Autor Tópico: EF 50mm F/1.8 STM x EF 40mm f/2.8 STM x EF-S 24mm F/2.8 STM para ensaios e rua  (Lida 3758 vezes)

David L.

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Pessoal,

Assisti ontem um vídeo bem interessante onde o fotógrafo revelou que, apesar de a 50mm 1.8 apresentar uma excelente qualidade e ser muito popular em fotografia de ensaios, ela não possui uma qualidade de imagem e de foco como a 40mm 2.8 (ele chegou a dizer que preferia a 40mm mesmo em comparação com a 50 mm 1.4).

Além disso, vi que a 24mm também apresentaria resultados bem interessantes para ensaios (tanto em áreas internas quanto externas), e poderia ser mais fácil de "lidar" na questão focal do que a 50mm.

Procede isso tudo?

Já tenho uma 50mm 1.8 e estou pensando nas próximas aquisições.. Seria interessante adquirir, nesse caso, uma 24mm ou a 40mm? Ou ainda, uma Yongnuo 35mm? Lembrando que é uma comparação para câmera cropada.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Eu analisaria essa escolha não pela qualidade, e sim pelas distâncias focais.
Descartando a 35mm da YN eu pegaria uma 40mm, mas pegando a 40mm eu já venderia a 50mm.

24mm não é uma lente "retrateira", mas isso depende muito da linguagem que vc usará, retratos podem ser feitos com qualquer lente, desde que vc saiba que uma 24mm vai deformar se comparar com uma 35mm ou 50mm.

Sua 50mm 1.8 te desaponta? Eu usava ela e achava ótima para uma lente barata. Tem lentes melhores mas não chegava a ser algo que me preocupasse a ponto de trocar só por questão de nitidez. A 50mm stm fica boa em f/2.8, igualando com a 40mm, ai vc vai ter vantagem onde, se as duas já tem 2.8 de abertura?

Eu só pegaria a 40mm se vendesse a 50mm e optasse por uma 35mm, ai como a Canon não tem uma 35mm barata ficaria na 40mm.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Pegaria uma 24mm... Fica um bom conjunto para camera crop em conjunto com a 50mm que vc já tem.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
A 50mm em 2.8 tem a mesma qualidade da 40mm.

Va de 24mm, lente perfeita para ensaios quando você quer mostrar mais do ambiente, pois é equivalente a uma 38mm.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Sobre a 24mm, essa não seria mais ou menos a distância focal que a Fujifilm sugere para retratos em seus equipamentos APS-C?!

Quanto à distorção, as Canon não tem correção para este efeito em algum lugar do menu vermelho?!

Sent from my motorola one using Tapatalk



lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Tem que pensar no estilo que você quer e o espaço que você tem pra trabalho.

Uma 24mm é grande angular e adequada para fotos em grupo ou retrato com o ambiente. Parece inadequada para retratos a não ser que você queira o efeito de distorção. Mas dificilmente uma noiva iria querer o rosto distorcido, exemplo.

As lentes para retrato com bom custo benefício serão as 40mm e 50mm, pois essas distâncias focaos preservam facetas humanas.

Um retrato bem de perto, de rosto, pode ser melhor com a 50mm ou a perfeita pra isso, 85mm

Resumindo. Tudo depende do que você quer e do espaço disponivel.

Tenha todas elas e escolha de acordo com o momento.

Na Canon aps eu prefiro o conjunto 24mm 40mm e 85mm
« Última modificação: 23 de Julho de 2020, 14:33:51 por lindoerle »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia

Na Canon aps eu prefiro o conjunto 24mm 40mm e 85mm

Kit bem redondo mas 24mm não é grande angular em aps-c canon, 38mm já praticamente normal.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Quando comprei a 24mm fiz uma viagem com a esposa e levei o kit todo. Mas quase não tirei a 24mm da câmera. Portabilidade, qualidade da imagem, distância focal muito interessantes, fora o preço, é claro. Para retratos "ambientados" no APS-C para mim é o ideal.
Uma sugestão é entrar no Flickr e procurar por fotos feitas com as lentes que você está considerando. É só ter o cuidado de averiguar, no caso das EF (cinquentinha, 40 e 85mm) se a câmera usada foi uma cropada como a sua, para poder avaliar corretamente.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
« Última modificação: 23 de Julho de 2020, 18:38:50 por aanogueira »
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Vamos por partes  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Lente Youngnuo é descartável. Tive 2 meses a 35MM e já a vendi. Lente que tinha nitidez a hora que queria. Tinha momentos de brilhantismo; foco um pouco lento mas cravado. A nitidez em 2.0 era sofrível, em 2.8 também; ela só ficava boa em 3.5-4.0, mas ai não compensava , a lente 18-55 da Canon em 35MM era muito melhor em 5.6, por exemplo, do que essa Younguo.

Numa câmera APSC eu acho 40MM 2.8 mais interessante do que 50MM 1.8. Em questão qualidade ótica a 40MM é bem nítida em 2.8 . A 50MM é bem interessante entre 2.8-4.0, mas em termos de enquadramento, prefiro a 40MM no APSC.

Eu acredito que um kit bem legal seria 40MM 2.8 + 85MM 1.8 . Porque, 85MM é a famosa lente "Crassic Portraíti "  :hysterical: :hysterical: no APSC vai precisar de mais espaço para enquadrar legal; mas o desfoque dela e a nitidez, o resultado que ela entrega é mais interessante que 50MM , mesmo no sensor cropado.




erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.195
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Pessoal,

Assisti ontem um vídeo bem interessante onde o fotógrafo revelou que, apesar de a 50mm 1.8 apresentar uma excelente qualidade e ser muito popular em fotografia de ensaios, ela não possui uma qualidade de imagem e de foco como a 40mm 2.8 (ele chegou a dizer que preferia a 40mm mesmo em comparação com a 50 mm 1.4).

Além disso, vi que a 24mm também apresentaria resultados bem interessantes para ensaios (tanto em áreas internas quanto externas), e poderia ser mais fácil de "lidar" na questão focal do que a 50mm.

Procede isso tudo?

Já tenho uma 50mm 1.8 e estou pensando nas próximas aquisições.. Seria interessante adquirir, nesse caso, uma 24mm ou a 40mm? Ou ainda, uma Yongnuo 35mm? Lembrando que é uma comparação para câmera cropada.
Dessas que você mencionou, só não tive a 40mm, as outras já pude testar em ensaios e eventos (exceto a 35mm da yongnuo, testei, achei muito fraca e me desfiz).
No seu caso pela própria distância focal pegaria a 24mm e ficaria com a 50mm.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Galera ele tem a 50mm e quer adquirir UMA lente nova, entre as três que falou.

Acho engraçado que aqui a pessoa pede opinião entre A e B e pessoal sai recomendando a C+D  8-)


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Quando comprei a 24mm fiz uma viagem com a esposa e levei o kit todo. Mas quase não tirei a 24mm da câmera. Portabilidade, qualidade da imagem, distância focal muito interessantes, fora o preço, é claro. Para retratos "ambientados" no APS-C para mim é o ideal.
Uma sugestão é entrar no Flickr e procurar por fotos feitas com as lentes que você está considerando. É só ter o cuidado de averiguar, no caso das EF (cinquentinha, 40 e 85mm) se a câmera usada foi uma cropada como a sua, para poder avaliar corretamente.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk


A qualidade ótica dela é animal, pelo preço que é vendida. Talvez seja a lente ideal para viagens, muito versátil. Mas em ensaios, não faz meu estilo, cada um tem o seu. NO crop, continuo achando 40 + 85 um kit bacana e que servirá em FF se migrar um dia .


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Vamos por partes  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Lente Youngnuo é descartável. Tive 2 meses a 35MM e já a vendi. Lente que tinha nitidez a hora que queria. Tinha momentos de brilhantismo; foco um pouco lento mas cravado. A nitidez em 2.0 era sofrível, em 2.8 também; ela só ficava boa em 3.5-4.0, mas ai não compensava , a lente 18-55 da Canon em 35MM era muito melhor em 5.6, por exemplo, do que essa Younguo.


Eu tinha certeza que foi você que tinha feito um tópico elogiando a YN 35mm...
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Eu tinha certeza que foi você que tinha feito um tópico elogiando a YN 35mm...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk tinha feito mesmo; a gente muda de opinião rs . Na verdade peguei até raiva das lentes Youngnuo. Fui testar uma 100MM 2.0 e metade das fotos ficaram fora de foco


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.195
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Eu tinha certeza que foi você que tinha feito um tópico elogiando a YN 35mm...
O pessoal aqui tem memória fotográfica...  :D