Autor Tópico: O filtro mais usado na cinematografia.  (Lida 4891 vezes)

Jonas Vaz

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Instagram
Resposta #15 Online: 28 de Setembro de 2020, 17:13:06
Minha dúvida está justamente entre o BPM1/4 e o Pearl1/4.
Quais são suas considerações sobre cada um?
Se pudesse postar alguns exemplos noturnos, com luzes de postes em ruas, ou então com uma tocha fazendo backlight um pouco fora do frame com luz colorida ou quente/fria, agracederia bastante, pois seria o uso mais comum pra mim. Queria um que esse tipo de luz de backlight se mesclasse bem com as sombras do quadro.

Cara, eu nao tenho comparaçao, mas sempre que quero usar um filtro da Tiffen que nao conheço vou no vimeo deles, tem varias comparaçoes lá.
https://vimeo.com/tiffencompany


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #16 Online: 04 de Janeiro de 2021, 17:55:40
Comprei um filtro difusor da NiSi pelo Aliexpress.
Estava pela metade do preço em relação aos da Tiffen e resolvi experimentar ele para ver se esse tipo de filtro cairia bem nas minhas fotografias.
Pra quem quiser o link de onde comprei: https://s.click.aliexpress.com/e/_AoXx7v
Usei em um ensaio e simplesmente me apaixonei.



Desvantagens:
A nitidez da foto é levemente prejudicada, o que pra mim veio bem calhar pois está num ponto em que não preciso mais tirar nitidez na pós como costumo fazer.
A performance do autofoco é prejudicada em situações de baixa luminosidade. Tive que usar luz auxiliar em situações que normalmente não precisaria.

E as vantagens ficam com esse efeito que achei bem bonito e ajuda a adicionar uma atmosfera bem legal pra foto, mesclando e infiltrando as luzes de uma maneira bem bonita. Bem cara de cinema mesmo.
E é um efeito bem difícil de replicar na pós. Fiz algumas tentativas utilizando alguns metódos que encontrei pela internet e nenhum ficou tão natural e bonito quanto o filtro.

Esse filtro não vai sair da frente da minha lente por um bom tempo.

Canon RP + 24-70L II
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2021, 17:56:45 por Di Torres »