Antigamente ( 1970 por ai ...
) os mapas eram confeccionados após um levantamento aerofotogametrico . Usavamos fotografar a area , com sobreposição de imagens em 40% e 70% . Isso significa que cada foto da camera ( que pesava módicos 96 kg .... com lente e filtro ) cobria 40% da chapa anterior , ou os 70% como falei .
Nao vale ...
... cada negativo tinha 30 x 40 cm ... isso mesmo , 30x40 cm e o filme vinha em um cartucho muito semelhante aos de 135 mm .... nao me lembro a quantidade de chapas , mas usavamos cerca de 4 em cada levantamento . A camera tinha motor drive incorporado , e os detalhes ds lente ja me esqueci ....
Depois de revelados e copiados , as chapas eram montadas sobrepostas , em uma mesa com rodas , era uma mesa de cercs de 3 x 5 metros .
Terminada a montagem , aquela mesa ficava em pe e era levada para a sals da camera , onde era fotografada .
Feitas as chapas , eram entao em cima dessas que o mapa era conferido , e depois impresso .
Hoje em dia , nao tenho a menor ideia como estejam sendo feitos .
A altura do voo determinava a escala do mapa a ser confeccionado .