Autor Tópico: Sony A7S III  (Lida 6217 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #30 Online: 31 de Julho de 2020, 11:23:26
Ainda não assisti... eu sei que ele era Canon shooter mas há uns anos tem usado muito a Sony também. Ele costuma ter opiniões sinceras.

Ele é mais um fotógrafo que migrou para vídeo nos últimos anos para fazer seu ganha pão.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #31 Online: 31 de Julho de 2020, 12:40:05
Ainda não assisti... eu sei que ele era Canon shooter mas há uns anos tem usado muito a Sony também. Ele costuma ter opiniões sinceras.

Ele é mais um fotógrafo que migrou para vídeo nos últimos anos para fazer seu ganha pão.

De baixo de sol a A7S aquece mais rápido do que a Canon.

Em um dos testes a Sony corrompeu o arquivo da gravação ao aquecer.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #32 Online: 01 de Agosto de 2020, 23:43:01

Esse é o video que interessa.
Câmera bizarra. Não vai ter pra ninguém. Depois de 5 anos a Sony lança novamente outra revolução no mercado. A7s I, A7s II e agora essa belezinha.

Reitero minha espera pela A74! Vai vir pra botar todo mundo no bolso como foi com o lançamento da A73.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 02 de Agosto de 2020, 13:13:09
Estou lendo o tópico e até agora ninguém falou na resolução.
Fica claro que a câmera é destinada a videomakers e não a fotógrafos.
Mas... 12MP apenas?  :ponder:
Não que seja ruim para fotografar, a D700 está aí para comprovar isso, mas porque essa economia toda?
Processamento?
Poderia ter pelo menos os 20MP como a R6.
Só imagino que foi feita exclusivamente para esse fim - vídeo.
Eles tem modelo FF de 60MP.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #34 Online: 02 de Agosto de 2020, 13:46:40
Estou lendo o tópico e até agora ninguém falou na resolução.
Fica claro que a câmera é destinada a videomakers e não a fotógrafos.
Mas... 12MP apenas?  :ponder:
Não que seja ruim para fotografar, a D700 está aí para comprovar isso, mas porque essa economia toda?
Processamento?
Poderia ter pelo menos os 20MP como a R6.
Só imagino que foi feita exclusivamente para esse fim - vídeo.
Eles tem modelo FF de 60MP.

Para fotografia existem a A7 III (24MP) e a A7R IV (61MP). Ainda vendem as versões antigas, que também atendem bem aos fotógrafos.  Faz sentido para mim; atendendo segmentos diferentes e específicos de mercado. E o segmento de vídeo só tem crescido. Logo, nada mais lógico que criar um modelo para atender especificamente este mercado. Quem quer apenas fotografar vai de A7III e/ou A7R IV (ou mesmo de A9II).

Lembrando que a A7 IV deve chegar aos mercados no próximo ano...


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #35 Online: 02 de Agosto de 2020, 14:00:17
Eles dizem que isso produz pixels maiores com menor ruído

Como aa equipes de video não usam mais luz continua (em eventos), isso passa a ser útil

Essa é a explicação oficial

Faz sentido. Não sabia que as equipes de vídeo deixaram de usar luz contínua em eventos. Como não faço vídeo e não trabalho na área, não acompanho este mercado.

Usando o exemplo da fotografia de casamentos, sei que nos EUA e na Europa, muitas igrejas proíbem o uso de flash.  Naturalmente, proibiriam outros tipos de iluminação artificial, inclusive para gravação de vídeo.

E também para quem fotografa em condições adversas de iluminação e não quer (ou não pode) usar flash. Como citei acima, existem lugares e situações onde o uso de flash ou outro tipo de iluminação artificial é indesejado ou até mesmo proibido. Sempre vi a A7 S como uma câmera para ser usada neste tipo de situação.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #36 Online: 02 de Agosto de 2020, 14:07:23
Faz sentido. Não sabia que as equipes de vídeo deixaram de usar luz contínua em eventos. Como não faço vídeo e não trabalho na área, não acompanho este mercado.

Diminuiu muito porque o vídeo parou de ser aquele documentário sem cortes.
Hoje se entra clips cada vez mais curtos e com mais produção.
Precisa de tomadas rápidas e variadas.

