Autor Tópico: O filtro mais usado na cinematografia.  (Lida 4858 vezes)

Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Online: 28 de Julho de 2020, 03:10:50
Comecei a assistir a série Peaky Blinders e me lembrei dos filtros difusores, que são usados nessa série de uma maneira bem agressiva como um estilo artístico.


E esse é um tipo de filtro que não se ouve tanto falar mas que está presente em grande parte das produções cinematográficas.
Acho bastante interessante que nessa área eles vão na contra mão do mercado que quer cada vez mais e mais nitidez.

Você já usou um filtro desses? Se sim, conte aí sua experiência.
Estou pensando em pegar um Black Pro Mist 1/4 para dar uma brincada.




YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Julho de 2020, 08:27:39
Deu uma boa dica para colocar na lista de séries a se assistir  :D
Eu quase comecei ela e fui para outra kkk


Enfim, nunca usei esse filtro e vou pesquisar à respeito.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 28 de Julho de 2020, 08:49:26
Peaky Blinders é viciante, muito inteligente, sem comentar a fotografia sensacional

O cinema nunca se preocupou muito com nitidez, mesmo nos dias atuais ainda é rodado em 24 frames, no resultado final, o que por si só já traz um arrasto e embaçado às imagens.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #3 Online: 28 de Julho de 2020, 14:49:29
Comecei a pesquisar sobre esses filtros e existem vários modelos de várias marcas diferentes.
O Black Pro Mist da Tiffen é o que mais me agradou, segue um vídeo mostrando as diferentes intensidades desse filtro.
Estou pendendo pela intensidade 1/4.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 28 de Julho de 2020, 19:01:28

É o mesmo que o usado nesse video?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #5 Online: 28 de Julho de 2020, 20:51:58
É o mesmo que o usado nesse video?

Mesmo estilo. São filtros difusores também.
Mas esses parecem ser feitos mais para a galera dos landscapes, pois é graduado e parece ser bem forte.


Jonas Vaz

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Instagram
Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2020, 17:35:40
Cara, uso muito o bpm 1/4 e o pearlscent 1/4 se tivesse grana pegava os 1/2 também, alem deles os glimmerglass, haze e black fx, todos de difusão que a galera usa muito no cinema.
Os filtros star da tiffen também dão uma difundida, essa foto aqui foi com o bpm e o star 6p, como a luz é muito difusa não da o efeito star. https://www.instagram.com/p/B8ypgtylRBh/?utm_source=ig_web_copy_link


Jonas Vaz

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Instagram
Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2020, 17:49:22
Esqueci de falar uma coisa, boa sorte pra achar algum desse no brasil e se achar me fala ahhahahaha


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #8 Online: 12 de Setembro de 2020, 08:47:46
Esqueci de falar uma coisa, boa sorte pra achar algum desse no brasil e se achar me fala ahhahahaha

Achei um:
https://www.brazilbox.com.br/lentes/filtros-de-lentes/tiffen-77mm-black-pro-mist-14-filter

Pena que é 77mm, queria um de 82mm.


Jonas Vaz

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Instagram
Resposta #9 Online: 18 de Setembro de 2020, 19:08:37
Achei um:
https://www.brazilbox.com.br/lentes/filtros-de-lentes/tiffen-77mm-black-pro-mist-14-filter

Pena que é 77mm, queria um de 82mm.

Eu falei outro dia com eles, acho que se mandar uma mensagem e falar que quer outro diâmetro eles conseguem, já que trazem de fora os produtos.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #11 Online: 24 de Setembro de 2020, 17:19:16


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #12 Online: 27 de Setembro de 2020, 11:01:14
Esses filtros não são os "Soft" ?

Não exatamente.
Algumas pessoas chamam eles de soft também, mas geralmente os soft apenas tiram nitidez.
Esses filtros de difusão trabalham mais nas altas luzes, fazendo elas se espalharem mais pelo frame penetrando outras áreas.
Geralmente isso acaba tirando um pouco do micro-contraste e melhorando o aspecto dos reflexos especulares, sem afetar tanto a nitidez aparente como os soft clássicos que simulam mais um aspecto soft focus.

Um exemplo:



Na esquerda sem filtro e na direita com filtro difusor.
A nitidez aparente não mudou tanto, mas o filtro fez as luzes se espalharem mais pelo frame, criando uma atmosfera estilo neblina similar ao que máquinas de fumaça atmosférica (haze) criam.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2020, 11:05:56 por Di Torres »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 27 de Setembro de 2020, 11:04:52
Parece que funciona como os vidros fosco para quadros.
Que é diferente do vidro anti reflexo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #14 Online: 27 de Setembro de 2020, 12:26:14
Cara, uso muito o bpm 1/4 e o pearlscent 1/4 se tivesse grana pegava os 1/2 também, alem deles os glimmerglass, haze e black fx, todos de difusão que a galera usa muito no cinema.
Os filtros star da tiffen também dão uma difundida, essa foto aqui foi com o bpm e o star 6p, como a luz é muito difusa não da o efeito star. https://www.instagram.com/p/B8ypgtylRBh/?utm_source=ig_web_copy_link

Minha dúvida está justamente entre o BPM1/4 e o Pearl1/4.
Quais são suas considerações sobre cada um?
Se pudesse postar alguns exemplos noturnos, com luzes de postes em ruas, ou então com uma tocha fazendo backlight um pouco fora do frame com luz colorida ou quente/fria, agracederia bastante, pois seria o uso mais comum pra mim. Queria um que esse tipo de luz de backlight se mesclasse bem com as sombras do quadro.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2020, 12:27:08 por Di Torres »