Autor Tópico: Filme vs Digital em 2020 ? Matt Granger revisita o tema  (Lida 175 vezes)

Ernesto

• Mecenas
  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • 1° Mecenas do Forum
Online: 27 de Julho de 2020, 22:08:38
Falar de "Filme vs Digital" em ... 2020 ??

Matt Granger faz uma reflexão, revisitando o tema:

(achei interessante)

« Última modificação: 27 de Julho de 2020, 22:11:47 por Ernesto »
Futuro proprietário das
Sony A9 II + 70-200mm 2.8
Sony A7R IV + 135mm 1.8
Sonhar é viver !

Mike Castro

• Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
Resposta #1 Online: 28 de Julho de 2020, 10:07:38
Gostei da reflexão. Foi lá, testou, comparou. "For me film is dead". Para mim também.

Eu não tenho mais paciencia pra fotografar com filme. Acho muito legal, histórico, acho importante o fotógrafo entender o processo, mas pelo menos pra mim, já foi o tempo do filme.  :D

RFP

• Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
    • Camera Obscura
Resposta #2 Online: 28 de Julho de 2020, 10:22:05
Eu adoro ver fotografias feitas com filme.

E nem me passa pela cabeça voltar a usar filme. Acho que se filmes tivessem um preço razoável e eu tivesse um laboratorista que retirasse os filmes na minha casa, revelasse, escaneasse em ótima qualidade e entregasse cobrando um preço razoável, eu até poderia considerar. Ou não, pensando bem, acho que nem assim.

Hoje prefiro brincar com os presets que simulam filme nos programas de edição. Muito mais simples e com resultados bem satifatórios.

pablo.ebani

• Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
Resposta #3 Online: 28 de Julho de 2020, 10:35:15
Ao meu ver a pelicula hoje é uma terapia, comparar em termos de qualidade e agilidade com o digital é sem cabimento. A não ser em alguns caso muito específicos, como fotografias em película de grande formato, muito inacessível pra grande maioria dos usuários comuns de fotografia analógica.

A solução? Comprei uma ML (em partes pra isso) pra usar lentes analógicas que trazem os mesmos defeitos de antigamente, só altero o preset pra dar uma cor e granulado de filme hahaha mais rápido.  :assobi:
Fuji X-T2 - Fuji X-E1
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/2
FL 55mm f/1.2 - Meike 28mm f/2.8
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia

Mike Castro

• Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
Resposta #4 Online: 28 de Julho de 2020, 10:42:43
Ao meu ver a pelicula hoje é uma terapia,

Penso assim também!

Um hobby, como um carro antigo, carburado, ou pescar, pedalar, etc.

Algo que o cara vá fazer, pra desestressar, esfriar a mente, rsrsrs.

Como peguei "trauma" dos tempos de laboratório, não consigo ver prazer nisso, hehee

AFShalders

• Mecenas
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • "Bela câmera, mas mostre as fotos..."
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 28 de Julho de 2020, 11:20:33
Concordo, filme hoje em dia ou é por hobby e curtição ou então para situações muito especiais.

O problema maior é o custo absurdo tanto da película quanto dos insumos. Além claro do custo da mão de obra que quando é boa, obviamente é muito cara. Um laboratorista capaz de fazer uma ampliação colorida em 30x60 cm com alta qualidade não se acha na esquina... Papel fotográfico é caríssimo, principalmente papel bom, mesmo os P&B.

Em algumas poucas situações o filme ainda é insuperável, um médio ou grande formato feito com um Adox CHS 25, revelado em Rodinal tem uma resolução tão absurda que fica difícil de comparar com digital, mesmo as de 50 MP, pelo menos com a tecnologia de 2020. Principalmente de a saída for em papel método químico e não impressão digital. Mas quem faz isso hoje em dia ? O custo é absurdo, então o digital de ponta torna-se viável mesmo nesses casos limite.

Em uma coisa o filme ainda tem uma baita vantagem em cima do digital, o armazenamento a longo e longuissimo termo. Um filme bem armazenado dura facilmente 100 anos e mesmo se um fotograma estiver parcialmente danificado há como recuperar parte da imagem, vide fotos e filmes da 1a e 2a guerra.

No digital temos um problema que é que se não tiver um monte de backups, no momento que o arquivo for deletado ou corrompido já era. Por isso que a Liga Americana de Futebol sempre filma o Superball em filme Kodak de 35mm para fins de aquivo.

A maioria das câmeras e lentes são melhores que a maioria dos fotógrafos.

www.oldgoodlight.blogspot.com / www.flickr.com/groorj