Autor Tópico: Iluminador LED bicolor x single color  (Lida 690 vezes)

Shida

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Online: 20 de Julho de 2020, 00:32:04
Olá pessoal, tenho uma dúvida sobre iluminadores LED bicolor.

Com alguns devem saber, os iluminadores bicolor conseguem reproduzir uma temperatura de cor que geralmente varia entre 3200K-6500K.

Já os single color só reproduzem 3200K ou 6500K.

Para que os bicolor consigam reproduzir essa extensão de cores, os fabricantes colocam metade dos leds com temperatura de cor 3200K e a outra metade de 6500K, desse modo, conforme você ilumina mais um setor que o outro, a cor final também varia.

Tendo isso em mente, fiquei na dúvida se quando utilizado o extremo de cores de um iluminador bicolor, ou seja, em 3200K ou 6500K, a intensidade total da luz do iluminador diminui uma vez em que apenas metade dos leds estarão sendo usados.

Se isso de fato acontecer, levanto a seguinte questão: supondo que uma determinada marca tenha o mesmo iluminador led com a mesma potência nos modelos single color e bicolor, quando utilizado em dos extremos de cor (3200K ou 6500K), o modelo single color sempre vai ter uma luminosidade maior?

Não sei se ficou clara minha dúvida, mas agradeço a todos desde já.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1 Online: 20 de Julho de 2020, 01:08:16
Sim. Os iluminadores que tem apenas uma cor costumam ter em média o dobro de luminosidade comparando com os mesmos modelos bicolores na mesma configuração.
Ou seja, um ilumidador 5500K vai ter o dobro de luminosidade em 5500K do que um iluminador de mesmo modelo, porém bicolor, quando colocado em 5500K também, pois no modelo bicolor apenas metade dos LEDs vão ser utilizados para gerar 5500K.

É um trade off entre potência e versatilidade.
Eu pessoalmente sempre prefiro os 5500K puros quando tem a opção. Se eu preciso mudar de cor, uma gelatina resolve.