Autor Tópico: Qual a melhor câmera para iniciantes?  (Lida 4489 vezes)

Geisela Langanck

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 14 de Julho de 2020, 14:36:14
Olá a todos!
Amo fotografia desde que me conheço por gente, tiro fotos e sempre procuro o mais belo para capturar mas somente com o básico que é meu celular. Quero trabalhar um dia com fotografia mas sei que tenho muito a aprender.
Economizei e pesquisei aparentemente a Rebel T7 me parece uma boa, mas como não conheço achei melhor perguntar...
 :ponder:


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2020, 16:15:00
Olá a todos!
Amo fotografia desde que me conheço por gente, tiro fotos e sempre procuro o mais belo para capturar mas somente com o básico que é meu celular. Quero trabalhar um dia com fotografia mas sei que tenho muito a aprender.
Economizei e pesquisei aparentemente a Rebel T7 me parece uma boa, mas como não conheço achei melhor perguntar...
 :ponder:

Sugiro ver esse video do Vergnalia; boa referência no youtube.

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #2 Online: 14 de Julho de 2020, 18:22:56
Olá a todos!
Amo fotografia desde que me conheço por gente, tiro fotos e sempre procuro o mais belo para capturar mas somente com o básico que é meu celular. Quero trabalhar um dia com fotografia mas sei que tenho muito a aprender.
Economizei e pesquisei aparentemente a Rebel T7 me parece uma boa, mas como não conheço achei melhor perguntar...
 :ponder:

Pra aprender, estudar e quer comprer nova?

Canon T100 ou t7. T100 mais barata e pra inciar tem tudo que precisa.

https://www.loja.canon.com.br/pt/canonbr/camera-eos-rebel-t100-com-lente-ef-s-18-55mm-f-3-5-5-6-iii-reembalada-ec


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 15 de Julho de 2020, 03:07:01
Acredito que a melhor câmera pra iniciar nos estudos da fotografia é a que seu dinheiro pode pagar. Tem de 400 a 1.000 reais - compra uma DSLR da Canon ou da Nikon usada tipo T3i, Xti, ou D40, D60, D3100.

Tem entre 1.000 a 2.500 - Canon T100 ou T7

Tem acima de 2.500 - SL2 usada, 80D usada, T7i ou SL3 novas.


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #4 Online: 15 de Julho de 2020, 11:18:00
Se for falar a melhor das the best é a d5600. Ou d3500 mais barata


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Julho de 2020, 11:53:26
Nikon D5300

Se for falar a melhor das the best é a d5600. Ou d3500 mais barata

Essa linha D5X00 da Nikon tem câmeras muito simpáticas, pequenas e com boa ergonomia para o meu gosto. Porém nunca as indico por duas omissões estranhas nessa linha: não fotografam com flash em High Speed Sync e não são capazes de controlar um flash externo pelo flash pop up. Está certo que, neste segundo caso, quase ninguém usa o pop up para ativar um flash externo na prática; mas serve para aprender a usar um flash externo, fazendo algumas experiências em casa ou num estúdio pequeno. Então, como a criadora do tópico expressou desejo de aprender, quando chegar na parte de aprender a usar o flash já vai ter que lidar com essas limitações chatas e bem inconvenientes.
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #6 Online: 15 de Julho de 2020, 12:11:05
Essa linha D5X00 da Nikon tem câmeras muito simpáticas, pequenas e com boa ergonomia para o meu gosto. Porém nunca as indico por duas omissões estranhas nessa linha: não fotografam com flash em High Speed Sync e não são capazes de controlar um flash externo pelo flash pop up. Está certo que, neste segundo caso, quase ninguém usa o pop up para ativar um flash externo na prática; mas serve para aprender a usar um flash externo, fazendo algumas experiências em casa ou num estúdio pequeno. Então, como a criadora do tópico expressou desejo de aprender, quando chegar na parte de aprender a usar o flash já vai ter que lidar com essas limitações chatas e bem inconvenientes.

São características, mas acho que a Canon tem muito mais limitações.

Cada uma tem pontos positivos e os destaques.
Canon câmeras e lentes baratas. Tem uma 10-18mm 24mm 40mm 50mm e 85mm acessíveis.

Nikon iso alto melhor, mais pontos de foco e vários cruzados, lentes mais caras mas bem melhores que  as baratas da Canon.  Possibilidade de usar iso preferencial e máximo como os terços dos isos, melhor recuperação de sombra, sensores top de linha. Tem três lentes incríveis a 18-55af-p, 35mm 1.8 dx e 50mm 1.8g

Essa é uma decisão complicada.

Só vi da maioria dos usuarios que foram da canon pra nikon muito satisfeitos e os que foram de nikon pra Canon com saudades.

Já usei bastante os dois sistemas. Falo sem fanboyzises


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #7 Online: 15 de Julho de 2020, 12:45:56
A melhor câmera para iniciante é aquela que cabe no bolso e que permite fazer os controles manuais. Sem mais... :ok:


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Julho de 2020, 13:05:46
São características, mas acho que a Canon tem muito mais limitações.

Cada uma tem pontos positivos e os destaques.
Canon câmeras e lentes baratas. Tem uma 10-18mm 24mm 40mm 50mm e 85mm acessíveis.

Nikon iso alto melhor, mais pontos de foco e vários cruzados, lentes mais caras mas bem melhores que  as baratas da Canon.  Possibilidade de usar iso preferencial e máximo como os terços dos isos, melhor recuperação de sombra, sensores top de linha. Tem três lentes incríveis a 18-55af-p, 35mm 1.8 dx e 50mm 1.8g

Essa é uma decisão complicada.

Só vi da maioria dos usuarios que foram da canon pra nikon muito satisfeitos e os que foram de nikon pra Canon com saudades.

Já usei bastante os dois sistemas. Falo sem fanboyzises
Certamente você tem mais conhecimento do que eu. Por exemplo, quanto às lentes Nikon não sei nada. Ressaltei esse detalhe porque quando iniciei no hobby há uns 5 anos quase peguei essa linha da Nikon. Por detalhes fui na 70D e só quando comprei um flash e fui estudar sobre o assunto que fiquei sabendo dessas limitações nessa linha da Nikon e dei graças a Deus de não ter comprado.

Mas, como você disse, cada uma tem prós e contras. Li uma vez que a Nikon faz a medição na mesma área em que faz o foco (é isso mesmo?) e achei isso muito mais razoável que a Canon que avalia a exposição só no centro do quadro.

Enfim... Tudo tem o lado bom e o lado ruim. Mas opções boas não faltam.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #9 Online: 15 de Julho de 2020, 13:18:44
Certamente você tem mais conhecimento do que eu. Por exemplo, quanto às lentes Nikon não sei nada. Ressaltei esse detalhe porque quando iniciei no hobby há uns 5 anos quase peguei essa linha da Nikon. Por detalhes fui na 70D e só quando comprei um flash e fui estudar sobre o assunto que fiquei sabendo dessas limitações nessa linha da Nikon e dei graças a Deus de não ter comprado.

Mas, como você disse, cada uma tem prós e contras. Li uma vez que a Nikon faz a medição na mesma área em que faz o foco (é isso mesmo?) e achei isso muito mais razoável que a Canon que avalia a exposição só no centro do quadro.

Enfim... Tudo tem o lado bom e o lado ruim. Mas opções boas não faltam.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Essa vou deixar pro Ernesto responder.


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 15 de Julho de 2020, 13:19:56
Essa vou deixar pro Ernesto responder.
Vixe...

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 15 de Julho de 2020, 22:34:30
Uma câmera com micro ajuste de foco também é uma boa opção, se tiver problema não tem que trocar de câmera por isso...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #12 Online: 15 de Julho de 2020, 22:39:17
Essa linha D5X00 da Nikon tem câmeras muito simpáticas, pequenas e com boa ergonomia para o meu gosto. Porém nunca as indico por duas omissões estranhas nessa linha: não fotografam com flash em High Speed Sync e não são capazes de controlar um flash externo pelo flash pop up. Está certo que, neste segundo caso, quase ninguém usa o pop up para ativar um flash externo na prática; mas serve para aprender a usar um flash externo, fazendo algumas experiências em casa ou num estúdio pequeno. Então, como a criadora do tópico expressou desejo de aprender, quando chegar na parte de aprender a usar o flash já vai ter que lidar com essas limitações chatas e bem inconvenientes.

Na época desisti da linha D3000 e D5000 por causa do HSS que era fundamental pra mim. Até minha antiga Canon Xti tinha suporte ao recurso HSS dos flashs, pra quem faz ensaio externo de dia é fundamental HSS ou filtro Nd variável.

Outro ponto fraco da Nikon (Nikonzeiros detestam a verdade kkkkk ) é o lance das câmeras com e sem motor de foco, coisa que a Nikon só corrigiu na série G. Ter autofoco na lente é muito mais rápido e efetivo do que feito apenas pelo corpo da câmera. Tanto que se espetar uma lente D numa câmera que tem motor de foco e depois espetar a G, fazendo o foco pela lente a diferença de velocidade é muito melhor pra G.

A Canon tem mil defeitos, a Nikon também, e ambas tem muitas qualidades. Tem uns vídeos antigos no canal do Tales que ele cita algumas vantagens e desvantagens em geral da Canon e Nikon, achei bem interessante e concordo com a maioria dos pontos.

Sobre o tópico: eu acredito que qualquer câmera DSLR da Canon ou da Nikon pra quem tá começando a aprender fotografia serve tranquilamente. O único fator é o seu orçamento... como disse, se tem menos de 1.000 reais, terá que comprar uma câmera usada, entre 1.500 a 3.000 poderá pegar uma nova mais básica.

Acima de 3.000 dai entramos em APSC mais avançadas como a linha D7000 da Nikon (gosto muito da D7200, acho uma das melhores câmeras da Nikon) e a linha 80D-90D da Canon (que tem construção e qualidade de imagem muito boas também).  Mas ai você terá que desembolsar um pouco mais de grana.

Acima dos 4.000 reais começamos a adentrar no terreno das câmeras Fullframe. Mas ai é outro nível de investimento; eu acho que não compensa pra quem tá começando iniciar com uma Fullframe. Uma câmera fullframe não vai melhorar suas fotos se você não souber a técnica, iluminação, foco, balanço de branco, etc.

Já que falou nisso bateu saudades da Xti, cara , se há uma crítica à Canon é que como ela fazia umas cores legais nos sensores até 2009-2010. Gostava demais dela.
« Última modificação: 15 de Julho de 2020, 22:42:37 por cheferson »


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #13 Online: 16 de Julho de 2020, 00:01:25

Outro ponto fraco da Nikon (Nikonzeiros detestam a verdade kkkkk ) é o lance das câmeras com e sem motor de foco, coisa que a Nikon só corrigiu na série G. Ter autofoco na lente é muito mais rápido e efetivo do que feito apenas pelo corpo da câmera. Tanto que se espetar uma lente D numa câmera que tem motor de foco e depois espetar a G, fazendo o foco pela lente a diferença de velocidade é muito melhor pra G.


Sobre isso aqui .. eu acho que as pessoas não entenderam. Quem veio do filme entendeu e apoiou.

Vamos lá. Tem que ver o fator histórico.

Quem veio do filme tinha coleções de lentes e a Nikon deu o benefício de adquirir apenas o corpo e manter as lentes.

A Canon inutilizou toda a linha antiga e você era obrigado a comprar uma câmera digital e atualizar todas as lentes.

Se você se colocar na pele de quem tinha lentes maravilhosas FD ficaria frustado com a Canon.

Já o HSS eu não sinto falta pro meu trabalho dar certo, mas sim deveria ter.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #14 Online: 16 de Julho de 2020, 10:48:26
Para mim a linha Rebel sempre foi melhor que a série D3xxx ou D5xxx da Nikon para o objetivo de aprendizagem.

Colocando ainda o fator liquidez, mercado de usados, etc... Eu tentaria pegar uma T4i ou T5i mesmo. O ideal era já conseguir uma SL2 ou T6i por conta do sensor e alguns outros features mais modernos.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales