Autor Tópico: Por qual câmera começar na fotografia profissional ?  (Lida 1187 vezes)

wheresmyguel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Online: 30 de Julho de 2020, 14:55:37
Olá, eu estou pensando em começar na fotografia profissional, e tenho sérias dúvidas por qual câmera começar. Porém, a dúvida que mais paira pela minha cabeça é, o que vale mais a pena, comprar uma top câmera intermediaria cropada (exemplo, a canon T8i ou T7i) ou uma full frame antiga ( exemplo, Canon 6D de primeira geração) ?. ( se tiverem dicas sobre outras marcas agradeço, mencionei somente canon, pois,é a marca que mais tenho conhecimento). Desde ja agradeço pela ajuda  :)


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2020, 15:11:36
Nikon pela D750. Preço ainda é aceitável para o que ela entrega.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 06 de Agosto de 2020, 01:36:40
Cara, qualquer DSLR pode te servir; depende do seu uso. Se você vai fotografar esportes profissionalmente, ou vai fotografar aves no meio do mato, precisará de câmera e lente com selagem. Se seu uso for ensaio externo em bom tempo, estúdio, seu equipamento não vai tomar chuva, ninguém vai derrubar bebida nele, etc, qualquer DSLR APSC da Canon ou Nikon serve. Já uma câmera que precise de selagem é outra história e tudo dependerá do seu orçamento e do seu uso. Eu fotografa corridas de rua com 5D Mark 2 + 24-105; já fotografei eventos com minhas atuais básicas SL2, T2i , e até Sony Nex F3. Tudo depende mesmo sempre: Orçamento e necessidade.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #3 Online: 06 de Agosto de 2020, 08:31:31
Depende do uso como o cheferson falou, como você não mencionou para qual seria o mercado (alimentos/moda/esportes/produtos/eventos/etc) que iria entrar, ficou meio aberto, alguns tipos de fotografia exigem equipamentos mais específicos, outros não, explique o que vai fotografar, aí podemos te ajudar melhor. :ok:


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #4 Online: 06 de Agosto de 2020, 18:20:24
Não pq tenho uma, mas acho a Nikon D7200 um dos melhores custo benefício no momento.  :ok:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #5 Online: 06 de Agosto de 2020, 19:35:58
Não pq tenho uma, mas acho a Nikon D7200 um dos melhores custo benefício no momento.  :ok:

Tirando a D90, acho que essa câmera é o maior acerto da Nikon na linha crop.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Agosto de 2020, 04:56:10
Depende do uso como o cheferson falou, como você não mencionou para qual seria o mercado (alimentos/moda/esportes/produtos/eventos/etc) que iria entrar, ficou meio aberto, alguns tipos de fotografia exigem equipamentos mais específicos, outros não, explique o que vai fotografar, aí podemos te ajudar melhor. :ok:

2x


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 12 de Agosto de 2020, 11:34:08
Para aprender, qualquer linha intermediária como 60D, D7000, D90, 70D vão servir.
Apesar de eu achar que a linha APS-C da Nikon melhor tecnicamente eu iria em Canon pois tem mais oferta de mercado/liquidez, etc... Como você não vai sair ofertando serviço de cara porque tem uma longa curva de aprendizado, qualquer uma desse nicho com uma lente do kit e uma 35 ou 50 1.8 vai servir tranquilamente. Depois você pensa em upgrade.

