Autor Tópico: Compra de Filtro 58mm  (Lida 3160 vezes)

diegog174

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Online: 14 de Julho de 2020, 14:39:59
Pessoal, li vários tópicos sobre o uso do filtro uv para proteção de lentes, alguns recomendam e outros não, mas vou acabar usando pois tenho medo de riscar minhas lentes rsrs.

Tenho achado vários no ML mas fico naquela dúvida de ser falso ou não.

Existe algum site que vocês poderiam indicar para eu comprar esses filtros ?

Pois penso que em uma loja eu teria menos problemas, em relação a filtros falsos.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2020, 16:17:26
Compre um parasol e esqueça que filtro uv existe.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.531
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 14 de Julho de 2020, 16:37:44
Compre um parasol e esqueça que filtro uv existe.

 :ok: :ok: :ok:


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #3 Online: 14 de Julho de 2020, 17:01:19


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #4 Online: 14 de Julho de 2020, 17:07:37
No site da Canon tem alguns filtros.


diegog174

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #5 Online: 15 de Julho de 2020, 11:38:10
Opa pessoal grato pela dica do parasol, só fico na dúvida quanto a poeira na lente e afins, a cada limpeza fico com um enorme medo de riscar.

Alguma recomendação de parasol para lente 18-55 ? 

Para a 50mm 1.4 também devo usar,  ?

Obrigado


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.531
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 15 de Julho de 2020, 12:17:59
Opa pessoal grato pela dica do parasol, só fico na dúvida quanto a poeira na lente e afins, a cada limpeza fico com um enorme medo de riscar.

Alguma recomendação de parasol para lente 18-55 ? 

Para a 50mm 1.4 também devo usar,  ?

Obrigado

Você não falou a marca, então vou pra solução genérica. Esse parassol aqui vai servir em qualquer lente com rosca 52mm. Vc teria que ver se a rosca das suas lentes é essa, e caso negativo, comprar o parassol de acordo:


Clicando na imagem, é uma sugestão de onde comprar.


diegog174

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #7 Online: 15 de Julho de 2020, 12:23:34
Obrigado vou fazer a compra de dois desses, tenho um medo de riscar minhas lentes kkk


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 20 de Julho de 2020, 10:20:21
Obrigado vou fazer a compra de dois desses, tenho um medo de riscar minhas lentes kkk


Medo totalmente procedente.. A probabilidade de algum dano na parte frontal da lente é real , por impacto ou riscos. Só o parasol nao resolve.
O uso pouco frequente da lente só diminui a possibilidade de dano, nao o elimina. O uso mais frequente aumenta exponencialmente essa possibilidade.
A cada limpeza da lente, por mais cuidado que se tome, uma micro/macro poeira, na lente ou no limpador, pode risca-la. Alguns deles só percebemos tempos depois quando já sao muitos.. A maneira de evitar é, sim, utiizar um filtro protetor/UV, mas que seja de qualidade, com alta taxa de transmissão de luz. Entre filtros baratos e nada é melhor ficar só com o parasol. Proteger a lente, principalmente se for valiosa (em termos financeiros ou de gosto pessoal),  pede filtros de alta qualidade q são caros. Na minha melhor e mais cara lente, uso filtro B+W UV original (comprado na BH) mas os dos grandes fabricantes de lentes sao bastante confiáveis (Canon, Nikon, Olympus..). O problema de comprar os filtros de marcas famosas no Brasil é a alta incidência de falsificados..
« Última modificação: 20 de Julho de 2020, 10:22:11 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #9 Online: 20 de Julho de 2020, 13:28:28
Medo totalmente procedente.. A probabilidade de algum dano na parte frontal da lente é real , por impacto ou riscos. Só o parasol nao resolve...

Pois é...

Eu já defendi o NÃO uso do filtro, mesmo tendo uma Sigma 17-70 (com parasol 100% do tempo) riscada, ainda sim eu não usava, mas quando riscou a minha 180mm F2.8D mudei de ideia, fiz uns testes com um Greika em uma 50mm e resolvi que não deixaria mais minhas lentes sem filtro. Hoje uso em todas, e não abro mão.

Tenho Greika, Kenko, e Hoya, e tenho certeza que não são originais pelo preço que paguei no ML.

O teste que fiz com a 50mm está aqui:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=128688.15



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 20 de Julho de 2020, 14:00:15
É mais fácil uma lente minha cair no chão e quebrar do que aranhar a lente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #11 Online: 20 de Julho de 2020, 21:08:29
É mais fácil uma lente minha cair no chão e quebrar do que aranhar a lente.

Uso filtro UV em todas as minhas lentes. Não sinto diferença na qualidade de imagem, francamente falando. O único contra é a entrada de flare que é facilitada, mas com um UV + Parasol problema resolvido. NOta : se sua lente for grande angular tipo 18-55, 17-50, 17-55, etc, lembre-se de usar um parasol de pétala para evitar vinhetas nas bordas da imagem.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 20 de Julho de 2020, 21:43:25
Uso filtro UV em todas as minhas lentes. Não sinto diferença na qualidade de imagem, francamente falando. O único contra é a entrada de flare que é facilitada, mas com um UV + Parasol problema resolvido. NOta : se sua lente for grande angular tipo 18-55, 17-50, 17-55, etc, lembre-se de usar um parasol de pétala para evitar vinhetas nas bordas da imagem.

Comprei uma Tamron 70-300, veio com um, deixe ali, quem mal tem?

Nas primeiras fotos nortunas que fiz deu vários pontos de reflexos, 1 pra cada luz da cidade, joguei fora sem remorso.

Tenho a impressão quem risca lente assim é porque não usa as tampinhas e joga a lente na bag.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 21 de Julho de 2020, 18:47:56
As tampinhas sujam e repassam a sujeira pra lente. O filtro por ser rosqueado impede que a sujeira passe pelo filtro. Arranhar o filtro não é um dano  tão  sério  quanto arranhar uma objetiva.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 21 de Julho de 2020, 20:59:09
As tampinhas sujam e repassam a sujeira pra lente. O filtro por ser rosqueado impede que a sujeira passe pelo filtro. Arranhar o filtro não é um dano  tão  sério  quanto arranhar uma objetiva.

Que sujeira é essa? estão fotografando 4x4 fazendo trilha?  :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs