Autor Tópico: Você compraria uma lente que já caiu?  (Lida 2163 vezes)

Fabricio Rezende

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • A cada dia um novo aprendizado.
    • 500px
Online: 20 de Julho de 2020, 18:03:44
Olá pessoal.

Estou a procura de uma grande angular e achei uma lente Canon L em um preço convidativo pelo motivo dela já ter caído no chão.

Segundo o vendedor (que mora na mesma cidade que eu), ela não apresenta nenhum problema de operação (mas há um pequeno escolado perto do onde se rosqueia o filtro).

Você acham seguro? Mesmo eu fazendo o teste e vendo que está tudo ok, há chances dela apresentar algum vício em breve?

Agradeço a atenção.
« Última modificação: 20 de Julho de 2020, 18:05:35 por Fabricio Rezende »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 20 de Julho de 2020, 18:14:15
Complicado...

Mas deve ter um monte de lente que a gente compra por aí que já caiu e o vendedor não fala nada... O ideal seria levar pra uma revisão pra ver se não tem nada comprometido por dentro. Uma vez deixei cair uma lente minha e foi isso que fiz, levei pra trocar a baioneta (amassou na queda) e daí falei pro cara aproveitar e ver se tava tudo certo por dentro.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #2 Online: 20 de Julho de 2020, 19:41:28
Eu pegaria se pudesse pegar em mãos e testar bem, melhor ainda se puder levar em uma assistência. Corre-se o risco de fazer um negócio ruim, mas testando bem e se tiver tudo ok tem grande chance de pegar uma lente ainda boa com preço muito bom tb...

Quando testar veja bem se não tem nada solto dentro dela, faz vários testes de foco, pra ver se funciona bem, inclusive no modo AI Servo, testa pra ver se o foco tá cravando no lugar certo tb.

Eu peguei uma 80-200mm f2.8 pra Nikon assim, o vendedor me falou que tinha fungo e não sabia se o AF funcionava, pois ele só usava em uma Canon p video em modo manual. Era compra modo leilão e a lente estava longe de onde eu estava, comprei no risco, mas por um preço muito abaixo (comprei dólares, convertendo deu aproximadamente 320 reais). Moral da história, o AF funcionava bem, levei na assistência pra limpar, tirar o fungo e dar um trato por fora (a plaquinha com as letras douradas da Nikon onde tem modelo, etc, estava soltando), e estou com uma lente espetacular, com qualidade de imagem incrível e que uso bastante.
« Última modificação: 20 de Julho de 2020, 19:44:26 por LeandroR »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 20 de Julho de 2020, 19:59:20
Eu pegaria se pudesse pegar em mãos e testar bem, melhor ainda se puder levar em uma assistência. Corre-se o risco de fazer um negócio ruim, mas testando bem e se tiver tudo ok tem grande chance de pegar uma lente ainda boa com preço muito bom tb...

Quando testar veja bem se não tem nada solto dentro dela, faz vários testes de foco, pra ver se funciona bem, inclusive no modo AI Servo, testa pra ver se o foco tá cravando no lugar certo tb.

Eu peguei uma 80-200mm f2.8 pra Nikon assim, o vendedor me falou que tinha fungo e não sabia se o AF funcionava, pois ele só usava em uma Canon p video em modo manual. Era compra modo leilão e a lente estava longe de onde eu estava, comprei no risco, mas por um preço muito abaixo (comprei dólares, convertendo deu aproximadamente 320 reais). Moral da história, o AF funcionava bem, levei na assistência pra limpar, tirar o fungo e dar um trato por fora (a plaquinha com as letras douradas da Nikon onde tem modelo, etc, estava soltando), e estou com uma lente espetacular, com qualidade de imagem incrível e que uso bastante.

Meu amigo, essa 80-200 é até mais nítida que as 70-200 2.8 mais cara da Nikon. Essa 80-200 é um projeto bem antigo, mas muito boa a qualidade de imagem que essa objetiva entrega, fez um baita negócio!


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #4 Online: 20 de Julho de 2020, 20:05:43
O principal problema que uma queda pode trazer é o desalinhamento dos elementos internos.
A lente pode continuar funcionando normal, mas os elementos podem desalinhar e diminuir a qualidade de imagem.
Procure na internet por vídeos e artigos de como testar se uma lente está desalinhada.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #5 Online: 20 de Julho de 2020, 20:05:44
Meu amigo, essa 80-200 é até mais nítida que as 70-200 2.8 mais cara da Nikon. Essa 80-200 é um projeto bem antigo, mas muito boa a qualidade de imagem que essa objetiva entrega, fez um baita negócio!

Ela tem suas limitações, o foco não é super rápido (mas eu já fotografei futebol com ela e foi bem), e o sistema de zoom é o famoso punhetinha  :hysterical:
mas ela é muito nítida! Em f2.8 não tanto, mas basta fechar pra 3.5 ou 4 que a definição que ela entrega é incrível! É minha lente mais nítida.

Olha ela aqui  :wub:
« Última modificação: 20 de Julho de 2020, 20:09:07 por LeandroR »


Fabricio Rezende

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • A cada dia um novo aprendizado.
    • 500px
Resposta #6 Online: 20 de Julho de 2020, 21:55:39
Não tinha me atentado por um possível desalinhamento dos conjuntos.

Vou pensar um pouco antes de propor ver a lente e tentar levar numa assistência.

Mas a tentação de ter uma 16-35 2.8 é grande  8-) 8-)


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 21 de Julho de 2020, 00:28:39
O principal problema que uma queda pode trazer é o desalinhamento dos elementos internos.

Eu não compraria justamente por esse problema que pode ocorrer, um amigo aqui na cidade teve uma Nikkor 24-70 que desalinhou devido a uma queda, nunca mais prestou, foi pra duas assistências diferentes e nunca ficou 100%.


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #8 Online: 21 de Julho de 2020, 10:20:16
Ela tem suas limitações, o foco não é super rápido (mas eu já fotografei futebol com ela e foi bem), e o sistema de zoom é o famoso punhetinha  :hysterical:
mas ela é muito nítida! Em f2.8 não tanto, mas basta fechar pra 3.5 ou 4 que a definição que ela entrega é incrível! É minha lente mais nítida.

Olha ela aqui  :wub:


Esse bixinha deve dar um desfoque maravilhoso
« Última modificação: 21 de Julho de 2020, 10:21:31 por lindoerle »


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 21 de Julho de 2020, 18:32:47
A minha T5 caiu dentro d'água mas não houve pancada. Molhou corpo e lente, a lente EF-S 18-55 ainda tem grãos dentro e deu fungo. A sorte que na queda a câmera estava desligada, por isso não houve curto-circuito.
Minha Tair-3S sofreu uma queda com pancada. Ela não tinha travado no acoplamento e caiu de uns 60 cm. O filtro que é uma borracha grossa recebeu o impacto e alente uso hoje pra fazer passarinhadas.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 21 de Julho de 2020, 19:16:11
Tudo que os caras vendem em oportunidade, se transforma em investimento do comprador em tempo e dinheiro pra arrumar uma solução. Se resolver comprar mesmo, desejo boa sorte!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #11 Online: 22 de Julho de 2020, 00:52:16
A minha T5 caiu dentro d'água mas não houve pancada. Molhou corpo e lente, a lente EF-S 18-55 ainda tem grãos dentro e deu fungo. A sorte que na queda a câmera estava desligada, por isso não houve curto-circuito.
Minha Tair-3S sofreu uma queda com pancada. Ela não tinha travado no acoplamento e caiu de uns 60 cm. O filtro que é uma borracha grossa recebeu o impacto e alente uso hoje pra fazer passarinhadas.

Sua T5 sobreviveu considere-se de sorte hein kkkkk


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #12 Online: 22 de Julho de 2020, 00:53:20
Ela tem suas limitações, o foco não é super rápido (mas eu já fotografei futebol com ela e foi bem), e o sistema de zoom é o famoso punhetinha  :hysterical:
mas ela é muito nítida! Em f2.8 não tanto, mas basta fechar pra 3.5 ou 4 que a definição que ela entrega é incrível! É minha lente mais nítida.

Olha ela aqui  :wub:


Lente boa pra cacete rs . Mas sim lente D é foco bem mais lente que as G; de qualquer forma projeto ótico muito bem feito da Nikon.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 22 de Julho de 2020, 09:01:13
Toda lente que eu compro eu mando para assistência, dessa forma o pessoal tem mais prática para achar pelo em ovo kkkk
Qualquer coisa já mando o valor para o vendedor, ou faço devolução.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #14 Online: 22 de Julho de 2020, 09:10:57
Toda lente que eu compro eu mando para assistência, dessa forma o pessoal tem mais prática para achar pelo em ovo kkkk
Qualquer coisa já mando o valor para o vendedor, ou faço devolução.

Loucura isso, a menos que não abram, pois muitas peças onde são atarraxados os parafusos são de plastico, o "aperta e solta" de parafusos, mesmo com cuidado, uma hora espana, abrir lente, só se houver real necessidade. Sem contar a possibilidade de desalinhar um elemento e tal.

Eu só compro lente que já foi aberta se eu for enganado, caso contrário não compro.