Agora se o dinheiro estiver sobrando, pode começar brincar com uma 6D clássica com 24-105 ou uma D700 com 24-120 f/4.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #8 Online: 13 de Agosto de 2020, 09:09:51
Primeiro antes de definir a máquina seria interessante definir a área de fotografia que vai atuar. Esporte outdoor? Fotojornalismo? Casamento? Festa infantil? Estúdio still? Shows? Retratos? Ensaio? Etc
Definindo a área fica mais claro os pontos mais críticos que vai enfrentar e aí sim dá para pensar em qual máquina comprar. Qualquer coisa antes disso vira mais um generalismo e aí daqui a pouco tempo você vai precisar trocar a câmera que comprou porque os pontos negativos estão influenciando no resultado do seu trabalho. Então minha dica é primeiro pensar em qual área vai atuar. Com isso definido o próximo passo é ver que tipo de dificuldade vai enfrentar: é baixa luz? Precisa de foco rápido? Muitos fps? Corpo mais resistente? Funções configuráveis?
Só então deve achar uma câmera que ser encaixa, fugindo do risco de comprar a famosa câmera pato: faz tudo mas não é excelente em nada.
Um outro ponto muito importante é que não pode esquecer das lentes! Pensar no seu orçamento e reserve um bom dinheiro para boas lentes. Pensa o seguinte: lente boa vixe só compra uma vez! Tenho uma 70-200 2.8 de 10 anos! Zero manutenção, zero problema, imagem incrível. Então investir em boas lentes a longo prazo é o melhor negócio para quem vai trabalhar com foto, até porque o ritmo de uso intenso acaba detonando as lentes mais simples de forma rápida. Já derrubei uma 17-40L no chão e continuei usando por anos sem problema. Deixa uma 18-55 cair no chão para você ver como eu ela é por dentro... RS.
Claro que a gente toma o maior cuidado com os equipamentos mas as vezes acidentes acontecem. Já tomei banho de cerveja em festa, esguicho de água no carnaval, chuva em show e no autódromo, caí subindo escada,
câmera cheia de poeira nos Andes, etc.... Mas são anos de profissão então acaba acumulando histórias para contar. No início quando fazia bastante infantil e ensaio não tinha problema e é por isso que insisto que o uso do equipamento é fundamental para ajudar na escolha.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 16 de Agosto de 2020, 18:21:29
Primeiro antes de definir a máquina seria interessante definir a área de fotografia que vai atuar. Esporte outdoor? Fotojornalismo? Casamento? Festa infantil? Estúdio still? Shows? Retratos? Ensaio? Etc
Definindo a área fica mais claro os pontos mais críticos que vai enfrentar e aí sim dá para pensar em qual máquina comprar. Qualquer coisa antes disso vira mais um generalismo e aí daqui a pouco tempo você vai precisar trocar a câmera que comprou porque os pontos negativos estão influenciando no resultado do seu trabalho. Então minha dica é primeiro pensar em qual área vai atuar. Com isso definido o próximo passo é ver que tipo de dificuldade vai enfrentar: é baixa luz? Precisa de foco rápido? Muitos fps? Corpo mais resistente? Funções configuráveis?


Apenas para complementar, se vai fazer evento, é importante ter duas unidades de tudo. Seja um aniversariozinho, seja um show do Roberto Carlos, ficar  com cara de bunda no meio do evento porque o equipamento travou é inadmissivel.

Exemplo apenas: Suponha que dinheiro seja uma limitação. Você tem quatro mil pra corpo, dois mil pra lente e mil pro flash.
Em vez de pegar uma 80d + 17-55 2.8 Canon + 600EX canon, pense em uma 70d+60d (ou rebel equivalente), uma lente Sigma e uma 18-55 do kit, e dois flashes YN.
Quem tem dois, tem um. Quem tem um, não tem nenhum.

Terminar um evento com uma camerazinha mais lerda e ruidosa, é melhor que não terminar  :ok: :D


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #10 Online: 16 de Agosto de 2020, 19:12:55
A última vez que o autor do tópico esteve ativo foi em 30 de Julho de 2020, data que criou o tópico, espero que pelo menos offline esteve vendo as respostas.  :(


wheresmyguel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #11 Online: 17 de Agosto de 2020, 00:23:24
Primeiramente me perdoem por causa do sumiço, devido as aulas não pude verificar. Muito obrigado pela ajuda e dicas, meu foco será mais precisamente fotografia de retratos/eventos.
eu fiz uma pesquisa e acho que encontrei a camera ideal para mim, a canon 80d, que eu estou economizando dinheiro e esperando o dolar baixar. mais uma vez muito obrigado pela ajuda