de 2020, 23:03:05
Ótimo teste, muito interessante mesmo da para ter uma boa noção.
Acredito que o Pringles é o melhor para insetos pequenos devido ao ângulo.
O difusor 23/23 é o que eu comprei, ele eu percebo que sou obrigado  à sempre usar fora da câmera pelas laterais para melhor resultado..
O Pringles realmente entrega uma luz bem legal. Com relação a esse softbox de 23x23cm, eu tenho a bastante tempo, usava para ensaios, para macro quase nunca, eu já tinha um da Godox que era menor, mais prático e entregava uma luz muito boa também, então escolhi o que era mais fácil de carregar e montar.


Fernandojps

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 765
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo fazendo arte!
Resposta #6 Online: 13 de Julho de 2020, 09:04:46
Que legal Erick tantas informações, sem dúvida ajuda a esclarecer muitas dúvidas, e já alinha bons caminhos para soluções! Certamente se tiver algum neófito que vai fazer macro e se juntar ao clube ,esse post é uma leitura fundamental! :worship:
Eu adoraria experimentar uma lente macro, dedicada, para dar uma impressão mais precisa sobre o uso dos difusores, os quais já testei até o momento_ acho que o papel manteiga é um quebra galho que pode salvar muita coisa no inicio e de fato funciona e permite alguns clics. O pringles tem as limitações em decorrência ao tamanho do spot (boca de saída da luz), em animais pequenos, mini flores você consegue excelentes resultado e depois de alguns minutos usando fica muito prático. O difusor tipo softbox 20x30 testei rapidamente em flores ,relativamente grandes, e fora da câmera com um radio flash, é grande, precisa de uma certa curva de aprendizado para ajustar a potência certa do flash, abertura e o posicionamento da luz. É uma engenharia com algum grau de dificuldade, fotografar com apenas uma mão usando os tubos, conseguir o foco certinho e sincronizar tudo achei uma solução complicada, porém foram uns poucos clics e vou tentar pegar umas modelos agora para entender as diferenças em relação ao pringles.
Abs
« Última modificação: 13 de Julho de 2020, 09:05:59 por Fernandojps »


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #7 Online: 13 de Julho de 2020, 11:28:49

Excelente trabalho, Erick!
Fazer um review desses dá um baita trabalho, haja boa vontade! Obrigado por compartilhar! :)
Fiz também uns testes precários com alguns poucos difusores e também gostei mais do Greika 2011: leve, compacto e eficiente.
Em relaçao ao flash, um detalhe q ainda nao me encontrei foi em relaçao a deixa-lo em qual posiçao de zoom, grande angular ou tele (no meu varia de 8mm a 42mm somente). Para grande angular tem q posicionar uma pequena moldura de plastico difusor que ocupa apenas a parte central do flash. Imagino que espalhando diminua o alcance, enfim, nos testes q fiz ainda nao encontrei vantagem, e no geral deixo na posiçao intermediaria, em torno de 25mm (lembrando do crop 2X)
Então... vamos tentar colocar uma luz no assunto :D
Qual o objetivo do zoom do flash? Alterar o ângulo de cobertura da luz que sai do flash, isso para acompanhar a objetiva que está sendo usada, por exemplo,  nas grandes angulares, que são mais abertas, não teria sentido o flash estar concentrado em um ângulo mais fechado, o mesmo acontece com as teles, onde o ângulo é mais fechado, não tem porque o flash soltar sua luz com para cobrir uma área maior, seria até desperdício. Mas isso é com o flash apontado em direção ao assunto, sem barreiras.
A sua dúvida é com relação a posição do zoom do flash usado em conjunto com um difusor, seja um softbox comum ou qualquer material translúcido :ponder:  Acho que depende do difusor que estiver usando e da distância que o flash estiver do difusor (se estiver muito perto, creio que não fará diferença)

Fiz alguns testes com o difusor da Greika RE-2011 que você tem...

Zoom 24mm Potência 1/2


Zoom 24mm Potência 1/4


Zoom 24mm Potência 1/8


Zoom 24mm Potência 1/16


Zoom 35mm Potência 1/2


Zoom 35mm Potência 1/4


Zoom 35mm Potência 1/8


Zoom 35mm Potência 1/16


Zoom 50mm Potência 1/2


Zoom 50mm Potência 1/4


Zoom 50mm Potência 1/8


Zoom 50mm Potência 1/16


Zoom 85mm Potência 1/2


Zoom 85mm Potência 1/4


Zoom 85mm Potência 1/8


Zoom 85mm Potência 1/16


Olhando todas as fotos, independente do zoom, não vi diferença significativa... creio que devido a proximidade da fonte de luz e do difusor.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #8 Online: 13 de Julho de 2020, 15:02:28
Aí Fernando...


Zoom 24mm Potência 1/2


Zoom 24mm Potência 1/4


Zoom 24mm Potência 1/8


Zoom 24mm Potência 1/16


Zoom 35mm Potência 1/2


Zoom 35mm Potência 1/4


Zoom 35mm Potência 1/8


Zoom 35mm Potência 1/16


Zoom 50mm Potência 1/2


Zoom 50mm Potência 1/4


Zoom 50mm Potência 1/8


Zoom 50mm Potência 1/16


Zoom 85mm Potência 1/2


Zoom 85mm Potência 1/4


Zoom 85mm Potência 1/8


Zoom 85mm Potência 1/16


batman2001

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 843
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 13 de Julho de 2020, 20:44:38
Erick, parabéns e muito grato pelas dicas  :ok:

Desculpa, mais uma perguntinha...... 8-)
- Esta usando qual lente nos testes, a 60mm Macro ???
"Dê a um homem um peixe e Ele o alimentará por um dia. Compre uma câmera para Ele e você o manterá ocupado por anos." Michael Connor 1965


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #10 Online: 13 de Julho de 2020, 20:53:45
Erick, parabéns e muito grato pelas dicas  :ok:

Desculpa, mais uma perguntinha...... 8-)
- Esta usando qual lente nos testes, a 60mm Macro ???
Sim, 60mm, foi bom você perguntar, foi uma informação que acabei esquecendo de colocar. :ok:


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #11 Online: 13 de Julho de 2020, 20:57:21
Criei um álbum no flickr com as fotos do teste, para que possam ver nos detalhes as variações, acho que por aqui ficou um pouco limitado, eu particularmente gosto de ampliar. :ok:
https://www.flickr.com/gp/erickmarquesfotografia/Mf8Mr0


Fernandojps

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 765
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo fazendo arte!
Resposta #12 Online: 13 de Julho de 2020, 21:03:23
Que maravilha Erick de tutorial  :clap:
De modo geral me parece aqui de longe, o zoom mais fechado ou mais aberto tem pouca influencia no resultado final da luz com os difusores, ficando o ajuste da potência como elemento crucial para se conseguir aquele efeito difuso tão necessário. Felizmente temos alguns caminho possívéis a seguir; dependendo onde vamos fotografar, o tipo de modelo, a praticidade. De modo geral tendo um Pringles e o Greika RE-2011 resolve uns 90% de tudo. Tô certo?
abs e parabéns   
« Última modificação: 13 de Julho de 2020, 21:06:59 por Fernandojps »


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #13 Online: 13 de Julho de 2020, 21:22:31
Que maravilha Erick de tutorial  :clap:
De modo geral me parece aqui de longe, o zoom mais fechado ou mais aberto tem pouca influencia no resultado final da luz com os difusores, ficando o ajuste da potência como elemento crucial para se conseguir aquele efeito difuso tão necessário. Felizmente temos alguns caminho possívéis a seguir; dependendo onde vamos fotografar, o tipo de modelo, a praticidade. De modo geral tendo um Pringles e o Greika RE-2011 resolve uns 90% de tudo. Tô certo?
abs e parabéns
Então Fernando, fiquei animado com esse difusor "lambency", esse que você tem também, ele é um tipo de lightsphere, vou fazer mais alguns testes para ver, mas me surpreendeu.


SReis007

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 504
Resposta #14 Online: 13 de Julho de 2020, 23:29:10
Muito obrigado Erick por compartilhar esses testes amigo, imagino o trabalhão que isso lhe deu nomear e deixar tudo mastigado

Muito obrigado mesmo amigão

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk