Autor Tópico: Fixa desfoca mais que zoom?  (Lida 2035 vezes)

lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Online: 01 de Agosto de 2020, 22:13:02
Aí uma coisa que não sabia. Retirado do Canon College

Será que eles se referem a qualidade do desfoque, intensidade ou porque elas não tem a mesma abertura das fixas?



https://college.canon.com.br/dicas/perfeitas-para-retratos-conheca-as-lentes-50mm-e-85mm-56
« Última modificação: 01 de Agosto de 2020, 22:15:31 por lindoerle »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #1 Online: 01 de Agosto de 2020, 22:58:03
Aí uma coisa que não sabia. Retirado do Canon College

Será que eles se referem a qualidade do desfoque, intensidade ou porque elas não tem a mesma abertura das fixas?



https://college.canon.com.br/dicas/perfeitas-para-retratos-conheca-as-lentes-50mm-e-85mm-56
Cara... Eu não entendo de física. Mas não faz sentido isso...
2 lentes na mesma DF e --->>> mesma abertura, terão a mesma "quantidade" de desfoque...
O que pode mudar pela constituição da lente aí ser o tipo do desfoque... Sei lá.

Enviado pelo Tapatalk - talvez por isso, com erro de português.



Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #2 Online: 01 de Agosto de 2020, 23:54:13
Acho que o que eles quiseram dizer é que zooms geralmente tem aberturas menores, que geram menos desfoque, pois a construção delas é mais focada na distância variável e fica inviável fazer lentes com essa característica e aberturas grandes.
Pensa nas zooms da Canon dessas distâncias focais... 24-70 f2.8 e 70-200 f2.8, enquanto nos exemplos eles mostram a 50mm f1.8 e 85mm f1.8.

A RF 28-70 f2 foi a primeira zoom da Canon que se compara com essas lentes fixas em termos de abertura, e olha o tamanho do monstrinho e você vê porque não é muito viável ir por essa rota.


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #3 Online: 01 de Agosto de 2020, 23:59:59
Eu também fiquei sem entender quando li e resolvi perguntar pra vocês que só tem fera aqui no fórum.

Vou esperar alguém fazer os testes rsrs


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #4 Online: 02 de Agosto de 2020, 00:13:31
O corretor me sacaneou ali... O tipo do desfoque pode mudar. Sei que o número de lâminas da iris faz isso. E acho que a quantidade de elementos (lentes zoom tem mais) também pode.

Enviado pelo Tapatalk - talvez por isso, com erro de português.



lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #5 Online: 02 de Agosto de 2020, 01:06:04
O corretor me sacaneou ali... O tipo do desfoque pode mudar. Sei que o número de lâminas da iris faz isso. E acho que a quantidade de elementos (lentes zoom tem mais) também pode.

Enviado pelo Tapatalk - talvez por isso, com erro de português.

Poisé.. que a qualidade do desfoque muda isso sabemos. Mas o texto da a entender que aumenta a intensidade.. deu a entender que desfoca mais.


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #6 Online: 02 de Agosto de 2020, 19:38:25
Vc vê as 2 imagens e percebe não uma mudança do tipo "desfoca mais ou menos", mas a mudança da aparência do desfoque em função da distância da lente. O desfoque é o mesmo sempre que a profundidade de campo permanece a mesma.
Se compararmos 2 lentes, uma fixa e uma zoom, que abrangem a mesma profundidade focal nas diferentes aberturas o desfoque será o mesmo, podendo mudar, sim, a qualidade do desfoque.
Uma característica interessante a ressaltar é que lentes zoom aproximam os planos da profundidade de campo.
As 2 fotos referências deste artigo mostram isto claramente.
Basta usar algumas linhas do fundo como referência e comparar as 2 fotos e perceber que os planos de fundo que se estendem além da área de foco não coincidem em ambas as imagens.
Quando se tem planos aproximados em função da caracteristica de uma lente zoom comparado com uma lente fixa, muda-se a percepção da zona em desfoque.
Não é necessariamente maior ou menor desfoque, eles são os mesmos observando-se as profundidades iguais qdo existentes.
O que muda é a qualidade de desfoque e com isso a percepção visual do mesmo.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 02 de Agosto de 2020, 19:45:54
"nível" de desfoque pode ser interpretado tanto como "quantidade" ou como "qualidade". Acho que aí eles quiseram dizer qualidade mesmo. Mas ainda assim não tá totalmente certo, tem muitas fixas com desfoque "ruim" e muitas zooms com desfoque "bom". Eu particularmente prefiro o desfoque de uma 70-200/2.8 L do que de uma 50/1.8.

De uma forma ou de outra, comeram bola.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #8 Online: 02 de Agosto de 2020, 21:02:29
A verdade é que nem eles sabem o que quiseram dizer


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #9 Online: 02 de Agosto de 2020, 21:44:59
Vc vê as 2 imagens e percebe não uma mudança do tipo "desfoca mais ou menos", mas a mudança da aparência do desfoque em função da distância da lente. O desfoque é o mesmo sempre que a profundidade de campo permanece a mesma.
Se compararmos 2 lentes, uma fixa e uma zoom, que abrangem a mesma profundidade focal nas diferentes aberturas o desfoque será o mesmo, podendo mudar, sim, a qualidade do desfoque.
Uma característica interessante a ressaltar é que lentes zoom aproximam os planos da profundidade de campo.
As 2 fotos referências deste artigo mostram isto claramente.
Basta usar algumas linhas do fundo como referência e comparar as 2 fotos e perceber que os planos de fundo que se estendem além da área de foco não coincidem em ambas as imagens.
Quando se tem planos aproximados em função da caracteristica de uma lente zoom comparado com uma lente fixa, muda-se a percepção da zona em desfoque.
Não é necessariamente maior ou menor desfoque, eles são os mesmos observando-se as profundidades iguais qdo existentes.
O que muda é a qualidade de desfoque e com isso a percepção visual do mesmo.

Essas duas imagens não são comparação entre zoom e fixa. É uma 85mm e outra 50mm
« Última modificação: 02 de Agosto de 2020, 21:45:23 por lindoerle »


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #10 Online: 02 de Agosto de 2020, 22:00:57
Eu sei, eu vi.
Isso independe porque as distâncias focais são diferentes e neste ponto que meu comentário se baseia, o exemplo de zoom se dá porque ao fazer testes, uma mesma lente pode ser usada para ter diferentes resultados sem a necessidade de substituição.
Quanto maior esta DF maior a aproximação dos planos.
E o titulo do seu post é a relação dos desfoque entre lente fixa e lente zoom.


Essas duas imagens não são comparação entre zoom e fixa. É uma 85mm e outra 50mm


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 02 de Agosto de 2020, 22:12:28
A verdade é que nem eles sabem o que quiseram dizer

 :hysterical:

Qualquer conversa derivada daquele frase não faz o menor sentido.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #12 Online: 02 de Agosto de 2020, 23:51:43
Não. Na mesma distância e diafragma, uma fixa e uma zoom desfocam igual.

Fixa vai desfocar mais pq geralmente são mais claras.
E nesse teste aí os caras mudaram a distância da lente-> objeto, o que muda o desfoque.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 03 de Agosto de 2020, 03:24:57
   Algumas zoom possuem um dof mais homogeneo, com menos curvatura. A brincadeira fica mais cara. Eu nao tenho nada disso.

   No entanto, tem o fato também de que algumas zooms mudam um pouco a distancia focal quando focamos.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2020, 03:33:31 por Leonardo Tonin »