Autor Tópico: Dúvida: Antifúngico De Cobre na caixa de lentes, pode?  (Lida 763 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.591
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Online: 29 de Julho de 2020, 19:27:00
Tem um YouTuber gringo com um nome difícil, ele tem um quadro que é “The Angry photographer “ num episódio ele fala que se uma lente foi exposta à umidade é legal deixar ela num saco com moedas de cobre pois o cobre é antifúngico.
Pensando nisso lembrei que tem um produto que é feito com sulfato de cobre, usado para plantas. Gostaria de saber se posso deixar esse produto na caixa de lentes. Tenho medo de ser corrosivo para metais e Contatos eletrônicos. Meu pai deixou uma embalagem com cloro no armário e suas ferramentas ficaram completamente corroídas, vai que com o sulfato é igual.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 29 de Julho de 2020, 19:55:21
Esqueça esse cara, ele é uma farsa.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.591
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #2 Online: 29 de Julho de 2020, 20:07:51
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2020, 00:18:14
Eu não faria isso.
Numa definição simples, o sulfato é um tipo de sal, o que faz do sulfato de cobre uma substância corrosiva. ;)


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #4 Online: 30 de Julho de 2020, 11:35:59
Tem um YouTuber gringo com um nome difícil, ele tem um quadro que é “The Angry photographer “ num episódio ele fala que se uma lente foi exposta à umidade é legal deixar ela num saco com moedas de cobre pois o cobre é antifúngico.
Pensando nisso lembrei que tem um produto que é feito com sulfato de cobre, usado para plantas. Gostaria de saber se posso deixar esse produto na caixa de lentes. Tenho medo de ser corrosivo para metais e Contatos eletrônicos. Meu pai deixou uma embalagem com cloro no armário e suas ferramentas ficaram completamente corroídas, vai que com o sulfato é igual.

Não existe apenas um tipo de fungo. O sulfato de cobre é recomendado para prevenir a formação de "ferrugem" (tipo de fungo) nas plantas. Possui característica higroscópica em uma de suas formas, mas se a sua intenção é de retirar umidade do ambiente, é muito melhor e mais seguro usar anti-mofo do tipo "Secar" ou sílica-gel, que são inertes a grosso modo.
Para evitar fungos, a maneira mais fácil e eficaz é controlar a umidade, temperatura e limpar os equipamentos após o uso.
Na minha opinião, um vídeo desse é só para atrair mais espectadores... :doh:





fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.676
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 30 de Julho de 2020, 13:37:12
Esqueça esse cara, ele é uma farsa.

2x
3x
9999x
esse é youtuber e apenas isso...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 31 de Julho de 2020, 11:34:25
Não faz o menor sentido. Sulfato de cobre age de um jeito bem diferente do que ele pensa.

O melhor é manter a umidade baixa.

Por acaso estava estudando justamente isso, para outra aplicação.
« Última modificação: 31 de Julho de 2020, 11:40:03 por AFShalders »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 31 de Julho de 2020, 11:35:53
Eu deixo os equipamentos na caixa transparente, usando anti-mofo e com o higrômetro para controlar quando preciso trocar.