Autor Tópico: Come Evitar Nomes de Fotos Duplicadas com Duas Câmeras?  (Lida 952 vezes)

leandrorocha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Online: 23 de Julho de 2020, 20:47:50
Estou com duas cameras que apesar de estarem com números de cliques diferentes é inevitável que mais cedo ou mais tarde a numeração dos nomes das fotos vai acabar coincidindo e gerando arquivos com nomes duplicados.

Minha dúvida é se há alguma maneira de evitar que os nomes duplicados acabem surgindo? Vi em alguns tópicos pessoas sugerindo fazer uma renomeação em massa, mas ainda me parece um método passível de erros.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #1 Online: 23 de Julho de 2020, 20:52:44
Estou com duas cameras que apesar de estarem com números de cliques diferentes é inevitável que mais cedo ou mais tarde a numeração dos nomes das fotos vai acabar coincidindo e gerando arquivos com nomes duplicados.

Minha dúvida é se há alguma maneira de evitar que os nomes duplicados acabem surgindo? Vi em alguns tópicos pessoas sugerindo fazer uma renomeação em massa, mas ainda me parece um método passível de erros.

Acho que dá pra mudar na câmera a nomeação das fotos, não?


leandrorocha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #2 Online: 23 de Julho de 2020, 21:16:30
Acho que não. Fucei praticamente todos os menus da T6i e da 6D Mark II e não encontrei nenhuma função (ou talvez não tenha entendido bem como funciona).


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 23 de Julho de 2020, 21:23:12
Tenta deixar uma camera em sRGB e outra em AdobeRGB, isso se vc fotografar em RAW.
Por incrível que pareça algumas canons mudam o prefixo quando altera o espaço de cor.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 23 de Julho de 2020, 22:31:09
Realmente não dá, procurei na minha T3i aqui e não achei, que estranho, na Nikon é só mudar a nomenclatura, eu fiz isso nas minhas, uma é RD1_xxxx e na outra RD2_xxxx

Acho que a única solução é a sugerida pelo Vangelism mesmo.

Será que aquele hack (esqueci o nome) que a galera usa na Canon não da essa opção?


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #5 Online: 23 de Julho de 2020, 22:40:02
Realmente não dá, procurei na minha T3i aqui e não achei, que estranho, na Nikon é só mudar a nomenclatura, eu fiz isso nas minhas, uma é RD1_xxxx e na outra RD2_xxxx

Acho que a única solução é a sugerida pelo Vangelism mesmo.

Será que aquele hack (esqueci o nome) que a galera usa na Canon não da essa opção?

Realmente na Nikon é fácil de resolver mudando a nomenclatura... achei que na Canon fosse o mesmo, por isso respondi ao colega.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #6 Online: 23 de Julho de 2020, 23:12:03
Se você usa o Lightroom na hora de importar pode alterar o nome em lote. Facilita muito! Infelizmente a Canon não deixa mudar o nome do arquivo como a Nikon nas câmeras mais básicas (a linha 1 permite). Você pode tentar baixar o EOS (software da Canon), conectar e ver se existe essa opção (sei que dá para alterar metadados de copyright pelo EOS mas nunca testei arquivo)
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Julho de 2020, 09:31:02
Eu trabalho com duas câmeras simultaneamente nos casamentos.
E sim, isso sempre acontece, e as Canon só mudam a nomenclatura nas 5d e 1d, se não me engano.

Aí, faço a coisa da forma mais prosaica possível:
Quando vou baixar as fotos, ponho lá, casamento "fulano e cicrana", aí abro a pastinha "cam 1", depois de copiar, renomeio elas, no F2 mesmo. Seleciono todas, F2, "cam 1"
Aí o nome das fotos fica "cam 1 (1), cam 1 (2)", e por aí vai.
da camera 2 eu não renomeio.
Quando importo no LR, ao classificar por hora da captura, fica tudo ajeitadinho. E quando vou exportar renomeio as fotos bonitinho, pra não ter erro. Sempre uma coisa como "casamento_0001", "F&C_0001", ou algo assim.
Dessa forma, as fotos que eu removi no LR ficam  com nome original, facil de deletar do disco depois.

Eu sempre deixo minhas cameras, com a numeração em auto reset. Sempre começa do 0001. Sei que na prática não muda nada, mas tenho birra de ver aquelas fotos 9999, aí vai pro 0001, kkkkkkkkkkk
« Última modificação: 24 de Julho de 2020, 09:31:51 por Mike Castro »


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Julho de 2020, 11:43:23
A Canon não da pra editar o nome dos arquivos.
Eu utilizo o Photomecanic pra seleção das fotos e nele eu renomeio os arquivos.

Na copia pro PC eu separo em duas pastas, cam 1 e 2, depois de renomeado coloco tudo na mesma pasta e organizo por hora de captura. Pronto.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #9 Online: 24 de Julho de 2020, 16:54:53
Eu trabalho com duas câmeras simultaneamente nos casamentos.
E sim, isso sempre acontece, e as Canon só mudam a nomenclatura nas 5d e 1d, se não me engano.
Na minha 7D (primeira) dá pra mudar o nome também: usando IMG ou IMG+tamanho do arquivo (grande, medio ou pequeno) e nas opções do utilizador C1 e C2 você escreve o que quer!  :clap:

Pra quem não tem a opção, tem uns programinhas de renomear em lote, por data e hora, que é uma opção melhor ainda  :ok:
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 24 de Julho de 2020, 19:02:59
O próprio Windows renomeia em lote.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs