Autor Tópico: Grande angular de entrada para câmera cropada - EF-S 24mm F/2.8 STM?  (Lida 3076 vezes)

David L.

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Fala, pessoal

Sou inciante e tô querendo começar no mundo das grandes angulares e fotos de paisagem/arquitetura/viagens.

Pelo que pesquisei, atualmente a Canon EF-S 24mm F/2.8 STM parece ser a lente mais em conta pra esse tipo de propósito.

No entanto, minha câmera é cropada (Rebel T7) e esses 24mm iriam lá pra quase 40, certo? Sendo assim, isso faria com que meu propósito não fosse atendido?

Outro fator é que o valor dessa lente atualmente está em torno de 800 reais.. É um preço adequado ou é melhor esperar a situação melhorar? Existem outras opções que fiquem em torno desse preço?

Obrigado desde já


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2020, 00:58:26
EF-S 10-18mm seria mais adequado para seu propósito na minha opinião.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 14 de Julho de 2020, 00:58:48
Brother, esqueça a 24MM para sensor APSC. Na Canon, o melhor custo-benefício para paisagens é seguramente a 10-18. Nos usados (OLX, Marketplace facebook) você encontra na média 1.500 reais. Das marcas genéricas tem as  Tokina 11-16 2.8, Tamron 10-24 ou a Sigma 10-20 .


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #3 Online: 14 de Julho de 2020, 02:01:29
Pois é, não que a 24mm não seja uma ótima lente, tenho ela e é uma das minhas preferidas (para fotografia de rua ela é ótima) mas ela está longe de ser uma grande angular. Siga as dicas dos colegas e, caso ainda não possa comprar, fique com os 18mm da lente do kit, que já é um ângulo bem mais aberto.

Inclusive, você pode ver o ângulo da 24 na própria lente do kit e comparar.
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 14 de Julho de 2020, 09:39:31
Pois é, não que a 24mm não seja uma ótima lente, tenho ela e é uma das minhas preferidas (para fotografia de rua ela é ótima) mas ela está longe de ser uma grande angular. Siga as dicas dos colegas e, caso ainda não possa comprar, fique com os 18mm da lente do kit, que já é um ângulo bem mais aberto.

Inclusive, você pode ver o ângulo da 24 na própria lente do kit e comparar.

Lentezinha fantastica, mas é uma normal em aps-c.
O melhor é como disseram, 10-18.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #5 Online: 14 de Julho de 2020, 14:28:38
Se você tem a 18-55mm basta fotografar com essa lente na distância de 24mm e ver se te agrada.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 14 de Julho de 2020, 14:37:55
A 10-18 é o melhor custo x benefício das lentes EF-S. Pequena, leve, qualidade de imagem ótima, IS, foco bom. Só que é um pouco escura, dependendo das condições que for fotografar complica um pouco.

A 24mm é excelente, mas tem a ressalva do ângulo fechado que os colegas falaram.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 14 de Julho de 2020, 16:08:08
Lentezinha fantastica, mas é uma normal em aps-c.
O melhor é como disseram, 10-18.

As 24MM e 40MM são ótimos custo-benefício. Mas pra paisagem , a 10-18 é mais recomendada.


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #8 Online: 14 de Julho de 2020, 19:24:48
EF-S 10-18mm seria mais adequado para seu propósito na minha opinião.

2x


SReis007

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 504
Resposta #9 Online: 14 de Julho de 2020, 19:41:23
Amigos da Fotografia aproveitando esse tópico do David quero tirar uma dúvida eu já tive a 10-18mm IS STM quando comprei paguei barato 600 reais tinha fungos mais nunca interferiu nas fotos e depois acabei vendendo agora estou de olho na Samyang 8mm f/3.5 HD Fisheye alguém conhece ? é uma lente Boa? Nunca peguei na mão essa lente não sei nada sobre ela

Por favor me da uma dica

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk



LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #10 Online: 14 de Julho de 2020, 20:05:22
Amigos da Fotografia aproveitando esse tópico do David quero tirar uma dúvida eu já tive a 10-18mm IS STM quando comprei paguei barato 600 reais tinha fungos mais nunca interferiu nas fotos e depois acabei vendendo agora estou de olho na Samyang 8mm f/3.5 HD Fisheye alguém conhece ? é uma lente Boa? Nunca peguei na mão essa lente não sei nada sobre ela

Por favor me da uma dica

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Olá amigo.

Essa lente é uma fish eye, bem diferente da 10-18mm que é retilínea. Fish eyes entregam um resultado bem característico, ela deforma bastante a imagem. O resultado é interessante mas é uma lente difícil de se trabalhar e certamente não é uma lente para espetar na câmera e utilizar a todo momento.
Sugiro você pesquisar "fish eye lens image sample" no Google para entender melhor o que essa lente "faz" na imagem.


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #11 Online: 14 de Julho de 2020, 20:44:01
Amigos da Fotografia aproveitando esse tópico do David quero tirar uma dúvida eu já tive a 10-18mm IS STM quando comprei paguei barato 600 reais tinha fungos mais nunca interferiu nas fotos e depois acabei vendendo agora estou de olho na Samyang 8mm f/3.5 HD Fisheye alguém conhece ? é uma lente Boa? Nunca peguei na mão essa lente não sei nada sobre ela

Por favor me da uma dica

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Específica. Deforma bastante a imagem. Geralmente as pessoas nao querem essa deformação.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #12 Online: 14 de Julho de 2020, 22:42:19
Amigos da Fotografia aproveitando esse tópico do David quero tirar uma dúvida eu já tive a 10-18mm IS STM quando comprei paguei barato 600 reais tinha fungos mais nunca interferiu nas fotos e depois acabei vendendo agora estou de olho na Samyang 8mm f/3.5 HD Fisheye alguém conhece ? é uma lente Boa? Nunca peguei na mão essa lente não sei nada sobre ela

Eu já tive uma dessas, achava boa demais. Como os colegas falaram é uma olho de peixe, deforma a imagem de maneira circular. Provavelmente dá pra baixar um perfil de correção pro LR em algum lugar, mas daí corta os cantos da imagem, então deixa de ser 8mm. Daí, se pensar que a 10-18 tá perto de R$1.000, com AF, IS e sem precisar corrigir distorção, essa 8mm fica parecendo um custo x benefício ruim, rsrs.


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #13 Online: 14 de Julho de 2020, 22:48:14
Eu já tive uma dessas, achava boa demais. Como os colegas falaram é uma olho de peixe, deforma a imagem de maneira circular. Provavelmente dá pra baixar um perfil de correção pro LR em algum lugar, mas daí corta os cantos da imagem, então deixa de ser 8mm. Daí, se pensar que a 10-18 tá perto de R$1.000, com AF, IS e sem precisar corrigir distorção, essa 8mm fica parecendo um custo x benefício ruim, rsrs.

Mais fácil você dizer o que  não teve  hehe


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #14 Online: 14 de Julho de 2020, 22:51:37
Mais fácil você dizer o que  não teve  hehe

 :D