Autor Tópico: Compra de Filtro 58mm  (Lida 3128 vezes)

bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 22 de Julho de 2020, 02:20:08

Voce é um profissional que vive da qualidade das suas fotos ... ?

Se SIM ... compre um filtro de qualidade , que por mais caro que possa ser , não custará mais do que 10% do valor da sua lente ...

Se NÃO ... nem tem com que se preocupar quanto à MUITA qualidade ou FALSIFICAÇÃO  .... e sua lente estará mais ( eu NÃO disse totalmente ) protegida ...

A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 22 de Julho de 2020, 02:24:28

Na minha opinião , e gosto imensamente de frisar isso , que só serve para mim mesmo , voce poderá  NUNCA ver a real necessidade de um filtro na sua lente , MAS TAMBÉM , poderá se arrepender amargamente o fato de nunca ter colocado um em suas lentes , a escolha é sua .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 22 de Julho de 2020, 02:35:14
Eu carrego meu equipamento em uma bolsa de couro muito antiga , forrada com espuma de alta densidade . Estava atrasado e minha filha , na epoca com 14 anos foi apanha-la . Bateu com a lateral da bolsa no corrimão da escada , e para NÃO  dar inicio à terceira guerra mundial não me contou nada . No meu destino , mais de 5 mil km longe de casa , abri a bolsa e quase tive um ataque cardiaco , duas de minhas lentes tiveram as tampas dianteiras rachadas e os filtros ( eram hoya , portanto , de qualidade ) completamente estraçalhados , completamente moidos .... e as duas lentes impecáveis , sem nenhum arranhãozinho por mais leve que fosse ...

Pergunto , e se estivessem sem filtros ... ? ... provavelmente seriam perda total ...
« Última modificação: 22 de Julho de 2020, 02:36:12 por bjorn »
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 22 de Julho de 2020, 02:42:59

Cada um cuida do seu equipamento como acha que deve , e as opiniões foram feitas para serem respeitadas , bem como as idéias e conceitos de cada colega , sendo profissional ou não. Eu NUNCA sai de uma loja , onde tenha comprado uma lente , sem o seu filtro , e inclusive , já cheguei a comprar o filtro ANTES poder comprar a lente ...  :hysterical: ..... tenho ela até hoje , tem cerca de 25 anos , é uma sigma reflex 600mm f 8 ... que por sinal continua funcionando muito bem ....  :D 
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


diegog174

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #19 Online: 22 de Julho de 2020, 10:51:44

Medo totalmente procedente.. A probabilidade de algum dano na parte frontal da lente é real , por impacto ou riscos. Só o parasol nao resolve.
O uso pouco frequente da lente só diminui a possibilidade de dano, nao o elimina. O uso mais frequente aumenta exponencialmente essa possibilidade.
A cada limpeza da lente, por mais cuidado que se tome, uma micro/macro poeira, na lente ou no limpador, pode risca-la. Alguns deles só percebemos tempos depois quando já sao muitos.. A maneira de evitar é, sim, utiizar um filtro protetor/UV, mas que seja de qualidade, com alta taxa de transmissão de luz. Entre filtros baratos e nada é melhor ficar só com o parasol. Proteger a lente, principalmente se for valiosa (em termos financeiros ou de gosto pessoal),  pede filtros de alta qualidade q são caros. Na minha melhor e mais cara lente, uso filtro B+W UV original (comprado na BH) mas os dos grandes fabricantes de lentes sao bastante confiáveis (Canon, Nikon, Olympus..). O problema de comprar os filtros de marcas famosas no Brasil é a alta incidência de falsificados..

Pois é, comprei o parasol, mas vou acabar comprando o filtro mesmo, que loja é essa BH ? Teria o link ?

Pois é...

Eu já defendi o NÃO uso do filtro, mesmo tendo uma Sigma 17-70 (com parasol 100% do tempo) riscada, ainda sim eu não usava, mas quando riscou a minha 180mm F2.8D mudei de ideia, fiz uns testes com um Greika em uma 50mm e resolvi que não deixaria mais minhas lentes sem filtro. Hoje uso em todas, e não abro mão.

Tenho Greika, Kenko, e Hoya, e tenho certeza que não são originais pelo preço que paguei no ML.

O teste que fiz com a 50mm está aqui:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=128688.15

O filtro Greika creio que é o que tem menos chance de ser falsificado certo? Pois Hoya e Kenko você acha aos montes no Ebay, você lembra a loja que você comprou o seu ?

Uso filtro UV em todas as minhas lentes. Não sinto diferença na qualidade de imagem, francamente falando. O único contra é a entrada de flare que é facilitada, mas com um UV + Parasol problema resolvido. NOta : se sua lente for grande angular tipo 18-55, 17-50, 17-55, etc, lembre-se de usar um parasol de pétala para evitar vinhetas nas bordas da imagem.

Comprei o de pétala sim, apesar de ainda não ter testado . Que marca você tem usado de filtro?


diegog174

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #20 Online: 22 de Julho de 2020, 11:06:31
Eu carrego meu equipamento em uma bolsa de couro muito antiga , forrada com espuma de alta densidade . Estava atrasado e minha filha , na epoca com 14 anos foi apanha-la . Bateu com a lateral da bolsa no corrimão da escada , e para NÃO  dar inicio à terceira guerra mundial não me contou nada . No meu destino , mais de 5 mil km longe de casa , abri a bolsa e quase tive um ataque cardiaco , duas de minhas lentes tiveram as tampas dianteiras rachadas e os filtros ( eram hoya , portanto , de qualidade ) completamente estraçalhados , completamente moidos .... e as duas lentes impecáveis , sem nenhum arranhãozinho por mais leve que fosse ...

Pergunto , e se estivessem sem filtros ... ? ... provavelmente seriam perda total ...

Não iniciar uma guerra mundial kkkkkkk

Obrigado pelo relato !


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #21 Online: 22 de Julho de 2020, 13:09:02
O filtro Greika creio que é o que tem menos chance de ser falsificado certo? Pois Hoya e Kenko você acha aos montes no Ebay, você lembra a loja que você comprou o seu ?

Não lembro, tentei ver no histórico do ML mas já apagou.


diegog174

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #22 Online: 22 de Julho de 2020, 13:49:04
Não lembro, tentei ver no histórico do ML mas já apagou.

Sem problemas, mas vou ir de Greika então, já que você gostou do seu


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #23 Online: 22 de Julho de 2020, 15:25:36
...
O filtro Greika creio que é o que tem menos chance de ser falsificado certo?
...

O pessoal comenta que o filtro Greika é tão ruim, que se existir falsificado, há grande chance do falsificado ser melhor que o original.

Piadas à parte, não sou profissional, mas uso filtro bom em todas as minhas lentes. E não é filtro UV, mas filtro Hoya Protector Pro 1 Digital, que supostamente deixa passar 99,7% da luz, ou seja, não tem incidência na imagem. É só para proteção mesmo. É a linha básica de filtros protetores da Hoya, e custa em média Euros 25,00 no exterior. Nunca vi aqui no Brasil, e se visse, não compraria, pela possibilidade de ser falsificado.

Concordo com tudo o que o Bjorn comentou antes:
"Cada um cuida do seu equipamento como acha que deve, e as opiniões foram feitas para serem respeitadas, bem como as idéias e conceitos de cada colega."

Devo ter com ele, algum ancestral comum, pois eu também já comprei filtro Hoya antes de ter a lente, principalmente para aproveitar que estava no exterior e sabia que o filtro era original.

De qualquer forma, minha sugestão é: use um filtro de proteção e se puder, ou quando puder, compre um filtro bom.

E não se esqueça: divirta-se!

Luis


LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


diegog174

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #24 Online: 22 de Julho de 2020, 15:41:46
O pessoal comenta que o filtro Greika é tão ruim, que se existir falsificado, há grande chance do falsificado ser melhor que o original.

Piadas à parte, não sou profissional, mas uso filtro bom em todas as minhas lentes. E não é filtro UV, mas filtro Hoya Protector Pro 1 Digital, que supostamente deixa passar 99,7% da luz, ou seja, não tem incidência na imagem. É só para proteção mesmo. É a linha básica de filtros protetores da Hoya, e custa em média Euros 25,00 no exterior. Nunca vi aqui no Brasil, e se visse, não compraria, pela possibilidade de ser falsificado.

Concordo com tudo o que o Bjorn comentou antes:
"Cada um cuida do seu equipamento como acha que deve, e as opiniões foram feitas para serem respeitadas, bem como as idéias e conceitos de cada colega."

Devo ter com ele, algum ancestral comum, pois eu também já comprei filtro Hoya antes de ter a lente, principalmente para aproveitar que estava no exterior e sabia que o filtro era original.

De qualquer forma, minha sugestão é: use um filtro de proteção e se puder, ou quando puder, compre um filtro bom.

E não se esqueça: divirta-se!

Luis

Caramba ficou difícil agora kkkk, queria achar alguma loja que realmente tivesse um filtro original então pelo menos Hoya, achei os Greika, mas agora com o seu comentaria fiquei cabreiro


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #25 Online: 22 de Julho de 2020, 16:12:31
Caramba ficou difícil agora kkkk, queria achar alguma loja que realmente tivesse um filtro original então pelo menos Hoya, achei os Greika, mas agora com o seu comentaria fiquei cabreiro

Desculpe diegog174...

Minha intenção com o comentário não era lhe desestimular.

Apenas queria sugerir que, na minha opinião, deveria considerar a compra de um bom filtro. Mas enquanto não encontra um muito bom com procedência garantida, use Greika mesmo! Os Greikas são baratos, e quebram o galho, certamente.

Lhe faria até uma sugestão adicional: faça a mesma foto com e sem filtro Greika e veja se consegue distinguir a diferença e principalmenete, se essa diferença é importante para você.

Se eu estivesse no seu lugar, certamente, compraria um Greika, para começar. De fato, quando comprei minha primeira câmera, comprei um filtro UV qualquer até poder comprar um Hoya.

Novamente, me desculpe se mais desorientei que ajudei.

Boas fotos!

Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


diegog174

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #26 Online: 22 de Julho de 2020, 16:43:55
Desculpe diegog174...

Minha intenção com o comentário não era lhe desestimular.

Apenas queria sugerir que, na minha opinião, deveria considerar a compra de um bom filtro. Mas enquanto não encontra um muito bom com procedência garantida, use Greika mesmo! Os Greikas são baratos, e quebram o galho, certamente.

Lhe faria até uma sugestão adicional: faça a mesma foto com e sem filtro Greika e veja se consegue distinguir a diferença e principalmenete, se essa diferença é importante para você.

Se eu estivesse no seu lugar, certamente, compraria um Greika, para começar. De fato, quando comprei minha primeira câmera, comprei um filtro UV qualquer até poder comprar um Hoya.

Novamente, me desculpe se mais desorientei que ajudei.

Boas fotos!

Luis

Que isso não atrapalhou em nada. Grato pelo comentário, pelo menos o Greika é barato


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #27 Online: 22 de Julho de 2020, 18:05:58
Piadas à parte, não sou profissional, mas uso filtro bom em todas as minhas lentes. E não é filtro UV, mas filtro Hoya Protector Pro 1 Digital, ... Nunca vi aqui no Brasil, e se visse, não compraria, pela possibilidade de ser falsificado.

Luis

Muito difícil achar por aqui, eu andei procurando mais desisti, fui de "originais do ML" mesmo.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #28 Online: 22 de Julho de 2020, 18:22:21
Caramba ficou difícil agora kkkk, queria achar alguma loja que realmente tivesse um filtro original então pelo menos Hoya, achei os Greika, mas agora com o seu comentaria fiquei cabreiro

Eu lembrei de quem eu comprei os meus, foi na Optisom pelo ML

https://cameras.mercadolivre.com.br/acessorios/filtros/uv/_OrderId_PRICE_CustId_120855595_seller*id_120855595

É uma boa loja, e dizem ser originais os filtros. Realmente não sei dizer, mas não tenho o que reclamar dos meus.


diegog174

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #29 Online: 01 de Agosto de 2020, 18:00:34
Eu lembrei de quem eu comprei os meus, foi na Optisom pelo ML

https://cameras.mercadolivre.com.br/acessorios/filtros/uv/_OrderId_PRICE_CustId_120855595_seller*id_120855595

É uma boa loja, e dizem ser originais os filtros. Realmente não sei dizer, mas não tenho o que reclamar dos meus.

Cara achei a loja porém só tenho achado filtros Benro, você sabe se esses filtros tem qualidade Hoya?