Porém com a evolução dos leds, tem muita gente com um no kit para situações adversas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #37 Online: 02 de Agosto de 2020, 14:25:26
A Sony sacou que o cliente dela gosta mais de câmera (eletrônica) do que de objetivas (óptica)

E tem explorado muito bem esse nicho  :ok:

No lado completamente oposto, temos o cliente Nikon: Um acervo monstruoso para colecionadores de lentes e poucas opções de câmeras especializadas


A Canon está apostando no cliente de eletrônica que quer tudo-em-1

todas com suas vantagens e limitações

Mesmo assim, tenho visto muitos fotógrafos usando lentes Leica, Vöightlander, Helios, Canon (FD/EF), Nikon e outras "clássicas" em câmeras Sony graças à grande variedade de adaptadores hoje disponíveis, desde os mais baratos, sem nenhuma conexão eletrônica até os mais sofisticados que permitem, por exemplo, usar as lentes Canon EF com todas as funcionalidades (diafragma, autofocus etc.). Isto também ajuda a explicar o sucesso das Sony nos mercados pois até aqueles que valorizam a ótica também foram atendidos com a entrada de outros fabricantes que preencheram as "lacunas" deixadas pela Sony. E todos saíram ganhando :ok:

Nunca gostei da ergonomia das Sony (já pude testar a A7 III) e continuo achando que deveriam ter desenvolvido um "mount" específico para sensores 36x24mm. Porém, reconheço a competência e os méritos da marca, assim como percebo claramente que estão corrigindo os problemas de ergonomia a cada nova geração.  Estou curioso para ver a qualidade das imagens em altos valores de ISO. Aguardando os primeiros reviews da A7S III.
« Última modificação: 02 de Agosto de 2020, 14:35:52 por Fábio Kruschewsky Lemos »


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #38 Online: 02 de Agosto de 2020, 14:33:00
Diminuiu muito porque o vídeo parou de ser aquele documentário sem cortes.
Hoje se entra clips cada vez mais curtos e com mais produção.
Precisa de tomadas rápidas e variadas.

Porém com a evolução dos leds, tem muita gente com um no kit para situações adversas.

Ficou mais próximo do que sempre se fez no cinema, se entendi corretamente, o que explica o aumento da oferta e do uso de aplicativos dedicados à edição de vídeos, tanto para computadores (Windows; Mac OS; Linux etc.) quanto para dispositivos móveis (iOS; Android etc).

Como as tomadas são curtas; nunca fez sentido para mim o barulho que fizeram / fazem na Internet  com o "superaquecimento" de algumas câmeras, sendo a "bola da vez" a EOS R5.

Valeu pela explicação :ok:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #39 Online: 02 de Agosto de 2020, 15:26:53
Ficou mais próximo do que sempre se fez no cinema, se entendi corretamente, o que explica o aumento da oferta e do uso de aplicativos dedicados à edição de vídeos, tanto para computadores (Windows; Mac OS; Linux etc.) quanto para dispositivos móveis (iOS; Android etc).

Como as tomadas são curtas; nunca fez sentido para mim o barulho que fizeram / fazem na Internet  com o "superaquecimento" de algumas câmeras, sendo a "bola da vez" a EOS R5.

Valeu pela explicação :ok:

Você foi no ponto.
Um dos videos de superaquecimento foi uma pessoa que estava fazendo um documentário filmando uma entrevista de 02 horas....
Ou seja, usando martelo com parafuso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #40 Online: 02 de Agosto de 2020, 15:37:07

Aí já é mais outro público.

O público que gosta de adaptações.

Vários recursos eletrônicos são perdidos em várias destas adaptações. (varia)

Desde performance de foco até a perda total do mesmo. (varia)

Desde a perda de alguns modos de exposição, até a perda todal de modos especificos de fotometria. (varia)

Aí é onde todo o gosto pela fantástica eletrônica de uma A9 II, se perde...(por exemplo)

Concordo! Realmente existe um outro público e tal público não é inexpressivo, a julgar pelo que vejo no Flickr; Instagram e blogs especializados no exterior.  Porém existem modelos de adaptadores que permitem foco e exposição automáticos e, até mesmo, a estabilização de imagem (IS) das lentes EF quando utilizadas com as Sony E-Mount.  Podem até não funcionar 100% em todas as situações mas eles estão ai e a oferta deles só tem crescido com o tempo. Tem alguns exemplos no vídeo abaixo (de 2019):


Era este tipo de adaptadores a que estava me referindo no outro post. O fato é que muitos profissionais que utilizavam Canon, migraram para a Sony (antes da Canon lançar a linha R) e, em muitos casos, puderam conservar e utilizar suas lentes EF.

Lembrando que estou falando de mercados (EUA / Canadá; Europa; Ásia / Pacífico etc.) onde tais produtos podem ser encontrados e adquiridos com facilidade.

Link p/o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=LU7YILS61J4
« Última modificação: 02 de Agosto de 2020, 15:38:01 por Fábio Kruschewsky Lemos »


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 02 de Agosto de 2020, 19:32:58

Como as tomadas são curtas; nunca fez sentido para mim o barulho que fizeram / fazem na Internet  com o "superaquecimento" de algumas câmeras, sendo a "bola da vez" a EOS R5.


Eu enxergo da mesma forma.
Até nos vídeos comerciais está se usando muito os takes curtos.
Às vezes há tantos cortes que detalhes são perdidos. Ou não percebidos.
Também achei um exagero essa importância dada ao suposto aquecimento.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #42 Online: 02 de Agosto de 2020, 23:27:41
O problema do aquecimento se deve ao gravar um depoimento (minutos/horas ligado) ou então deixar a câmera ligada no set (nem gravando precisa estar para a R5 super aquecer) até acertar luz, enquadramento etc vai tempo.
Em casamentos uma cerimônia tem 30-40min de duração, mas muito antes disso a câmera já está ligada. Não é por que os takes são curtos que eles são gravados em takes curtos. Pode ter take de 3 segundos que tem 20min de rec....

Sobre a resolução, como já falaram, 12mpx proporciona um pixel maior que tem mais sensibilidade a luz e menos ruído. No vídeo que eu postei, apesar da sony não anunciar, fica evidente um dual gain iso em ISO 16000, a imagina fica limpa de uma maneira que parece bruxaria. Na minha a7III eu uso ou ISO 100 ou ISO 640 que são os ISO base dela.




Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #43 Online: 03 de Agosto de 2020, 11:29:21
O problema do aquecimento se deve ao gravar um depoimento (minutos/horas ligado) ou então deixar a câmera ligada no set (nem gravando precisa estar para a R5 super aquecer) até acertar luz, enquadramento etc vai tempo.
Em casamentos uma cerimônia tem 30-40min de duração, mas muito antes disso a câmera já está ligada. Não é por que os takes são curtos que eles são gravados em takes curtos. Pode ter take de 3 segundos que tem 20min de rec....
É exatamente o que eu dia dizer. Não quer dizer que vocês faz pequenos clipes e junta tudo que você faz filmagens curtas. Vc nunca sabe exatamente o momento que você vai usar. Por mais que no final você entregue de 5 a 10 min finais, o bruto sempre é filmado quase toda a cerimônia/evento. E não se esqueçam, que no caso da Canon, depois que dá o alarme de proteção e desliga, tem-se um tempo de espera e a segunda gravação nunca é longa o suficiente igual à primeira.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #44 Online: 03 de Agosto de 2020, 11:35:18
Estou lendo o tópico e até agora ninguém falou na resolução.
Fica claro que a câmera é destinada a videomakers e não a fotógrafos.
Mas... 12MP apenas?  :ponder:
Não que seja ruim para fotografar, a D700 está aí para comprovar isso, mas porque essa economia toda?
Processamento?
Poderia ter pelo menos os 20MP como a R6.
Só imagino que foi feita exclusivamente para esse fim - vídeo.
Eles tem modelo FF de 60MP.
Além do fator de ter pixels maiores e dar melhor rendimento no ISO, o ponto principal para ser 12 MP é porque esse tamanho é exatamente o tamanho mínimo necessário para ter a resolução (aspecto 16:9) 4K sem qualquer recurso de processamento como line-skipping, pixel binning ou downsampling. Para isso a câmera fazer um crop de 1.1x para ler todo o sensor direto na resolução 4k.
Isso faz com que a qualidade do vídeo seja a melhor possível, menor carga de processamento e evitar problemas como o do overheating, por exemplo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales