Autor Tópico: Mancha nas fotos.  (Lida 2710 vezes)

Felipe Estrela

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Julho de 2020, 18:36:46
Pessoal,

Sou novo no fórum e no mundo de câmeras dslr. Comprei uma Canon T7 semi nova, segundo o vendedor, muito pouco usada (e parece ser verdade).

Entretanto, fazendo alguns testes, percebi umas manchas nas partes brancas da foto, principalmente quando a câmera esta configurada para o modo manual. A mancha é igual em todas as fotos.

Poderiam me dizer se isso é fungo, poeira, gordura? Se é reversível, ou não

Ps: Não estou achando o lugar para inserir um arquivo de imagem para vocês verem a foto

Muito obrigado! Não postei antes porque ainda não consigo contribuir em nada! haha



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 21 de Julho de 2020, 18:51:53
Muito dificilmente será fungo. Mais fácil ser partícula de poeira no sensor. De qualquer forma, precisa enviar pra uma boa assistência (ex; portsar em São Paulo) para fazer a limpeza. Fungo geralmente tem um aspecto estilo "teia de aranha" nas fotos, é quando o fungo se instala no sensor. Geralmente é poeira mesmo mas não tente limpar por sua conta se você nunca fez. Uma assistência resolve isso facilmente.


Felipe Estrela

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 21 de Julho de 2020, 19:10:55
cheferson,

Muito obrigado pela resposta!

Paguei 1500 na T7 com a lente do kit e ainda está na garantia. Também tenho a opção de devolver o produto. Sabe de alguma boa no RJ? Acho que vale a pena ficar com ela e tentar a limpeza, correto?

Muito dificilmente será fungo. Mais fácil ser partícula de poeira no sensor. De qualquer forma, precisa enviar pra uma boa assistência (ex; portsar em São Paulo) para fazer a limpeza. Fungo geralmente tem um aspecto estilo "teia de aranha" nas fotos, é quando o fungo se instala no sensor. Geralmente é poeira mesmo mas não tente limpar por sua conta se você nunca fez. Uma assistência resolve isso facilmente.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #3 Online: 21 de Julho de 2020, 20:04:53
cheferson,

Muito obrigado pela resposta!

Paguei 1500 na T7 com a lente do kit e ainda está na garantia. Também tenho a opção de devolver o produto. Sabe de alguma boa no RJ? Acho que vale a pena ficar com ela e tentar a limpeza, correto?

Posta uma foto aqui pra gente avaliar

usa o imgur , faz o upload, vai ter opção de links para compartilhar, copia o link para compartilhar em foruns e cola aqui.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 21 de Julho de 2020, 20:34:28
Calma, se for sujeira no sensor não precisa mandar pra oficina nenhuma.

Foca em colocar a foto pra gente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Felipe Estrela

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 21 de Julho de 2020, 20:46:52
Segue o link das duas imagens para vocês terem uma ideia





vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Felipe Estrela

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Julho de 2020, 22:21:09
E é simples de limpar? O colega sugeriu enviar para alguma especializada. Eu achei alguns tutoriais (tenho 0 experiência) e o material indicado por ti é tudo importado (+1 mês de prazo de entrega).

Sujeira, compra um desse no ML e limpa em casa:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1603147931-6-pcs-professional-cmera-sensor-ccd-cmos-limpeza-swab-limp-_JM?quantity=1#position=9&type=item&tracking_id=613acf23-459c-4299-b267-94a80a0fe4a5


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 22 de Julho de 2020, 00:23:24
E é simples de limpar? O colega sugeriu enviar para alguma especializada. Eu achei alguns tutoriais (tenho 0 experiência) e o material indicado por ti é tudo importado (+1 mês de prazo de entrega).

Sugiro olhar vídeos no youtube pra ter ideia da simplicidade. Eu limpo eu mesmo, mas gosto de pensar que já tenho alguma experiência em trabalhos delicados.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 22 de Julho de 2020, 08:20:51
E é simples de limpar? O colega sugeriu enviar para alguma especializada. Eu achei alguns tutoriais (tenho 0 experiência) e o material indicado por ti é tudo importado (+1 mês de prazo de entrega).

O pessoal romantiza muito câmeras e lentes, como sendo instrumentos frágeis.

Simples igual limpar tela de celular, unica diferença é que você vai usar um cotonete próprio para isso.

Poderia usar um cotonete normal? Sim, ele vai limpar mas tem grande chance de soltar fiapo.
Ai vc teria que aplicar aquela bombinha fuc fuc depois pra tirar.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Julho de 2020, 08:32:27
O pessoal romantiza muito câmeras e lentes, como sendo instrumentos frágeis.

Simples igual limpar tela de celular, unica diferença é que você vai usar um cotonete próprio para isso.

Poderia usar um cotonete normal? Sim, ele vai limpar mas tem grande chance de soltar fiapo.
Ai vc teria que aplicar aquela bombinha fuc fuc depois pra tirar.
Vange,

Esse cotonete que você usa é líquido ou seco?


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 22 de Julho de 2020, 09:13:41
O colega sugeriu enviar para alguma especializada.

Que colega?

Se foi o vendedor, e ele vai pagar, então leve, por que se você mexer e já estiver com M, ele vai por a culpa em vc.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 22 de Julho de 2020, 09:20:19
Vange,

Esse cotonete que você usa é líquido ou seco?

Eu não uso mais cotonete, comprei aquele gel stick.

Quando usei foi aquele de casa mesmo, molhado com limpa contato.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Felipe Estrela

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 22 de Julho de 2020, 09:22:40
Muito obrigado pessoal! Hoje, assim que eu estiver livre, vou dar uma olhada nos vídeos e ver se consigo por conta.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 22 de Julho de 2020, 09:26:51
Muito obrigado pessoal! Hoje, assim que eu estiver livre, vou dar uma olhada nos vídeos e ver se consigo por conta.

Só não esfregar uma chave de fenda que vai dar tudo certo rsrsrs

Com cotonete o maximo de errado que pode dar, é você ficar movendo a sujeira de lugar sem limpa.

Lembre que imagem no sensor é projetada de cabeça pra baixo.
A sujeira na parte de cima da imagem na verdade está na parte de baixo do sensor.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs